Desenvolvimento do Cooperativismo

Juntos, podemos transformar as nossas regiões

Fundo Filantrópico

A gente acredita que com a força da nossa união, podemos fazer a diferença na vida das pessoas, na nossa comunidade e no mundo. Se você faz parte de uma instituição jurídica sem fins lucrativos, que é associada a Sicredi Integração RS/MG, basta enviar seu projeto para avaliação e contribuir com uma sociedade mais justa e consciente. Juntos, podemos transformar a vida de muitas pessoas. Inscrições a partir de maio/2022. Mais informações em breve!

Programa A União Faz a Vida

O Programa A União faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Nossa cooperativa realiza o programa nos municípios de Lajeado, Travesseiro, Progresso, Mato Leitão e Santa Clara do Sul no RS em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e assessoria pedagógica da Univates.

Cooperativas Escolares

As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados por meio de uma proposta pedagógica que incentive a prática da cooperação. O objetivo é ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo. Em 2019 foram fundadas em Lajeado/RS, quatro cooperativas escolares, são elas: Cooegal - Fundada na EMEF Guido Lermen, Cooperviena - Fundada na EMEF Nova Viena, Coopvida - Fundada na EMEF Vida e SJ Cooper - Fundada na EMEF São João.

Educação Financeira

Nossa cooperativa realiza o projeto de educação financeira em escolas dos municípios da nossa área de atuação. Desde 2018 realizamos em parceria com a Secretaria de Educação do município de Travesseiro/RS atividades relacionadas ao tema. O projeto trabalha com alunos das turmas do 3º, 4º e 9º anos, todas do ensino fundamental, atualmente duas escolas são parceiras no desenvolvimento das atividades (EMEF Pedro Pretto e E.E.E.M Monsenhor Seger). Além do envolvimento dos alunos, contamos com a participação dos professores e dos pais dos alunos e juntos aprendemos a realizar sonhos.