A mudança do clima decorrente das atividades humanas é um dos grandes desafios atuais da humanidade. As alterações climáticas, já sentidas em todo o mundo, são consequência da crescente emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Alguns efeitos das mudanças climáticas são: a elevação da temperatura média global, as alterações do regime de chuvas, o aumento do nível do mar e um maior número de eventos extremos como enchentes e tempestades.
Enxergamos nossa estratégia de sustentabilidade como o caminho para cumprir nossa missão, visão e propósito, provendo direcionadores estratégicos que contribuem e orientam na prática o desenvolvimento sustentável do nosso negócio.
A busca por uma operação ecoeficiente é essencial para a nossa estratégia de sustentabilidade, que visa a gestão do negócio sempre com foco no impacto positivo, seja ele ambiental, social ou econômico. Com isso, através do nosso Programa de Ecoeficiência e Mudanças Climáticas, buscamos evoluir constantemente a nossa Gestão de Emissões de Gases de Efeito Estufa, contribuindo com uma agenda positiva de combate à crise climática ao mesmo tempo em que colaboramos com o desenvolvimento das regiões onde estamos presentes.
Conhecer mais sobre o nosso Programa de Ecoeficiência e Mudanças Climáticas
A estratégia de sustentabilidade do Sicredi foi reforçada em 2020, quando a instituição aderiu ao Pacto Global da ONU. Ao aderir à iniciativa, o Sicredi se comprometeu em adotar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como norteadores de seu desenvolvimento. Os ODS foram definidos pela ONU para engajar organizações de todo o mundo em prol de metas, como o combate à mudança do clima, a erradicação da pobreza e a preservação dos recursos naturais.
Os impactos das mudanças climáticas também podem afetar o setor financeiro. Um dos riscos para o setor envolve, por exemplo, que culturas agrícolas importantes para a economia de determinadas regiões se tornem inviáveis. Nesse contexto, de forma a atender às novas regulações e estar em aderência com as melhores práticas de mercado, o Sicredi tem avançado para compreender e mitigar os riscos climáticos e socioambientais de suas operações. Além disso, ao oferecer crédito para a instalação de painéis de energia solar, estamos ajudando os coperados a economizar no final do mês enquanto produzem uma eletricidade mais limpa e saudável para o planeta.
O setor tem um papel essencial na transição para uma economia de baixo carbono. Em um mundo em que empresas e organizações precisarão, cada vez mais, revisitar suas formas de produção e seus serviços, as instituições financeiras poderão contribuir, por meio de suas operações, para que projetos e atividades de baixo carbono sejam viabilizados.
Além disso, ao oferecer crédito para a instalação de painéis de energia solar, estamos ajudando os coperados a economizar no final do mês enquanto produzem uma eletricidade mais limpa e saudável para o planeta.