Nossa estratégia de Sustentabilidade

 

A estratégia de sustentabilidade nos ajuda a cumprir com a nossa missão, visão e valores, provendo direcionadores estratégicos que contribuem e orientam na prática o desenvolvimento sustentável do nosso negócio. Os direcionadores de sustentabilidade norteiam a nossa estratégia de desenvolvimento sustentável e nos auxiliam a colocar a nossa missão em prática. São eles: Relacionamento e CooperativismoSoluções ResponsáveisDesenvolvimento Local.

Os direcionadores são divididos em temas focais, que compõem a nossa materialidade e são considerados os pontos mais relevantes para as nossas partes interessadas, possuindo impactos no nosso negócio. São esses direcionadores que orientam a elaboração de projetos, iniciativas e planos de ação para a evolução da sustentabilidade no Sistema.

Direcionadores de sustentabilidade

Temas focais de Relacionamento e Cooperativismo

Fomentar a cultura cooperativa entre os colaboradores, associados e comunidade, reforçando nosso diferencial democrático, colaborativo e transparente do nosso modelo de atuação. Reforçar também nossos valores, como o interesse pela comunidade, o foco na melhoria da qualidade de vida dos associados e comunidades, agregando valor, gerando renda e promovendo um ambiente de desenvolvimento, educação e negócios, nas localidades onde estamos presentes. Ampliar o entendimento dos colaboradores e associados sobre como a sustentabilidade afeta o
nosso negócio e a tomada de decisão, aproveitando as oportunidades e melhor gerindo os nossos riscos.

Ampliar a participação dos associados nas assembleias e na tomada de decisão, fortalecendo o sentimento de pertencimento, reforçando o diferencial democrático, colaborativo e transparente do nosso modelo de gestão, fortalecendo os vínculos de confiança e reciprocidade e garantindo a perenidade do nosso negócio.

Direcionar nossa atuação sempre respeitando a individualidade dos associados, promovendo relações horizontais, duradouras e fortalecendo os valores do cooperativismo, como a igualdade e a equidade. Promover uma governança inclusiva e diversa, bem como um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, com pluralidade de pensamento, colaboração e inovação.

Ícone ver mais
Temas focais de Soluções Responsáveis

Incentivar atitudes conscientes em relação ao dinheiro, oferecendo orientação e aconselhamento para que os nossos associados, colaboradores e comunidades possam fazer escolhas ponderadas, alinhadas ao seu bem-estar, com autonomia, independência e planejamento.

Identificar oportunidades de criação e aprimoramento das nossas soluções, com um olhar para a sustentabilidade, como: as finanças sustentáveis, a economia verde e de baixo carbono, os negócios de impacto social positivo e de fomento à economia local.

Trabalhar em conjunto com os associados para prevenir e/ou mitigar impactos relacionados a riscos de qualquer natureza.

Busca tornar nossa operação, estruturas e processos mais sustentáveis.
Disseminar a implantação de boas práticas relacionadas à ecoeficiência e combate às mudanças climáticas.

Estender nossas preocupações com sustentabilidade à cadeia de fornecedores e parceiros, estimulando-os a adotarem as melhores práticas sociais e ambientais. Prestar apoio à formação técnica e definir critérios específicos para contratação, acompanhamento e avaliação desses fornecedores.

Ícone ver mais
Temas focais de Desenvolvimento Local

Fortalecer as relações com a comunidade, gerando vínculos de confiança e reciprocidade, através de ações estruturadas de investimento social que levem em conta as necessidades locais, alinhadas à marca, aos princípios e valores do cooperativismo e a cidadania corporativa.

Investir na educação, formação e inovação dos nossos colaboradores, associados e pessoas nas nossas comunidades.

Fomentar a economia local por meio de parcerias, do fortalecimento dos negócios dos nossos associados nas localidades onde estamos presentes e da contratação de fornecedores locais.

Promover a inclusão financeira de pessoas físicas e jurídicas, inserindo-as no sistema financeiro e dando acesso às soluções financeiras.

Ícone ver mais

Referencial de Desenvolvimento Sustentável

O Referencial é a ferramenta de Medição de Impacto Positivo do Sicredi. Ele traz indicadores que permitem mensurar o nosso desempenho em sustentabilidade nos níveis nacional, regional e local.

Nossa governança

Confira como nossas políticas norteiam nossas tomadas de decisão e como temos avançado no tema:

Políticas e Relatórios

Política de Sustentabilidade

Princípios e diretrizes para nortear a tomada de decisão no negócio e no relacionamento com as partes interessadas visando ampliar o nosso impacto positivo e reduzir o nosso impacto adverso.

Política de Gerenciamento de Risco Socioambiental

2021

Sustainability Report

2021

Relatório de Sustentabilidade

2020

Sustainability Report

2020

Relatório de Sustentabilidade

2019

Sustainability Report

2019

Relatório de Sustentabilidade

2018

Sustainability Report

2018

Relatório de Sustentabilidade

2017

Sustainability Report

2017

Relatório de Sustentabilidade

2016

Sustainability Report

2016

Relatório de Sustentabilidade

2015

Sustainability Report

2015

Relatório de Sustentabilidade

Nossos compromissos voluntários

 

Desde 2020, somos membro do Pacto Global, uma ação voluntária da Organização das Nações Unidas (ONU), que fornece princípios, diretrizes, informações e ferramentas para a promoção do Desenvolvimento Sustentável e da cidadania. Ao integrarmos o Pacto Global assumimos compromisso de cumprir com seus 10 Princípios e contribuir para o alcance da agenda 2030.

Ver mais sobre a Estratégia de Sustentabilidade