Para o Sicredi, ecoeficiência é uma estratégia de gestão que combina desempenho econômico, social e ambiental, possibilitando processos mais eficientes e melhores produtos e serviços, com menor impacto ao meio ambiente.
Através do Inventário de Emissões de Carbono Sistêmico, realizamos anualmente o diagnóstico das emissões de gases de efeito estufa de todas as nossas cooperativas e Centro Administrativo Sicredi (CAS), além da neutralização anual do total de emissões mensuradas no Inventário.
Com o diagnóstico do Inventário também desenvolvemos iniciativas para reduzir as nossas emissões. Um exemplo dessas ações é a utilização, compra ou autogeração, de energia elétrica de fonte renovável em diversas de nossas agências, cooperativas e no Centro Administrativo Sicredi (CAS), que em 2023 permitiu evitarmos a emissão de mais de 1.143,6 toneladas de carbono na atmosfera.
Confira mais detalhes sobre o nosso Inventário de Emissões de Carbono, que possui o Selo Ouro, maior nível de qualificação para inventários de emissões corporativos:
Nosso Inventário é calculado conforme a metodologia do GHG Protocol (Protocolo de Gases de Efeito Estufa).
Somos participantes do Programa Brasileiro GHG Protocol e publicamos nosso Inventário de Emissões Sistêmico desde 2020 na Plataforma do Registro Público de Emissões.
Nosso Inventário é auditado por terceira parte independente, o que confere credibilidade e transparência.
O Inventário do Sicredi abrange os três escopos de categorias de emissões. Conheça cada um dos escopos no bloco abaixo.
Entenda cada um dos escopos do nosso Inventário de Carbono.
Escopo 1
São as nossas emissões diretas, como por exemplo as provenientes dos gases dos sistemas de ar-condicionado utilizados em nossas estruturas.
Escopo 2
São as emissões relacionadas à compra de energia elétrica da nossa operação.
Escopo 3
São as emissões indiretas, mas que são necessárias à nossa operação como, por exemplo, as relacionadas ao transporte de numerários e viagens a negócios.
Para as instituições financeiras, o Escopo 3 ainda precisa ter um importante olhar sobre as emissões das atividades financiadas. Sabemos da necessidade de evoluir na mensuração das emissões de nossa atividade financiada e já iniciamos esse trabalho. Entendemos que essa evolução nos trará mais insumos para auxiliar nossos associados e a sociedade na transição para uma economia de baixo carbono.
Nesse sentido, no primeiro trimestre de 2024, faremos a adesão à Partnership for Carbon Accounting Financials (PCAF), uma parceria global de mais de 400 instituições financeiras que, juntas, buscam desenvolver e implementar uma abordagem harmonizada para avaliar e divulgar as emissões de gases de efeito estufa associadas a seus empréstimos e investimentos. A partir da adesão, iniciaremos a mensuração de nossas emissões financiadas.
Linha do tempo
Elaboramos o primeiro Inventário de Emissões de Carbono Sistêmico, contemplando as nossas emissões para o ano de 2018.
Neutralizamos 100% das emissões calculadas no Inventário de 2019, por meio do apoio a um projeto de créditos de carbono de conservação florestal na Amazônia. Saiba mais aqui.
As emissões do Inventário de 2020 foram 100% neutralizadas a partir do apoio a cinco projetos de créditos de carbono de norte a sul do Brasil, representando as regiões onde estamos presentes. Saiba mais aqui.
Evoluímos nossa estratégia: além de neutralizarmos as emissões calculadas no Inventário de 2021, adiantamos a compensação das emissões projetadas para todo o ano de 2022.
Mantivemos a estratégia de neutralizar as emissões de nosso inventário de forma prévia, adquirindo créditos de carbono para compensar as emissões projetadas para todo o ano de 2023. Saiba mais sobre os projetos apoiados aqui.
Além de neutralizar as emissões projetadas para o ano de 2024 , também aderimos à Partnership for Carbon Accounting Financials (PCAF), evoluindo no processo de mensuração de emissões financiadas.
Para neutralizar as emissões de gases de efeito estufa projetadas para o nosso inventário de 2024, além das emissões já calculadas no inventário de 2023, apoiamos seis projetos de créditos de carbono de norte a sul do Brasil. Ao todo, foram neutralizadas 31.784 toneladas de carbono, que representam emissões de nossas agências, cooperativas e do Centro Administrativo Sicredi (CAS).
Nossa principal motivação é apoiar projetos que resultam em impactos positivos para as comunidades, oferecendo benefícios sociais, ambientais e econômicos e refletindo em contribuições para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Além disso, os projetos dialogam com a nossa Estratégia de Sustentabilidade, contribuindo com o nosso propósito de Construir Juntos uma Sociedade Mais Próspera e com princípios aderentes à nossa missão, visão e valores.
Sabemos que o desafio que enfrentamos é grande, porém acreditamos na adoção de soluções que vão além e melhorem outros aspectos da vida das comunidades onde estamos presentes, gerando impactos positivos que cheguem até nossos associados.