A energia elétrica é fundamental para o agronegócio e em múltiplos tipos de produção. Sendo assim, não é surpresa que a conta de luz tenha um grande peso no orçamento mensal de um negócio no âmbito rural. É por esse motivo que a energia solar tem se tornado uma ótima alternativa para que os produtores rurais consigam reduzir os gastos gerando a sua própria energia elétrica, oriunda de uma fonte inesgotável, sustentável, limpa e muito mais econômica.
Utilizando sistemas fotovoltaicos, é possível reduzir a conta de luz em até 95%. A energia autogerada pode ser aplicada nos mais diversos processos, como irrigação do plantio, bombeamento de água, maximização da produção de leite, secagem e armazenamento de produtos e nas residências rurais.
E dependendo do tipo de instalação — on-grid, off-grid ou híbrida — você conta com os créditos de energia solar, contabilizados pela distribuidora toda vez que o seu sistema produz mais do que consome, injetando a energia extra na distribuição local. Quando a produção for mais baixa, os créditos são debitados na fatura para abater o valor referente à energia utilizada da rede convencional. E você também pode utilizá-los em contas de outras propriedades que estejam em seu nome e conectadas à mesma distribuidora.
Além destes inúmeros benefícios para a sua propriedade, você colabora para o crescimento do mercado fotovoltaico. Que, de acordo com a projeção feita pela Absolar, terá um aumento de até 90% na potência de geração instalada, ainda em 2022. Este importante desenvolvimento da matriz energética nacional contribuiu, por exemplo, para que o governo eliminasse os impostos sobre a importação de equipamentos utilizados nos sistemas fotovoltaicos, e também gerou mais linhas de crédito para esse tipo de investimento, com taxas justas e parcelas acessíveis — assim como as soluções oferecidas pelo Sicredi.
Os tipos de instalação são versáteis e se encaixam perfeitamente tanto em operações rurais com acesso à rede de distribuição de energia elétrica local quanto em propriedades mais remotas. Entenda como cada um deles funciona.
Conheça os principais passos para a instalação