Investimentos

Produtos relacionados

Encontre o Fundo ideal para o seu perfil

Confira a nossa Lista de Fundos

Produtos

Fundos em Destaque

Canais de Atendimento

Investir com os nossos canais é simples e fácil

Baixe agora:
Ícone de telefone

Central de serviços - 3003 4770

Custo de uma ligação local

Ícone de computador

Internet Banking

Disponível para quem já investe com a gente

Ficou com alguma dúvida?

Confira as perguntas mais comuns sobre o tema e, se ainda tiver dúvida, é só procurar o seu gerente Sicredi.

O gestor do fundo é definido pelo administrador e tem a responsabilidade de manter relacionamento com o mesmo, além de defender os interesses de quem investe. 

A estratégia do fundo deve seguir as premissas que estão no regulamento do investimento, como o tipo de ativos que o gestor pode aplicar, o percentual de alocação e também a possibilidade de alavancagem. 

Para consultar o histórico de cotas clique aqui.

Para consultar a Tabela de Rentabilidade clique aqui.

Também vai depender do que está no regulamento do fundo contratado, de acordo com a estratégia daquele ativo.  

A liquidez do fundo está nas características operacionais. Nos fundos com liquidez diária, a carteira do fundo vai ser composta por ativos que podem ser “vendidos” no mesmo dia. Já nos fundos com o prazo de cotização mais longo, o gestor tem um tempo maior para transformar o ativo em recurso para quem investe. Nesse caso, ele pode negociar papéis em um período mais extenso e aproveitar oportunidades que possam surgir nesse tempo, otimizando a rentabilidade do fundo.  

Os nossos produtos de renda fixa são indexados ao CDI ou prefixados sendo os recursos administrados na Cooperativa. Além disso, no momento da contratação, é possível saber a taxa de remuneração, e são considerados produtos de muito baixo risco. Já os fundos de renda fixa investem o dinheiro em ativos de mercado conforme definição em regulamento e a estratégia do produto, com opções de risco muito baixo, baixo ou médio, com rentabilidade variando todo os dias. Pode haver diferença na tributação em fundos de longo e curto prazo. 

Não temos nenhum fundo de renda fixa com taxa de performance. Geralmente, esses são fundos passivos e buscam acompanhar um determinado índice. 

Não temos nenhum fundo de renda fixa com taxa de entrada ou de saída. 

Os fundos de renda fixa aplicam pelo menos 80% de seus recursos em ativos de renda fixa. São indicados para todos os perfis de investidores e tendem a contar com taxa de administração baixa. Já os fundos multimercado têm mais liberdade na estratégia de alocação de recursos, podendo incluir diversos mercados sem ter de concentrar os ativos em um tipo específico. Existem opções de fundos multimercado com gestão ativa ou passiva, sendo muito recomendados para diversificação de carteira para perfis de investidores moderados e arrojados. 

Quando falamos de fundo de ações, a principal regra é de que no mínimo 67% da carteira é composta por ações, o que faz deles opções mais voláteis e indicados para quem busca retornos mais altos, na medida dos riscos assumidos na contratação do fundo, sendo indicado para perfis de investidores moderados e, principalmente, arrojados. Aqui é importante conhecer a estratégia de cada fundo, seja ele Ibovespa ativo, livres ou mono ações, por exemplo.  

A taxa de administração é a remuneração do administrador, do gestor e do distribuidor do fundo. 

Pela tabela do próprio fundo ou pelos nossos canais, onde estão as rentabilidades do fundo.  

É possível acompanhar quanto a sua carteira rendeu direto nos canais digitais e comparar com indicadores benchmarks. Você pode ainda monitorar a evolução de seus rendimentos por ano, complementando a visão mensal, dando maior autonomia para a gestão de seus recursos. 

O valor de Imposto de Renda varia de acordo com a classe do fundo e da rentabilidade do mesmo. Aqui no Sicredi, a gente fornece o informe de rendimentos pelo aplicativo e pelo Internet Banking, onde estão as informações necessárias para a declaração à Receita Federal como pessoa física e/ou jurídica. 

O IOF é cobrado em escala decrescente, caso o resgate aconteça entre o dia 1 e o 29 da aplicação. Vale lembrar que fundos de ações não têm incidência de IOF. 

Os fundos de ações contam com uma gestão especializada, que acompanha as oscilações de diferentes mercados diariamente, podendo realizar movimentos e alocações de recursos de maneira estratégica e rápida. Outro diferencial é que através de um Fundo de Ações o investidor com um pequeno capital consegue diversificar seu investimento em uma carteira de ações (a do Fundo), ao invés de investir diretamente em um único ativo. Além disso o recolhimento de IR em caso de lucro é feito pelo administrador do fundo, reduzindo as preocupações de quem investe nos Fundos de Ações. Quem investe diretamente deve fazer seu próprio recolhimento de tributos, caso necessário. 

Sim, no momento do resgate. A curto prazo, o tributo é de 22,5% até 180 dias e 20% acima de 180 dias. A longo prazo, 22,5% até 180 dias, 20% acima de 180 dias, 17,5% de 361 a 720 dias e 15% acima de 720 dias. Para fundos de ações, o imposto é de 15% sobre o lucro, somente na hora do resgate.

O prazo de cotização é o tempo entre a solicitação de resgate e a conversão de suas cotas em dinheiro, a partir da data do pedido de resgate do investimento. Depois desse prazo, você sabe qual é o valor final pelo qual suas cotas vão ser resgatadas. O regulamento, o aplicativo e o Internet Banking consideram sempre o prazo em dias úteis. 

É o tempo que o fundo leva, depois da cotização, para depositar o dinheiro na sua conta corrente.

Sim. Sempre que você aplica em um novo fundo, é preciso assinar um novo termo de adesão. Se você vai aplicar em um produto que já possui e já é cotista, não é necessária uma nova assinatura.

A Análise do Perfil do Investidor (API) é usada para identificar o quanto você está disposto a assumir riscos na sua carteira. Isso ajuda a identificar os produtos ideias para o seu perfil. Quando falamos de aplicações em Fundo de Investimento, isso é fundamental e, por isso, a API é obrigatória. 

O imposto de renda dos Fundos de Investimento é recolhido no último dia útil dos meses de maio e novembro, em um sistema denominado “come-cotas”. Para esse recolhimento será usada a menor alíquota de cada tipo de Fundo: 20% para Fundos de Curto Prazo e 15% para Fundos de Longo Prazo. Não há a incidência de “come-cotas” em Fundos de Ações.

Documentos complementares

Transferência de Custódia de Fundos

Orientações gerais sobre a transferência de posição para fundos de investimentos na modalidade conta e ordem.

Política de Remuneração do Distribuidor

O Sicredi, como distribuidor de produto de investimentos, divulga a sua política de remuneração para dar transparência da remuneração recebida, direta ou indiretamente, nos termos do código ANBIMA de Distribuição e Melhores Práticas.

Certificações

Segurança e administração

O Banco Cooperativo Sicredi S.A, primeiro banco cooperativo do Brasil, é administrador de carteira de valores mobiliários autorizados pela Comissão de Valores Mobiliários. Os Fundos dos nossos parceiros foram selecionados pelo nosso time de especialistas para você ter acesso a mais opções de fundos.

selo anbima administração fiduciária selo anbima gestão de recursos selo anbima distribuição de produtos de investimentos selo anbima autorregulação

Ao investidor é recomendada a leitura cuidadosa do Prospecto, do Formulário de Informações Complementares, da Lâmina de Informações Essenciais e do Regulamento do Fundo de Investimento antes de aplicar seus recursos. Fundos de Investimentos não contam com a garantia do Administrador do Fundo, do Gestor da Carteira, de qualquer mecanismo de seguro, ou, ainda do Fundo Garantidor de Crédito – FGC ou FGCoop. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos (se aplicável). Rentabilidade passada não garante rentabilidade futura. Os investidores devem desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos de acordo com o perfil do investidor, disponível no Internet Banking e aplicativo para já associados do Sicredi. Para os associados que não possuem Perfil de Investimento definido, o Sicredi recomenda fortemente o preenchimento do questionário "Análise do Perfil do Investidor", disponível no Internet Banking do Associado, através do site https://sicredi.com.br, aplicativo do Sicredi e nas agências para que o Sicredi possa ofertar os produtos adequados, de acordo com o seu Perfil. A rentabilidade de instrumentos financeiros e produtos pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir. Alguns fundos de investimentos utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento, o qual consta no regulamento do produto. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em perdas patrimoniais para seus cotistas. O objetivo estabelecido para o fundo consiste apenas e tão somente em um referencial a ser perseguido pelo administrador do fundo. Alguns fundos podem estar expostos a significativa concentração em ativos de renda variável de poucos emissores, apresentando os riscos daí decorrentes.

Certificações

Segurança e administração

O Banco Cooperativo Sicredi S.A, primeiro banco cooperativo do Brasil, é administrador de carteira de valores mobiliários autorizados pela Comissão de Valores Mobiliários. Os Fundos dos nossos parceiros foram selecionados pelo nosso time de especialistas para você ter acesso a mais opções de fundos.

Baixe o Aplicativo e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, reclamações e cancelamentos

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003

Abra sua conta