Energia solar empresarial

Dos escritórios às indústrias, a energia solar tem se tornado uma das alternativas mais eficientes para que empreendedores reduzam seus gastos com energia elétrica. A primeira pesquisa nacional sobre o assunto, feita pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), em parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e a Fundação Seade, mostra que 83,9% dos empresários que instalaram o sistema conseguiram, de fato, reduzir seus gastos mensais.

Imagine essa economia no seu orçamento! A instalação se torna ainda mais relevante naqueles empreendimentos em que a maior parte da energia elétrica consumida alimenta equipamentos como motores elétricos, fundamentais para a operação. Isso sem incluir iluminação, ambientação e demais aparelhos. Com a energia solar no seu negócio, você economiza até 95% na conta de luz.

Além disso, através dos sistemas fotovoltaicos e do tipo de instalação realizada, você tem a possibilidade de criar a sua própria usina solar, armazenando energia para proteger sua operação de oscilações da rede elétrica local. E se você produzir mais energia do que consome, acumula créditos de energia solar para sempre economizar, seja em contas futuras ou de outras propriedades em seu nome e conectadas à mesma distribuidora.

Reduzir gastos de maneira inteligente e sustentável é sempre a melhor alternativa, e o mercado fotovoltaico está em constante crescimento. A ANEEL registrou em 2021 um número recorde de projetos novos, e a CCEE mapeou um crescimento anual de aproximadamente 230% no Brasil desde 2020. O governo já criou uma série de incentivos fiscais para empresas que fazem uso da energia solar. Entre eles, temos a facilitação do acesso ao crédito e a retirada de impostos sobre a importação de equipamentos utilizados nos sistemas fotovoltaicos.

Conte com o Sicredi para fazer parte do agora e comece a usar a energia solar.

Instalação e Funcionamento

Contar com uma empresa especializada em energia solar é essencial para que você tome as melhores decisões para o seu negócio. Das definições do porte e tipo de projeto até os trâmites da homologação, é ela quem vai prestar todo o suporte necessário.

Mais vantagens para o seu negócio

 

De maneira geral, apostar em energia solar é um investimento que faz a diferença seja qual for o porte do seu empreendimento. Mas para que não restem dúvidas, reunimos mais vantagens.

 

Mais capital e valorização
Com a economia de até 95% nos gastos com energia elétrica, você tem mais liberdade no orçamento para investir no crescimento da sua empresa. Além disso, a energia solar valoriza o seu empreendimento na hora de vender ou alugar espaços, já que o comprador contará com o sistema fotovoltaico homologado e em funcionamento.

 

Sustentabilidade
Empresas que investem em soluções sustentáveis se destacam no mercado, atraindo mais clientes e investidores. Se você já possui um posicionamento frente às questões ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG), a energia solar fortalecerá a sua estratégia. E caso você esteja iniciando esta jornada na empresa, os sistemas fotovoltaicos são um ótimo ponto de partida.

 

Usinas solares e armazenamento
A versatilidade dos projetos e tipos de instalação de sistemas fotovoltaicos permitem que você crie usinas solares em sua empresa, armazenando bastante energia por meio de baterias, recurso disponível nas conexões híbridas e off-grid. Isso permite que você assegure suas operações contra oscilações ou quedas na capacidade de abastecimento por parte da rede local, além de substituir o uso de geradores convencionais e usinas particulares que emitem poluentes, como as termelétricas.

 

Retorno sobre investimento
A durabilidade do sistema ultrapassa facilmente 25 anos de vida útil, sem contar que requer baixa manutenção. Isso significa que a economia de energia, que já faz diferença no orçamento logo nos primeiros meses, será duradoura, ultrapassando o tempo de retorno de investimento no sistema. Apesar de variar para cada caso, a média desse prazo é curta e, normalmente, fica entre 3 e 6 anos.