Os temas relacionados à sustentabilidade e preservação do meio ambiente estão cada vez mais em pauta. Por isso, a implementação de sistemas de energia solar em grandes usinas, propriedades rurais, pequenos negócios e, inclusive, residências vem ganhando espaço. 

Os benefícios desse tipo de sistema vão muito além da preservação ambiental: favorece o desenvolvimento social e econômico do nosso país, possibilitando a redução na conta de luz dos brasileiros. Visando favorecer cada vez mais a adoção dessa geração de energia renovável, o governo federal criou o Marco Regulatório de Energia Solar. Acompanhe o nosso post e entenda sobre o Marco Regulatório e como adotar o sistema com isenção de tarifas:

 

Afinal, o que é o Marco Regulatório?

 

A nova legislação do Marco foi instituída em janeiro de 2022 e busca garantir mais segurança jurídica para quem adota o sistema de energia solar no Brasil, mas também estabelece uma transição para cobrança de tarifas

Atualmente, quem utiliza esse tipo de energia, não paga pelo custo de distribuição, uma vez que gera a sua própria energia. Ao contrário de consumidores de energia elétrica tradicionais que, além de pagarem o valor mensal da conta de luz, também pagam o valor de distribuição cobrado pelas companhias elétricas. 

Com a nova lei, quem já aderiu à energia solar, permanecerá isento do pagamento da tarifa de distribuição até 2045. Contudo, os consumidores que realizarem a instalação do sistema fotovoltaico a partir do dia 7 de janeiro de 2023, estarão sujeitos aos novos encargos.

 

Por que intalar agora?

 

A energia solar está ganhando cada vez mais adeptos devido aos benefícios que proporciona para as pessoas, seja em suas residências, empresas ou até mesmo nas atividades do agronegócio.  

Com o seu uso, é possível reduzir os gastos mensais e o retorno do valor investido é rápido, sendo um ótimo custo-benefício. Além dessas vantagens individuais, utilizar esse tipo de energia também contribui com o meio ambiente – sendo uma fonte limpa, sustentável e renovável – e ajuda no desenvolvimento socioeconômico do país, possibilitando a diminuição do uso dos recursos hídricos.

 

Saiba mais sobre o funcionamento e todas as vantagens que a energia solar oferece.

 

Se você quiser aproveitar todos estes benefícios e ainda usufruir da isenção de tarifas do Marco Regulatório até 2045, instale o seu sistema fotovoltaico antes da data limite – 7 de janeiro de 2023.  

Para isso, dispinibilizamos soluções adequadas às suas necessidades e você ainda pode ter acesso ao nosso Financiamento Para Energia Solar, Consórcio Sustentável e também nosso Seguro Placa Solar, que garantirá a proteção exclusiva das suas placas solares contra possíveis imprevistos. 

 

Quer conhecer mais sobre as nossas condições e quais as possibilidades ideais para você? Consulte o gerente Sicredi na agência mais próxima.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!