Como funciona a Energia Solar Residencial?

A energia solar oferece diversos benefícios para o seu lar. Ela é acessível, sustentável, de fácil instalação e requer pouquíssima manutenção. E não há dúvidas que um dos maiores benefícios da energia solar fotovoltaica é a economia que ela traz para o seu orçamento, dado o seu potencial de reduzir em até 95% o valor da conta de luz. Somando isso ao alto índice de irradiação solar como o presente no Brasil, de acordo com uma pesquisa feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o país pode fornecer mais de 2.200 horas anuais de insolação. Ou seja, fica claro que investir em um sistema voltaico é o caminho certo para quem busca economia e rentabilidade.

O sistema contabiliza exatamente o quanto você produziu e o quanto gastou. Se você produzir mais do que consome, vai acumulando créditos com a distribuidora, válidos por 36 meses. Os créditos podem ser utilizados para abater o seu consumo noturno, ou ainda aplicados na conta de luz de outra propriedade sua que esteja conectada à mesma distribuidora. Quer mais vantagem? Segundo pesquisa realizada pela consultoria Zillow dos EUA, a implementação de um sistema fotovoltaico pode valorizar o seu imóvel em até 10%.

E a instalação do sistema fotovoltaico?

Selecionamos alguns passos básicos, mas que podem fazer toda a diferença na produção da sua própria energia.

Quanto economizo utilizando a Energia Solar?

Você economiza até 95% na sua conta de luz, economia que já começa logo após a ativação do sistema. Se produz mais energia do que consome, acumula créditos para compensar os períodos de utilização de energia da concessionária, como à noite, por exemplo. O sistema tem alta durabilidade: economia por muito tempo com retorno rápido de investimento.