Segurança
Fique atento aos golpes e às fraudes online
Fique atento aos golpes por SMS
Desconfie caso receba um SMS informando que contratou um empréstimo ou fez uma transação de pagamento (por cartão ou Pix) pedindo para ligar para uma Central 0800. Na dúvida, verifique direto com seu gerente ou por meio dos nossos canais oficiais.
Confira dicas de como se prevenir e entenda como esses golpes podem ocorrer. Em caso de dúvidas, entre em contato pelos nossos canais oficiais de atendimento.
Cartilha de Segurança Digital
Baixe agora mesmo a cartilha que preparamos e confira dicas rápidas de segurança para o seu dia a dia.
O módulo de segurança é um aplicativo instalado nos computadores para utilização do Internet Banking que tem por objetivo aumentar a proteção contra vírus e demais programas maliciosos. Este dispositivo não afeta a operação normal do computador, sua instalação é simples e deve ser realizada em todos os computadores que você utiliza para acesso ao Internet Banking.
Este dispositivo é um recurso adicional de segurança, com ótimo nível de assertividade. Porém não exime o usuário do uso de ferramentas de proteção (antivírus etc.), de cuidados com o recebimento de e-mails e com sua senha. Na tela de login do Internet Banking existe um selo indicativo da instalação ou não do módulo.
É o seu segundo fator de autenticação. É utilizado somente para confirmar uma transação em nosso site ou no nosso app. Em algumas situações também é solicitado para confirmar uma compra online com seu cartão de crédito. Nossos dispositivos de segurança são:
QRCode: o QrCode é o dispositivo com maior nível de segurança, seu uso é exclusivo no canal Internet Banking. As transações são autenticadas pela leitura do QR Code através da câmera do celular. O cadastro de adesão pode ser feito diretamente na agência.
Mobile Token: Mobile Token é um dispositivo de segurança gerado no Mobile Banking, é utilizado para autenticar transações realizadas pelo Mobile Banking e Internet Banking. Possui maior nível de segurança e maior praticidade quando utilizado no Mobile Banking. A ativação desse dispositivo de segurança é realizada através do Mobile Banking clicando em Segurança, a partir de um código de ativação gerado no Internet Banking ou diretamente na agência.
Token: o Token é um dispositivo físico que gera uma nova senha, dinâmica e aleatória, para transacionar nos canais, Internet Banking e Mobile Banking. A ativação desse dispositivo de segurança é realizada diretamente na agência.
Assinatura Eletrônica: é uma senha estática utilizada para efetuar transações financeiras nos canais Internet Banking e Mobile Banking. Destacamos que seu uso é pessoal e intransferível, em hipótese alguma deve ser revelada a outras pessoas, pois permite efetuar operações em seu nome.
Senha de acesso: além dos dispositivos de segurança temos também a senha de acesso, que é uma senha estática utilizada exclusivamente para acesso ao Internet Banking e Mobile Banking.
Pensando na sua segurança e de sua empresa, para a realização das transações de DOC e TED para outra titularidade, é obrigatório o cadastramento dos favorecidos no Sicredi Internet Empresa.
Veja aqui o passo a passo de como realizar o cadastro.
Orientações em caso de perda, roubo ou extravio do cartão:
No Brasil:
O titular deve comunicar imediatamente o fato através do Sicredi Total Fone:
Capitais e regiões metropolitanas: 3003 4770* - Demais regiões: 0800 724 4770 (*custo de uma ligação local).
Em casos de roubo, você deverá localizar a Delegacia de Polícia mais próxima e realizar o Registro da Ocorrência Policial.
No Exterior:
Cartões VISA: Para comunicar perda ou furto utilize o Visa Global Customer Assistance Services (GCAS). Através desse serviço, você liga de qualquer parte do planeta, gratuitamente, e é atendido no idioma de sua preferência:
Sicredi Visa Platinum, Gold e Classic: EUA e Canadá: 1 800 396 9665 - Outros Países, solicite ligação a cobrar: 1 303 967 1098
Sicredi Visa Electron: EUA e Canadá: 1 800 847 2911 - Outros Países, solicite ligação a cobrar: 1 303 967 1096.
Cartões Mastercard: EUA: 1-800-627-8372; outros países, solicite ligação a cobrar: 1-636-722-7111.
Diariamente, surgem na internet diversos e-mails falsos com objetivo de capturar informações dos usuários (como senhas, números de cartões, código de segurança e etc). Além de roubar informações sigilosas, os e-mails falsos também podem instalar aplicativos maliciosos em computadores ou dispositivos móveis utilizado pelo usuário. Confira algumas dicas para utilização segura do serviço de e-mail:
Cuidados na saída da agência
Uso de caixas eletrônicos
A Política de Segurança da Informação e Segurança Cibernética estabelece diretrizes, regras, e controles em todos os níveis e entidades do Sicredi, incluindo o gerenciamento dos riscos de segurança da informação e segurança cibernética. Seu escopo abrange o direcionamento estratégico para assegurar a proteção efetiva das informações do Sicredi.
Diretrizes:
Regras e Controles:
Gerenciamento dos Riscos: