Sicredi Planalto das Águas PR/SP


9 de Novembro de 2021

Websérie ensina educação financeira a partir de conceitos propostos por Benjamin Franklin

Projeto integra conjunto de ações realizadas pela Sicredi Planalto das Águas PR/SP durante a Semana ENEF. Episódios estão disponíveis tanto para capacitação dos colaboradores quanto para comunidade e contam com participação de convidados como o monge Saty

Notícias | Educação Financeira

Com expressões famosas como “Tempo é dinheiro”, Benjamin Franklin inspirou gerações, incluindo gestores e empreendedores. Agora, alguns conceitos do intelectual, físico e filósofo norte-americano guiam a websérie de educação financeira disponibilizada pela Sicredi Planalto das Águas PR/SP durante a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF).

O projeto “Conversa Franca: mudança de hábitos para uma vida mais próspera" faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela instituição financeira cooperativa para promover conhecimento sobre finanças nas comunidades onde atua. Ao todo, são seis episódios baseados em conceitos como autodisciplina, produtividade, ação, organização, relacionamentos, economia.

Para a pesquisadora em neuroeducação e curadora do projeto, Michele Muller, as ideias difundidas por Benjamin Franklin permitem diferentes reflexões sobre como as pessoas lidam com o dinheiro e o planejamento financeiro. “Muita gente não sabe, mas repete os aforismos do pensador, como ‘A dedicação é a mãe da sorte’. Ao longo da websérie, trazemos algumas dessas expressões justamente por serem frases curtas e repletas de sabedoria. Franklin é um dos personagens mais marcantes da história porque traz observações sobre comportamento humano por meio de pensamentos, histórias e atitudes. E, apesar do avanço tecnológico, mudança nas leis e nos costumes ao longo dos séculos, a natureza humana é a mesma”, explica.

A websérie foi produzida com o objetivo de transmitir conteúdos além dos conceitos básicos de educação financeira, conectando o tema com as virtudes. O projeto atende a todos os públicos, como os colaboradores da Sicredi Planalto das Águas PR/SP que atuam como voluntários nas oficinas de educação financeira, lideranças, associados e a comunidade. O conteúdo também está em formato de podcast e disponível na página do projeto no Youtube para a comunidade. Os episódios são apresentados pela jornalista Thays Beleze e cada um tem a participação de um convidado especial, como o idealizador do Congresso Internacional de Felicidade, Gustavo Arns; a especialista em Educação Financeira, Mari Ferreira (do perfil @tostao_furado); o palestrante e consultor financeiro Erasmo Vieira; o monge Satyan?tha; além do professor, mentor e escritor José Nascimento; do consultor de carreira Emílio Castro Paiva; e do economista José Pio Martins.

“Como instituição financeira cooperativa, temos trabalhado com o objetivo de difundir conceitos de educação financeira para todos os públicos. Com esse propósito, contamos com a participação ativa de colaboradores voluntários que promovem a troca de conhecimento durante as oficinas de educação financeira que abrimos para a comunidade. Por isso, sempre buscamos maneiras de motivar e qualificar esse colaborador tão atuante na comunidade. Somado a isso, os conteúdos da websérie ficam disponíveis para quem quiser pensar sobre educação de um jeito diferente, a partir de virtudes e conceitos filosóficos”, analisa o Presidente da cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Fabio Paterlini.

Em 2021, a Sicredi Planalto das Águas PR/SP prevê a realização de 17 oficinas de educação financeira com a participação de 22 voluntários. Nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, o Sicredi conta com apoio de mais de 1,5 mil colaboradores para mais de 1,4 mil ações previstas pelo programa "Cooperação na Ponta do Lápis”.

Ver todos os posts
 
Notícias relacionadas
Baixe o Aplicativo e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, reclamações e cancelamentos

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003

Abra sua conta