Investimentos

Investimentos

Análises do Mercado Financeiro

Acompanhe aqui as principais análises dos nossos especialistas sobre o mercado financeiro

Destaques do dia

 

BRASIL

1. Segundo o Banco Central (BC) a atividade econômica, observada pelo Índice de Atividade (IBC-BR), apresentou a segunda alta consecutiva de 0,6% no mês de julho ante a junho, na série com ajuste sazonal.

O resultado, apesar da elevação, apresentou uma desaceleração em relação a do mês anterior de 0,92%. Porém, ficou acima da mediana das previsões do mercado de 0,4%.

MUNDO

1. No Reino Unido, a ONS divulgou o avanço do índice de preços ao consumidor, para 3,2% em agosto em relação ao mesmo mês de 2020. O núcleo da CPI, que exclui os voláteis preços de alimento e energia, apresentou alta de 3,1% no mesmo período.

As leituras vieram acima da mediana de projeções que previam alta de 2,9% em ambos os dados.

2. Na Zona do Euro, segundo a Eurostat, a produção industrial avançou 1,5% em julho ante junho, segundo dados com ajustes sazonais.

Em relação a comparação anual, a produção industrial cresceu significativamente, em 7,7%. Resultados vieram acima das previsões do mercado, que projetavam alta de 0,6% e 6%, respectivamente.

3. Na China, o Escritório Nacional de Estatísticas divulgou dados das vendas no varejo em agosto, que avançou 2,5%, na comparação anual.

Resultado apresenta forte desaceleração ante os 8,5% em mesma base de julho.

4. Nesta manhã, bolsas da Ásia fecharam em queda, após dados fracos da China reforçarem preocupações sobre a recuperação da economia global.

Bolsas da Europa operam em baixa e futuros de NY operam em modesta alta. Petróleo sobe.

Resenha Financeira

Última atualização: 15/09/2021

Ásia: investidores à espera de novos dados de inflação dos EUA, somado a queda do setor imobiliário chinês, levaram bolsas do continente a fecharem mistas. No radar dos investidores estava o resultado do CPI, já que este indica quando o Fed pode começar ou não a retirar estímulos monetários. Além disso, a Evergrande, gigante imobiliária chinesa, prevê uma significativa queda nas vendas de imóveis em setembro, mês que geralmente é positivo. Neste quadro, na China Continental, o índice Xangai recuou 1,42%, e o Shenzhen cedeu 0,48%. Por outro lado, o índice japonês Nikkei obteve ganhos de 0,73%, e o sul-coreano Kospi avançou 0,67%.

Europa: com divulgação do CPI americano, índices do velho continente fecham sem direção única. Apesar de analistas destacarem a desaceleração, diante do resultado abaixo do esperado da CPI dos EUA, o dado não alterou a expectativa do Federal Reserve. Neste cenário, o índice pan-europeu Stoxx 600 registrou leve queda de 0,01%. Localmente, o DAX, em Frankfurt, cresceu 0,14%, porém o FTSE 100, em Londres, recuou 0,49%, diante de baixas do setor minerador, e o índice CAC 40, em Paris teve baixa de 0,36%.

EUA: resultado da inflação nos Estados Unidos, em conjunto com perdas da Apple, fizeram bolsas de Nova York ampliarem suas quedas. Leitura do CPI americano ficou abaixo do esperado, no entanto a avaliação feita por especialistas é de que a inflação desacelerou, gerando alívio no Fed, e reduzindo chances do tapering ter início esse ano. Além disso, os papéis da Apple caíram, em meio à divulgação de novos produtos, que desagradaram investidores, pressionando índices acionários para o negativo. Neste cenário, o Dow Jones caiu  0,84%, e o S&P 500 recuou 0,57%. Em relação aos juros dos Treasuries, o T-note de 10 anos caiu a 1,284%. Sobre o dólar, o índice DXY registrou queda de 0,06%

Brasil: o exterior negativo impactou o Ibovespa a fechar em baixa. Em evento, apesar do tom de continuidade dos estímulos adotado por Roberto Campos Neto, o presidente do Banco Central, o discurso ficou em segundo plano diante da piora no exterior com as baixas nos EUA. Assim o Ibovespa cedeu 0,19%. Em relação aos juros, nos vencimentos mais curtos, com perspectivas de Selic subir 1 ponto porcentual na semana que vem, fizeram a curva declinar.  No câmbio, o dólar à vista valorizou 0,65%, chegando a R$ 5,26.

Podcast Análise do Dia

Um podcast do Sicredi com a análise do dia do mercado financeiro.

Ouça agora
Nota Econômica Semanal

Acompanhe as análises dos principais acontecimentos da semana.

Panorama de Investimentos

Material elaborado pela nossa equipe de especialistas em conjunto com análise econômica e asset, apresentando as principais informações do mercado financeiro, nossos produtos e sugestões de alocações de carteiras.

Relatórios Econômicos e de Investimentos

Setembro/2021

Panorama de Investimentos – RPPS

Setembro/2021

Resumo Econômico Mensal

Baixe o Aplicativo e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, reclamações e cancelamentos

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003

Abra sua conta