Segurança

Saiba como cuidar e proteger as suas informações

Exemplos de golpes

Saiba como se prevenir e entenda como podem ocorrer.

Confira nossas dicas para transações mais seguras

Internet Banking e Mobile Banking

O módulo de segurança é um aplicativo instalado nos computadores para utilização do Internet Banking que tem por objetivo aumentar a proteção contra vírus e demais programas maliciosos. Este dispositivo não afeta a operação normal do computador, sua instalação é simples e deve ser realizada em todos os computadores que você utiliza para acesso ao Internet Banking.

Este dispositivo é um recurso adicional de segurança, com ótimo nível de assertividade. Porém não exime o usuário do uso de ferramentas de proteção (antivírus etc.), de cuidados com o recebimento de e-mails e com sua senha. Na tela de login do Internet Banking existe um selo indicativo da instalação ou não do módulo. 

É o seu segundo fator de autenticação. É utilizado somente para confirmar uma transação em nosso site ou no nosso app. Em algumas situações também é solicitado para confirmar uma compra online com seu cartão de crédito. Nossos dispositivos de segurança são:  

QRCode: o QrCode é o dispositivo com maior nível de segurança, seu uso é exclusivo no canal Internet Banking. As transações são autenticadas pela leitura do QR Code através da câmera do celular. O cadastro de adesão pode ser feito diretamente na agência. 

Mobile Token: Mobile Token é um dispositivo de segurança gerado no Mobile Banking, é utilizado para autenticar transações realizadas pelo Mobile Banking e Internet Banking. Possui maior nível de segurança e maior praticidade quando utilizado no Mobile Banking. A ativação desse dispositivo de segurança é realizada através do Mobile Banking clicando em Segurança, a partir de um código de ativação gerado no Internet Banking ou diretamente na agência. 

Token: o Token é um dispositivo físico que gera uma nova senha, dinâmica e aleatória, para transacionar nos canais, Internet Banking e Mobile Banking. A ativação desse dispositivo de segurança é realizada diretamente na agência. 

Assinatura Eletrônica: é uma senha estática utilizada para efetuar transações financeiras nos canais Internet Banking e Mobile Banking. Destacamos que seu uso é pessoal e intransferível, em hipótese alguma deve ser revelada a outras pessoas, pois permite efetuar operações em seu nome.  

Senha de acesso: além dos dispositivos de segurança temos também a senha de acesso, que é uma senha estática utilizada exclusivamente para acesso ao Internet Banking e Mobile Banking.

Pensando na sua segurança e de sua empresa, para a realização das transações de DOC e TED para outra titularidade, é obrigatório o cadastramento dos favorecidos no Sicredi Internet Empresa.

  • Para quem possui o dispositivo QrCode, o cadastramento é feito através do próprio Internet Banking.
  • Para outros dispositivos, após o cadastramento, você deve levar a solicitação para aprovação do cadastro na sua agência.

Veja aqui o passo a passo de como realizar o cadastro. 

Cartão de débito/crédito

  • Mantenha seu cartão em local seguro; não deixe seu cartão em lugares de fácil acesso, como no porta-luvas do carro ou na gaveta do escritório;  
  • Ao realizar compras e/ou pagamentos, sempre que possível passe você mesmo o seu cartão no equipamento leitor, evitando entregá-lo a funcionários do estabelecimento. Se o seu cartão tiver a tecnologia contactless, use-o por aproximação, pois o cartão está sempre em sua posse. Caso contrário, acompanhe e preste atenção nas ações do atendente com seu cartão;
  • Solicite sempre a via do comprovante de venda, caso não utilize o serviço de receber as informações por SMS, e confira na hora os valores e condições de pagamento. No caso das informações não estarem de acordo com a sua compra, solicite o estorno imediato da transação;  
  • No caso de substituição do cartão, destrua o anterior, inutilizando a tarja magnética, o chip, a numeração e o local da assinatura; 
  • Não empreste o seu cartão a terceiros, mesmo que sejam parentes, amigos ou pessoas de confiança;  
  • Somente forneça os dados de seu cartão e/ou dados pessoais após certificar-se da origem e da idoneidade do solicitante.  
  • Preferencialmente faça suas compras em estabelecimentos e sites conhecidos.  

Orientações em caso de perda, roubo ou extravio do cartão:  

No Brasil:  

O titular deve comunicar imediatamente o fato através do Sicredi Total Fone:
Capitais e regiões metropolitanas: 3003 4770* - Demais regiões: 0800 724 4770 (*custo de uma ligação local).

Em casos de roubo, você deverá localizar a Delegacia de Polícia mais próxima e realizar o Registro da Ocorrência Policial.

No Exterior: 

Cartões VISA: Para comunicar perda ou furto utilize o Visa Global Customer Assistance Services (GCAS). Através desse serviço, você liga de qualquer parte do planeta, gratuitamente, e é atendido no idioma de sua preferência:

Sicredi Visa Platinum, Gold e Classic: EUA e Canadá: 1 800 396 9665 - Outros Países, solicite ligação a cobrar: 1 303 967 1098

Sicredi Visa Electron: EUA e Canadá: 1 800 847 2911 - Outros Países, solicite ligação a cobrar: 1 303 967 1096. 

Cartões Mastercard: EUA: 1-800-627-8372; outros países, solicite ligação a cobrar: 1-636-722-7111.

Segurança digital

Diariamente, surgem na internet diversos e-mails falsos com objetivo de capturar informações dos usuários (como senhas, números de cartões, código de segurança e etc). Além de roubar informações sigilosas, os e-mails falsos também podem instalar aplicativos maliciosos em computadores ou dispositivos móveis utilizado pelo usuário. Confira algumas dicas para utilização segura do serviço de e-mail:  

  • O Sicredi não envia e-mails solicitando dados do associado, ex: dados cadastrais, senhas de acesso, foto do cartão e etc. 
  • Caso receba alguma mensagem eletrônica suspeita relacionada ao Sicredi, entre em contato através do SAC Sicredi.
  • Sempre configure uma senha de acesso ao dispositivo (biometria, senha pessoal, código sequencial, etc.)  
  • Configure seu dispositivo para bloquear automaticamente após determinado tempo sem uso.  
  • Instale uma solução de antivírus sempre que possível.
  • Mantenha o sistema operacional (Windows, Android, iOS, etc.) e os demais aplicativos atualizados. 
  • Instale somente aplicativos disponibilizados por fontes confiáveis como Apple Store e Google Play. 
  • Não utilize dispositivos de terceiros ou desconhecidos para acessar sites de Internet Banking, para realizar compras com cartão ou acessar sites que exigem informar usuário e senha. 
  • O Sicredi não envia mensagens (SMS ou Aplicativos de mensageria) ou realiza ligações solicitando senhas de acesso, foto do cartão, Token de acesso, código de identificação ou atualizações. 
  • Sua senha é pessoal e intransferível. Utilize uma senha segura e não revele a outras pessoas, nem mesmo para um colaborador do Sicredi. 
  • Quando estiver digitando sua senha, verifique se não há alguém observando sua digitação. 
  • Memorize sua senha, não a anote junto com seu cartão, em bolsas/carteiras ou dentro de documentos.  
  • Não utilize a mesma senha da sua conta bancária em outros sites, cadastros, redes sociais ou e-mails. 
  • Instale um software de antivírus e mantenha-o sempre atualizado. 
  • Acesse a sua conta somente através do endereço www.sicredi.com.br.
  • Não utilize computadores públicos para acessar a sua conta bancária. 
  • Não utilize redes de internet desconhecidas para acessar a sua conta, como de aeroportos, escolas, restaurantes ou praças.
Autoatendimento

  • Antes de entrar em salas de autoatendimento verifique se não há pessoas suspeitas por perto. 
  • Ao utilizar os caixas eletrônicos, posicione-se de maneira a encobrir o teclado com o próprio corpo. 
  • Nunca forneça sua senha para outra pessoa. 
  • Antes de sair do autoatendimento após um saque guarde o dinheiro em local seguro. 
  • Problema com seu cartão, use o seu telefone para contato coma a central de atendimento. 
  • Se precisar de ajuda, verifique se os funcionários estão devidamente identificados. 
  • Não ceda, não empreste e não deixe ninguém pegar o seu cartão. 
  • Não use caixas eletrônicos que apresentem sinais de vandalismo.

Cuidados na saída da agência 

  • Verifique se ao sair alguém não lhe segue. 
  • Olhe para todos os lados. 
  • Evite ao máximo efetuar saques de alto valor.  

Uso de caixas eletrônicos

  • Fique atento a qualquer dispositivo ou comportamento estranho ao utilizar um terminal de autoatendimento. Em caso de dúvidas, procure um funcionário da agência ou ligue para o contato divulgado no caixa eletrônico;
  • Redobre a atenção em horários de menor fluxo de pessoas no local.

Segurança da Informação e Segurança Cibernética

A Política de Segurança da Informação e Segurança Cibernética estabelece diretrizes, regras, e controles em todos os níveis e entidades do Sicredi, incluindo o gerenciamento dos riscos de segurança da informação e segurança cibernética. Seu escopo abrange o direcionamento estratégico para assegurar a proteção efetiva das informações do Sicredi.
 
Diretrizes:

  • Manutenção dos riscos de segurança da informação e segurança cibernética em níveis aceitáveis, com a utilização de controles adequados e efetivos, frente aos custos, tecnologia e objetivos de negócio;
  • Proteção adequada das informações e dos ativos de informação do Sicredi contra acessos indevidos ou não autorizados;
  • Disseminação da cultura de segurança da informação e segurança cibernética;
  • Apoio da alta administração na gestão efetiva de segurança da informação e segurança cibernética;
  • Destinação das informações somente às finalidades devidamente aprovadas pelo Sicredi;
  • Consonância com os princípios estabelecidos no Código de Conduta do Sicredi;
  • Conformidade com normas internas e externas, leis e regulamentações vigentes;
  • Observância das diretrizes, objetivos e controles de segurança da informação e segurança cibernética do Sicredi por parte dos colaboradores e usuários.

 
Regras e Controles:

  • Gestão de riscos segurança da informação e segurança cibernética;
  • Classificação dos dados e informações;
  • Prevenção da exploração de vulnerabilidades técnicas nos sistemas e ativos de infraestrutura de TI;
  • Proteção adequada das informações transmitidas, armazenadas ou processadas em meios eletrônicos, dentro do ambiente corporativo do Sicredi, ambientes de computação em nuvem ou ambientes de terceiros contratados pelo Sicredi;
  • Comunicação, registro e tratamento adequado de incidentes de segurança da informação e segurança cibernética;
  • Aquisição e desenvolvimento seguro de sistemas de informação.

 
Gerenciamento dos Riscos:

  • Compatível com o modelo de negócio, com a natureza das operações e com a complexidade dos produtos, serviços, atividades e processos;
  • Adequado ao porte, perfil de riscos e à importância sistêmica do Sicredi;
  • Proporcional à sensibilidade dos dados e das informações sob responsabilidade do Sicredi.
Baixe o App e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, elogios e reclamações

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003

Abra sua conta