Investimentos

WhatsApp

Análises do Mercado Financeiro

Acompanhe aqui as principais análises dos nossos especialistas sobre o mercado financeiro.

Destaques do dia

Brasil
 

1. Segundo a FGV, o índice geral de preços de mercado (IGP_M) recuou 0,49% na segunda prévia de fevereiro, ante alta de 0,33% em janeiro.
Entre as desagregações, houve recuo de 0,84% no IPA-M e de 0,14% no INCC-M, mas alta de 0,48% no IPC-M.







Mundo


1. Na China, o Banco Central (PBoC) reduziu a taxa de juros de referência para empréstimos (LPR) de 5 anos de 4,2% para 3,95% ao ano.
Já a taxa de 1 ano foi mantida em 3,45%. A redução foi vista como um estímulo ao setor imobiliário do país.






2. Nesta manhã, as bolsas asiáticas encerraram mistas, à medida que investidores receberam sem entusiasmo a última decisão de juros do banco central da China, conhecido como PBoC.
As bolsas europeias operam mistas e as de NY recuam. Petróleo cai.

Resenha Financeira

Última atualização: 20/02/2024, referente a 19/02/2024.

 

Mundo

Nos EUA, as bolsas se encontraram fechadas para um feriado. Na Europa, as bolsas fecharam mistas, com ganhos em Londres por avanços nos papéis de indústrias farmacêuticas, perdas de 0,15% em Frankfurt e estabilidade em Paris após perspectivas trazidas pelo ministro das Finanças de crescimento mais lento do que era antes esperado. Dessa forma, a bolsa de Londres fechou em alta de 0,22%, enquanto a de Paris se manteve estável. Na Ásia, as bolsas fecharam sem vetor único, com as chinesas em avanço no retorno do longo feriado de Ano Novo Lunar, reagindo a dados animadores do turismo doméstico. O banco central chinês (PBoC), deixou a taxa de sua linha de empréstimo de médio prazo (MLF) de um ano inalterada em 2,5% no fim de semana. O Xangai subiu 1,56%, o Kospi avançou 1,07% em Seul, com ajuda de ações de tecnologia e do setor imobiliário, e o Nikkei teve queda marginal de 0,04%.


Brasil

Por aqui, os ativos domésticos encerraram com viés positivo, o qual foi contido pela redução da liquidez nos mercados locais diante da ausência de Wall Street, em feriado. O Ibovespa encerrou o dia em avanço de 0,24%, com os ganhos do setor financeiro superando as perdas da Vale, em dia de queda de preços do minério e ruídos sobre a troca do CEO. A expectativa de uma redução das taxas de referência pelo banco chinês (PBoC) ajudou a reduzir as perdas nos papéis da empresa ao fim do pregão. Também ajudou a valorizar o real, influenciado também pela leitura mais alta que o esperado do IBC-Br de dezembro e de 2023. O índice de atividade avançou 1,36% na comparação interanual, bem acima da mediana de expectativas, de 0,55%, estimulando a revisão altista para o PIB do ano. No câmbio, o dólar teve queda de 0,19% frente ao real, cotado a R$ 4,96/US$.
 

Relatórios Econômicos e de Investimentos

Outros relatórios

Fevereiro/2024

Confira as principais informações que impactaram o mercado financeiro no último mês, com as análises detalhadas da nossa equipe especializada em investimentos e análise macroeconômica, além das sugestões de alocações de carteiras, com foco em RPPS.