Com expressões famosas como “Tempo é dinheiro”, Benjamin Franklin inspirou gerações, incluindo gestores e empreendedores. Agora, alguns conceitos do intelectual, físico e filósofo norte-americano guiam a websérie de educação financeira disponibilizada pela Sicredi Planalto das Águas PR/SP durante a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF).

O projeto “Conversa Franca: mudança de hábitos para uma vida mais próspera" faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela instituição financeira cooperativa para promover conhecimento sobre finanças nas comunidades onde atua. Ao todo, são seis episódios baseados em conceitos como autodisciplina, produtividade, ação, organização, relacionamentos, economia.

Para a pesquisadora em neuroeducação e curadora do projeto, Michele Muller, as ideias difundidas por Benjamin Franklin permitem diferentes reflexões sobre como as pessoas lidam com o dinheiro e o planejamento financeiro. “Muita gente não sabe, mas repete os aforismos do pensador, como ‘A dedicação é a mãe da sorte’. Ao longo da websérie, trazemos algumas dessas expressões justamente por serem frases curtas e repletas de sabedoria. Franklin é um dos personagens mais marcantes da história porque traz observações sobre comportamento humano por meio de pensamentos, histórias e atitudes. E, apesar do avanço tecnológico, mudança nas leis e nos costumes ao longo dos séculos, a natureza humana é a mesma”, explica.

A websérie foi produzida com o objetivo de transmitir conteúdos além dos conceitos básicos de educação financeira, conectando o tema com as virtudes. O projeto atende a todos os públicos, como os colaboradores da Sicredi Planalto das Águas PR/SP que atuam como voluntários nas oficinas de educação financeira, lideranças, associados e a comunidade. O conteúdo também está em formato de podcast e disponível na página do projeto no Youtube para a comunidade. Os episódios são apresentados pela jornalista Thays Beleze e cada um tem a participação de um convidado especial, como o idealizador do Congresso Internacional de Felicidade, Gustavo Arns; a especialista em Educação Financeira, Mari Ferreira (do perfil @tostao_furado); o palestrante e consultor financeiro Erasmo Vieira; o monge Satyan?tha; além do professor, mentor e escritor José Nascimento; do consultor de carreira Emílio Castro Paiva; e do economista José Pio Martins.

“Como instituição financeira cooperativa, temos trabalhado com o objetivo de difundir conceitos de educação financeira para todos os públicos. Com esse propósito, contamos com a participação ativa de colaboradores voluntários que promovem a troca de conhecimento durante as oficinas de educação financeira que abrimos para a comunidade. Por isso, sempre buscamos maneiras de motivar e qualificar esse colaborador tão atuante na comunidade. Somado a isso, os conteúdos da websérie ficam disponíveis para quem quiser pensar sobre educação de um jeito diferente, a partir de virtudes e conceitos filosóficos”, analisa o Presidente da cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Fabio Paterlini.

Em 2021, a Sicredi Planalto das Águas PR/SP prevê a realização de 17 oficinas de educação financeira com a participação de 22 voluntários. Nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, o Sicredi conta com apoio de mais de 1,5 mil colaboradores para mais de 1,4 mil ações previstas pelo programa "Cooperação na Ponta do Lápis”.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Planalto das Águas PR/SP

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!