Política de Privacidade
Nossa Política de Privacidade enfatiza o nosso compromisso e respeito em relação à segurança e privacidade das informações dos nossos usuários.
A nova Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD (Lei 13.709/2018)
Para o pleno exercício de suas atividades, o Sicredi — diretamente ou através de seus representantes, colaboradores ou fornecedores — precisa realizar inúmeras operações de tratamento de dados pessoais. O Sicredi está comprometido a assegurar que essas operações de tratamento de dados estejam alinhadas às melhores práticas de mercado e às exigências legais.
Assim, com o objetivo de sinalizar esse compromisso institucional com o direito fundamental à privacidade e sua materialização no direito à proteção de dados pessoais, considerando a entrada em vigor da Lei no 13.709/18 (Lei Geral de Proteção de Dados, "LGPD"), o Sicredi apresenta, abaixo, sua "Política de Privacidade - Privacy Statement" ("Statement").
Essa Política busca demonstrar, de modo claro, fácil e transparente:
Quais tipos de dados pessoais o Sicredi trata em suas atividades?
O tratamento de seus dados pessoais pode ser essencial para o exercício das atividades do Sicredi, como para permitir a sua navegação nesse website, viabilizar a aquisição de produtos e/ou a prestação de serviços contratados por você, aprimorar a experiência no Shopping Sicredi (“Marketplace”) e manter o relacionamento com você.
Para se associar à nossa Cooperativa, por exemplo, você necessariamente terá de compartilhar alguns dados conosco. As operações financeiras, como aplicações, transferências e quaisquer outras realizadas pelos associados via Sicredi Internet são reconhecidas desde já, cada qual, como um Ato Cooperativo e estarão vinculadas às disposições legais que regulam o cooperativismo, ao Regimento Interno do Sicredi, ao estatuto social da Cooperativa de Crédito do associado e às deliberações das assembleias e do conselho de administração desta – aos quais você livre e espontaneamente adere no momento da associação.
Confira, abaixo, alguns exemplos de dados pessoais que podem ser coletados diretamente pelo Sicredi junto a você para finalidades específicas:
Para saber mais sobre cookies, confira a Política específica em https://www.sicredi.com.br/site/politica-de-privacidade/politica-cookies/.
Adicionalmente, veja, abaixo, alguns exemplos de informações coletadas em outras fontes:
O Sicredi tratará os seus dados pessoais de modo seguro e responsável, inclusive de seus dados financeiros (saques, depósitos, aportes, pagamentos, recebimentos, transferências de recursos, operações no mercado de câmbio) e comportamentais (per l de consumo e crédito que permitem a diferenciação entre transações normais e suspeitas) obtidos no escopo de sua associação/contratação, de acordo com a LGPD, a Lei do Sigilo Bancário (Lei Complementar n.º 105/2001) e o Código de Defesa do Consumidor (Lei n.º 8.078/1990).
O Sicredi trata dados pessoais sensíveis?
Um dado pessoal sensível é aquele que revela informações sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural. Em determinadas situações, o Sicredi necessitará tratar dados pessoais sensíveis para finalidades legítimas, como, por exemplo:
O Sicredi trata dados pessoais de crianças e/ou adolescentes?
O Sicredi trata dados pessoais de menores de idade que, por meio de seu(s) pai(s) ou representante(s) legal(is), cadastrem-se, associem-se e/ou contratem produtos ou serviços do Sicredi, tais como o SicredInvest Criança. Em todos os casos, o tratamento de dados pessoais é realizado no melhor interesse da criança e/ou do adolescente, de acordo com as hipóteses legais da lei.
Os dados pessoais coletados de menores de 12 (doze) anos de idade são aqueles estritamente necessários ao cadastro e/ou à relação contratual celebrada com a instituição, tais como aqueles mencionados na seção acima: dados básicos de identificação (nome, idade, nome do pai ou do representante legal, gênero, data e local de nascimento), detalhes de contato (e-mail, número de telefone, endereço), documentos de identificação pessoal (certidão de nascimento, número de RG, CPF, passaporte), dentre outros dados necessários aos processos operacionais e estratégicos envolvidos a partir do processo de associação, abertura de conta e/ou contratação de produto ou serviço. Em regra, crianças não participam de pesquisas conduzidas pelo Sicredi.
Os dados pessoais coletados de maiores de 12 (doze) anos de idade, mas menores de 18 (dezoito) anos de idade, podem incluir, também, informações profissionais (currículo, experiências profissionais, histórico acadêmico) de adolescentes que se candidatem às nossas vagas de Jovem Aprendiz.
Quais são os fundamentos para o tratamento de seus dados pessoais?
Qualquer tratamento de dados realizado pelo Sicredi estará baseado em pelo menos um fundamento legal e se dará de forma adequada com a finalidade da sua coleta e de acordo com os princípios da boa-fé, finalidade, adequação, necessidade, livre acesso, qualidade de dados, segurança, prevenção, não discriminação e, é claro, transparência.
O tratamento de seus dados pessoais ocorrerá especialmente (i) para cumprimento de obrigações legais ou regulatórias; (ii) para exercício regular de direitos em processos ou contratos; (iii) quando necessários para execução de contrato firmado com você ou para os procedimentos necessários para a sua celebração; (iv) para proteção de crédito; ou (v) para atender a interesses legítimos do Sicredi, de seus parceiros ou terceiros. Em outros casos, o tratamento de dados pessoais será condicionado ao seu consentimento.
Como tratamos os seus dados pessoais e para quais finalidades?
O tratamento de seus dados pessoais poderá atender às seguintes finalidades:
O Sicredi, como instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil, tem o dever de garantir que as operações financeiras que ocorram em seu domínio sejam seguras e livre de vícios. Para tanto, é importante assegurar a identificação e qualificação de nossos clientes através de consultas a bancos de dados de caráter público e privado, de acordo com a legislação vigente. Informações sobre operações que envolvam recursos provenientes de qualquer prática criminosa serão devidamente comunicadas às autoridades competentes, sem configuração da quebra de sigilo bancário e/ou de violação à LGPD.
Com quem podemos compartilhar os seus dados?
O compartilhamento de seus dados pessoais ocorrerá excepcionalmente, no escopo das atividades listadas acima, como para fins de: (i) cumprimento de leis e/ou regulações de órgãos reguladores, como o Banco Central do Brasil; (ii) fornecimento de produtos contratados por você, como seguros ofertados em parceria com seguradoras; (iii) prestação de serviços que o beneficiem, respeitada a sua legítima expectativa; (iv) colaboração com autoridades competentes, de acordo com a legislação vigente; ou (v) cumprimento de ordens, proteção de interesses e exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral. Isso significa que o compartilhamento de seus dados poderá ser feito com entidades públicas e autoridades competentes, assim como empresas e instituições parceiras, tal como fornecedores de tecnologia da informação que dão suporte aos nossos sistemas - os quais igualmente se submetem a compromissos e normas de proteção de dados. Um bom exemplo disso é o compartilhamento de seus dados com a bandeira de seu cartão, desta forma viabilizando que você colha os benefícios disto, como descontos em lojas e pagamento a prazo.
Em atendimento à Resolução Conjunta n.º 06/2023 do Banco Central do Brasil e do Conselho Monetário Nacional, dados e informações sobre indícios de ocorrências ou tentativas de fraudes serão compartilhados com outras instituições financeiras, instituições de pagamento e demais autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, com a finalidade de subsidiar procedimentos e controles para prevenção de fraudes no âmbito do Sistema Financeiro Nacional. Ao iniciar ou manter um relacionamento com o Sicredi, os associados ficam cientes da operação e reconhecem que tal compartilhamento de dados não constitui quebra de sigilo bancário ou violação à LGPD.
O que é proteção de crédito?
Nós, no Sicredi, lidamos com riscos financeiros, e, para suportá-los, devemos estar preparados e adotar alguns mecanismos legais. No Brasil, existem bancos de dados de proteção ao crédito, como SPC - Brasil e Serasa, que fornecem as informações necessárias para que nós possamos iniciar e estreitar nossa relação negocial, seja para empréstimo, ou abertura de conta corrente, por exemplo.
O Sicredi poderá ainda comunicar aos gestores dos bancos de proteção ao crédito o eventual descumprimento de qualquer obrigação sua ou o atraso de pagamento, bem como fornecer aos gestores do Cadastro Positivo, autorizados a funcionar no Banco do Brasil, seus dados financeiros e de pagamento relativos a operações de crédito e obrigações de pagamento adimplidas ou em andamento.
Por quanto tempo ficamos em posse de seus dados?
Nós manteremos os seus dados, pelo menos, pelo tempo que você possuir vínculo conosco. Após o encerramento deste período inicial de retenção, nós manteremos os seus dados apenas pelos prazos que forem necessários para cumprir obrigações regulatórias e a legislação vigente. Nestes casos, mesmo se você desejar excluir seus dados pessoais, poderemos conservá-los por exigência legal ou regulatória.
Que precauções foram implementadas para proteger os seus dados?
Adotamos medidas de segurança para o tratamento de todos os dados pessoais coletados, sobretudo os dados pessoais sensíveis, como mecanismos de criptografia de ponta a ponta. Essas providências, técnicas e organizacionais, foram implementadas para prevenir o acesso não autorizado e situações acidentais ou ilícitas de perda, destruição, alteração, comunicação ou difusão de seus dados pessoais.
Avaliamos periodicamente os procedimentos de segurança adotados, a fim de garantir a privacidade das informações. As informações coletadas via Site Corporativo do Sicredi são armazenadas no Sistema de Informações do Sicredi, que conta com mecanismos para garantir a integridade, disponibilidade e confidencialidade de seus dados, que são manipulados somente por pessoas autorizadas e para fins preestabelecidos pelo Sicredi, de acordo com padrões rígidos de segurança. Além disso, as informações não são fornecidas ou divulgadas a terceiros, exceto nos casos descritos nesta Política de Privacidade. É importante ressaltar que o Sicredi não envia e-mails sem a sua autorização ou legítima expectativa em recebê-los. No Site Corporativo do Sicredi, o usuário pode conhecer o histórico da instituição, os produtos e serviços oferecidos, bem como obter informações gerais, sem precisar fornecer nenhum dado pessoal.
Saiba mais como cuidar e proteger as suas informações com o link para https://www.sicredi.com.br/site/seguranca/.
Pode ocorrer transferência internacional de dados pessoais?
Excepcionalmente, os seus dados pessoais poderão ser enviados para localidade fora do Brasil, a depender do tipo de relação entre você e o Sicredi. Por exemplo, numa operação de câmbio com o exterior. Quando isso ocorrer, a transferência ocorrerá em observância das bases legais e dos requisitos estabelecidos na legislação aplicável, em observância à privacidade e proteção de seus dados.
Quais são os seus direitos como titular desses dados?
O Sicredi garantirá a você, titular de dados pessoais, o exercício gratuito e facilitado dos direitos previstos na lei aplicável, dentre eles:
As solicitações serão submetidas a uma prévia avaliação da sua identidade e da viabilidade do atendimento, no formato solicitado, a fim de proteger o segredo comercial e/ou cumprir com eventuais obrigações que impeçam o completo acolhimento das requisições.
Alguns desses direitos ainda precisam ser detalhados e regulamentados pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) para que possam ser adequadamente atendidos pelo Sicredi.
Alterações da Política
Como a privacidade e a proteção de dados é um tema dinâmico, poderemos modificar a presente Política a qualquer momento.
Estamos sempre buscando melhorar nossos Produtos e Serviços, de modo que esta Política de Privacidade pode passar por atualizações para refletir as melhorias realizadas. Desta forma, recomendamos a visita periódica desta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações efetivadas.
Contato do Encarregado do Tratamento de Dados Pessoais do Centro Administrativo Sicredi (CAS)
Para mais informações sobre o tratamento dos seus dados pessoais ou sobre termos deste Statement, envie e-mail para o nosso Encarregado do tratamento de dados pessoais (DPO) do Centro Administrativo Sicredi (CAS): encarregado_cas@sicredi.com.br.
Se você tiver dúvidas ou quiser se comunicar com o Sicredi a respeito das informações presentes nesta Política, contate o Encarregado responsável pela sua cooperativa acessando a lista abaixo.