Cadastro Positivo


Cadastro Positivo

Cadastro Positivo

São muitos benefícios para você e sua empresa. Confira.

O Cadastro Positivo é um banco de dados único que contém o histórico de pagamentos de Pessoas Físicas e Jurídicas referentes a financiamentos, cartões de crédito, consórcio, empréstimos, serviços de obrigações continuadas (luz, água, telefone, condomínio e outras) para permitir que você tenha acesso às melhores oportunidades de financiamentos e créditos.

Cadastro Positivo:
para ampliar e democratizar o crédito

Conheça os benefícios em se cadastrar

Saiba mais

Como Funciona:

As instituições financeiras devem fornecer os dados financeiros e de pagamentos, relativos a operações de crédito e obrigações de pagamentos já pagas ou em andamento de PF e PJ:  empréstimos, financiamentos, cartões, rotativos e consórcios, valor contratado e prazo pactuado da operação, datas, valores e pagamentos de parcelas, valor utilizado do cheque especial.

Os Gestores de Banco de Dados são os responsáveis por coletar, armazenar e analisar os dados enviados pelas instituições; elaborar a nota ou pontuação do crédito; e gerir o acesso de terceiros aos dados armazenados.

Para o consumidor, o histórico de crédito do Cadastro Positivo é disponibilizado a qualquer momento pelos Gestores de Bancos de Dados de forma gratuita. Para as instituições, a disponibilização do histórico de crédito pelos Gestores de Bancos de Dados é realizada mediante prévia autorização do consumidor na instituição que ele quer permitir o acesso.

As informações disponibilizadas no Cadastro Positivo somente poderão ser utilizadas para a realização de análise de crédito do consumidor ou subsidiar a concessão ou extensão de crédito e a realização de venda a prazo ou outras transações comerciais.

O Cadastro Positivo pode conter informações de pagamento tanto em dia como em atraso, sendo que não gera apontamentos restritivos ou "negativação" de um CPF ou CNPJ, e nem tem o objetivo de causar prejuízos ao consumidor. A proposta é registrar seus os hábitos de pagamento, para uma avaliação mais completa e individualizada do consumidor, possibilitando condições melhores nas negociações de crédito de suas compras ou produtos bancários.

Participação

A partir da Lei Complementar 166 de julho/2019 o associado não precisa mais autorizar sua inclusão no Cadastro Positivo, a inclusão é compulsória, ou seja, sem a necessidade de consentimento do consumidor.

Para visualização das suas informações de Histórico de Crédito nos Gestores de Banco de Dados deve ser realizado o cadastramento do consumidor junto aos Gestores registrados pelo Banco Central do Brasil:

Boa Vista SCPC

QUOD – Gestora de Inteligência de Crédito

Serasa

SPC Brasil

A partir deste cadastramento o consumidor estará apto em consultar seu histórico de crédito no Cadastro Positivo.

Atualização e Correção das Informações

A atualização das informações que constam no Cadastro Positivo acontece no mínimo a cada 10 dias, mantendo visível um histórico dos últimos 13 meses. Este período de atualização depende ainda dos Gestores de Banco de Dados, pois a atualização nos sites é de responsabilidade de cada Gestor.

O consumidor cadastrado pode solicitar a qualquer Gestor de Banco de Dados a correção de qualquer informação referente a ele que tenha sido erroneamente cadastrada no banco de dados. Essa solicitação pode ser feita pelos canais disponibilizados por cada Gestor de Banco de Dados e deverá ser respondida em até dez dias a partir da data de solicitação.

O Direito do Consumidor diante do Cadastro Positivo

A proposta de Cadastro Positivo atende a todos os requisitos do Código de Defesa do Consumidor. A decisão sobre participar ou não cabe ao consumidor, que, a qualquer momento, pode solicitar o cancelamento do seu cadastro. Ou seja, não se trata de dar acesso aos dados do consumidor sem que ele assim o deseje, apenas de facilitar o fluxo das informações, que sempre poderão ser acessadas, corrigidas e canceladas por solicitação do consumidor. O Cadastro Positivo deve ser encarado como um direito do consumidor, uma garantia de que, para propiciar uma melhor avaliação de crédito, os seus dados positivos também serão considerados, e não apenas os negativos. Ele permite que as empresas que concedem crédito, que hoje no Brasil só enxergam as informações negativas, possam ter acesso à pontuação de crédito, considerando todo o histórico de pagamentos e dos compromissos financeiros assumidos pelos consumidores.

Cancelamento de Participação do Cadastro Positivo

Caso o associado queira sair deste processo, deve procurar um dos Gestores de Banco de Dados. Todo cancelamento e ou Reabertura da autorização de participação do Cadastro Positivo deve ser feito através de um dos Gestores de Banco de Dados registrados pelo Banco Central do Brasil.

Boa Vista SCPC

QUOD – Gestora de Inteligência de Crédito

Serasa

SPC Brasil

Pense bem antes de solicitar a exclusão do Cadastro Positivo, pois o banco de dados não receberá qualquer informação sobre ele e, dessa forma, as empresas que concedem credito terão acesso a menos informações, verificando apenas os dados negativos, por exemplo. Em consequência, pode aumentar a probabilidade de recusa de crédito por essa empresa, podendo até ofertar maiores taxas de juros, já que ela não terá informações suficientes para análise completa do risco financeiro desse consumidor, pois tem acesso apenas as informações de inadimplência.

Mais Informações sobre o Cadastro Positivo

Nos sites dos Gestores de Banco de Dados é possível encontrar mais informações sobre o Cadastro Positivo, bem como, no site do Banco Central e órgão oficiais.

Boa Vista SCPC

QUOD – Gestora de Inteligência de Crédito

Serasa

SPC Brasil

Associação Nacional de Bureaus de Crédito

Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI)

BACEN

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