Segurança

Saiba como cuidar e proteger os seus dados

Fique atento aos golpes e às fraudes online

Fique atento aos golpes por SMS

Desconfie caso receba um SMS informando que contratou um empréstimo ou fez uma transação de pagamento (por cartão ou Pix) pedindo para ligar para uma Central 0800. Na dúvida, verifique direto com seu gerente ou por meio dos nossos canais oficiais.

Exemplos de golpes

Confira dicas de como se prevenir e entenda como esses golpes podem ocorrer. Em caso de dúvidas, entre em contato pelos nossos canais oficiais de atendimento.

Cartilha de Segurança Digital

Baixe agora mesmo a cartilha que preparamos e confira dicas rápidas de segurança para o seu dia a dia.

Confira nossas dicas para transações mais seguras

Internet Banking e Mobile Banking

O módulo de segurança é um aplicativo instalado nos computadores para utilização do Internet Banking que tem por objetivo aumentar a proteção contra vírus e demais programas maliciosos. Este dispositivo não afeta a operação normal do computador, sua instalação é simples e deve ser realizada em todos os computadores que você utiliza para acesso ao Internet Banking.

Este dispositivo é um recurso adicional de segurança, com ótimo nível de assertividade. Porém não exime o usuário do uso de ferramentas de proteção (antivírus etc.), de cuidados com o recebimento de e-mails e com sua senha. Na tela de login do Internet Banking existe um selo indicativo da instalação ou não do módulo. 

É o seu segundo fator de autenticação. É utilizado somente para confirmar uma transação em nosso site ou no nosso app. Em algumas situações também é solicitado para confirmar uma compra online com seu cartão de crédito. Nossos dispositivos de segurança são:  

QRCode: o QrCode é o dispositivo com maior nível de segurança, seu uso é exclusivo no canal Internet Banking. As transações são autenticadas pela leitura do QR Code através da câmera do celular. O cadastro de adesão pode ser feito diretamente na agência. 

Mobile Token: Mobile Token é um dispositivo de segurança gerado no Mobile Banking, é utilizado para autenticar transações realizadas pelo Mobile Banking e Internet Banking. Possui maior nível de segurança e maior praticidade quando utilizado no Mobile Banking. A ativação desse dispositivo de segurança é realizada através do Mobile Banking clicando em Segurança, a partir de um código de ativação gerado no Internet Banking ou diretamente na agência. 

Token: o Token é um dispositivo físico que gera uma nova senha, dinâmica e aleatória, para transacionar nos canais, Internet Banking e Mobile Banking. A ativação desse dispositivo de segurança é realizada diretamente na agência. 

Assinatura Eletrônica: é uma senha estática utilizada para efetuar transações financeiras nos canais Internet Banking e Mobile Banking. Destacamos que seu uso é pessoal e intransferível, em hipótese alguma deve ser revelada a outras pessoas, pois permite efetuar operações em seu nome.  

Senha de acesso: além dos dispositivos de segurança temos também a senha de acesso, que é uma senha estática utilizada exclusivamente para acesso ao Internet Banking e Mobile Banking.

Pensando na sua segurança e de sua empresa, para a realização das transações de DOC e TED para outra titularidade, é obrigatório o cadastramento dos favorecidos no Sicredi Internet Empresa.

  • Para quem possui o dispositivo QrCode, o cadastramento é feito através do próprio Internet Banking.
  • Para outros dispositivos, após o cadastramento, você deve levar a solicitação para aprovação do cadastro na sua agência.

Veja aqui o passo a passo de como realizar o cadastro. 

Cartão de débito/crédito

  • Mantenha seu cartão em local seguro; não deixe seu cartão em lugares de fácil acesso, como no porta-luvas do carro ou na gaveta do escritório;  
  • Ao realizar compras e/ou pagamentos, sempre que possível passe você mesmo o seu cartão no equipamento leitor, evitando entregá-lo a funcionários do estabelecimento. Se o seu cartão tiver a tecnologia contactless, use-o por aproximação, pois o cartão está sempre em sua posse. Caso contrário, acompanhe e preste atenção nas ações do atendente com seu cartão;
  • Solicite sempre a via do comprovante de venda, caso não utilize o serviço de receber as informações por SMS, e confira na hora os valores e condições de pagamento. No caso das informações não estarem de acordo com a sua compra, solicite o estorno imediato da transação;  
  • No caso de substituição do cartão, destrua o anterior, inutilizando a tarja magnética, o chip, a numeração e o local da assinatura; 
  • Não empreste o seu cartão a terceiros, mesmo que sejam parentes, amigos ou pessoas de confiança;  
  • Somente forneça os dados de seu cartão e/ou dados pessoais após certificar-se da origem e da idoneidade do solicitante.  
  • Preferencialmente faça suas compras em estabelecimentos e sites conhecidos.  

Orientações em caso de perda, roubo ou extravio do cartão:  

No Brasil:  

O titular deve comunicar imediatamente o fato através do Sicredi Total Fone:
Capitais e regiões metropolitanas: 3003 4770* - Demais regiões: 0800 724 4770 (*custo de uma ligação local).

Em casos de roubo, você deverá localizar a Delegacia de Polícia mais próxima e realizar o Registro da Ocorrência Policial.

No Exterior: 

Cartões VISA: Para comunicar perda ou furto utilize o Visa Global Customer Assistance Services (GCAS). Através desse serviço, você liga de qualquer parte do planeta, gratuitamente, e é atendido no idioma de sua preferência:

Sicredi Visa Platinum, Gold e Classic: EUA e Canadá: 1 800 396 9665 - Outros Países, solicite ligação a cobrar: 1 303 967 1098

Sicredi Visa Electron: EUA e Canadá: 1 800 847 2911 - Outros Países, solicite ligação a cobrar: 1 303 967 1096. 

Cartões Mastercard: EUA: 1-800-627-8372; outros países, solicite ligação a cobrar: 1-636-722-7111.

Segurança digital

Diariamente, surgem na internet diversos e-mails falsos com objetivo de capturar informações dos usuários (como senhas, números de cartões, código de segurança e etc). Além de roubar informações sigilosas, os e-mails falsos também podem instalar aplicativos maliciosos em computadores ou dispositivos móveis utilizado pelo usuário. Confira algumas dicas para utilização segura do serviço de e-mail:  

  • O Sicredi não envia e-mails solicitando dados do associado, ex: dados cadastrais, senhas de acesso, foto do cartão e etc. 
  • Caso receba alguma mensagem eletrônica suspeita relacionada ao Sicredi, entre em contato através do SAC Sicredi.
  • Sempre configure uma senha de acesso ao dispositivo (biometria, senha pessoal, código sequencial, etc.)  
  • Configure seu dispositivo para bloquear automaticamente após determinado tempo sem uso.  
  • Instale uma solução de antivírus sempre que possível.
  • Mantenha o sistema operacional (Windows, Android, iOS, etc.) e os demais aplicativos atualizados. 
  • Instale somente aplicativos disponibilizados por fontes confiáveis como Apple Store e Google Play. 
  • Não utilize dispositivos de terceiros ou desconhecidos para acessar sites de Internet Banking, para realizar compras com cartão ou acessar sites que exigem informar usuário e senha. 
  • O Sicredi não envia mensagens (SMS ou Aplicativos de mensageria) ou realiza ligações solicitando senhas de acesso, foto do cartão, Token de acesso, código de identificação ou atualizações. 
  • Sua senha é pessoal e intransferível. Utilize uma senha segura e não revele a outras pessoas, nem mesmo para um colaborador do Sicredi. 
  • Quando estiver digitando sua senha, verifique se não há alguém observando sua digitação. 
  • Memorize sua senha, não a anote junto com seu cartão, em bolsas/carteiras ou dentro de documentos.  
  • Não utilize a mesma senha da sua conta bancária em outros sites, cadastros, redes sociais ou e-mails. 
  • Instale um software de antivírus e mantenha-o sempre atualizado. 
  • Acesse a sua conta somente através do endereço www.sicredi.com.br.
  • Não utilize computadores públicos para acessar a sua conta bancária. 
  • Não utilize redes de internet desconhecidas para acessar a sua conta, como de aeroportos, escolas, restaurantes ou praças.
Autoatendimento

  • Antes de entrar em salas de autoatendimento verifique se não há pessoas suspeitas por perto. 
  • Ao utilizar os caixas eletrônicos, posicione-se de maneira a encobrir o teclado com o próprio corpo. 
  • Nunca forneça sua senha para outra pessoa. 
  • Antes de sair do autoatendimento após um saque guarde o dinheiro em local seguro. 
  • Problema com seu cartão, use o seu telefone para contato coma a central de atendimento. 
  • Se precisar de ajuda, verifique se os funcionários estão devidamente identificados. 
  • Não ceda, não empreste e não deixe ninguém pegar o seu cartão. 
  • Não use caixas eletrônicos que apresentem sinais de vandalismo.

Cuidados na saída da agência 

  • Verifique se ao sair alguém não lhe segue. 
  • Olhe para todos os lados. 
  • Evite ao máximo efetuar saques de alto valor.  

Uso de caixas eletrônicos

  • Fique atento a qualquer dispositivo ou comportamento estranho ao utilizar um terminal de autoatendimento. Em caso de dúvidas, procure um funcionário da agência ou ligue para o contato divulgado no caixa eletrônico;
  • Redobre a atenção em horários de menor fluxo de pessoas no local.

Segurança da Informação e Segurança Cibernética

 

A Política de Segurança da Informação e Segurança Cibernética estabelece diretrizes, regras, e controles em todos os níveis e entidades do Sicredi, incluindo o gerenciamento dos riscos de segurança da informação e segurança cibernética. Seu escopo abrange o direcionamento estratégico para assegurar a proteção efetiva das informações do Sicredi.
 
Diretrizes:

  • Manutenção dos riscos de segurança da informação e segurança cibernética em níveis aceitáveis, com a utilização de controles adequados e efetivos, frente aos custos, tecnologia e objetivos de negócio;
  • Proteção adequada das informações e dos ativos de informação do Sicredi contra acessos indevidos ou não autorizados;
  • Disseminação da cultura de segurança da informação e segurança cibernética;
  • Apoio da alta administração na gestão efetiva de segurança da informação e segurança cibernética;
  • Destinação das informações somente às finalidades devidamente aprovadas pelo Sicredi;
  • Consonância com os princípios estabelecidos no Código de Conduta do Sicredi;
  • Conformidade com normas internas e externas, leis e regulamentações vigentes;
  • Observância das diretrizes, objetivos e controles de segurança da informação e segurança cibernética do Sicredi por parte dos colaboradores e usuários.

 
Regras e Controles:

  • Gestão de riscos segurança da informação e segurança cibernética;
  • Classificação dos dados e informações;
  • Prevenção da exploração de vulnerabilidades técnicas nos sistemas e ativos de infraestrutura de TI;
  • Proteção adequada das informações transmitidas, armazenadas ou processadas em meios eletrônicos, dentro do ambiente corporativo do Sicredi, ambientes de computação em nuvem ou ambientes de terceiros contratados pelo Sicredi;
  • Comunicação, registro e tratamento adequado de incidentes de segurança da informação e segurança cibernética;
  • Aquisição e desenvolvimento seguro de sistemas de informação.

 
Gerenciamento dos Riscos:

  • Compatível com o modelo de negócio, com a natureza das operações e com a complexidade dos produtos, serviços, atividades e processos;
  • Adequado ao porte, perfil de riscos e à importância sistêmica do Sicredi;
  • Proporcional à sensibilidade dos dados e das informações sob responsabilidade do Sicredi.