WhatsApp

O que é SCR?

O Sistema de Informações de Créditos (SCR) é um instrumento de registro e consulta de informações sobre operações de crédito utilizado pelo Banco Central para monitorar e fiscalizar o crédito no sistema financeiro, propiciando a troca de dados entre as instituições financeiras. 

Mensalmente, todas as instituições devem enviar ao Banco Central informações sobre suas operações, conforme Resolução CMN nº 5037/2022. Essas informações são disponibilizadas no SCR e refletem a situação das operações ao final do mês anterior , podendo ser consultadas pelas instituições financeiras, áreas especializadas do Banco Central e pelos associados por meio do Registrato.

Operações presentes no SCR

Monitoramento do mercado de crédito

O SCR é um importante mecanismo utilizado pelo Banco Central para monitorar e fiscalizar o mercado de crédito brasileiro, auxiliando na prevenção de crises e promoção da estabilidade econômica. Além disso, ele possibilita o intercâmbio de informações entre as instituições financeiras, que podem consultar os saldos totais, modalidades e faixas de vencimento das operações, porém sem identificar a origem do crédito. Apenas os associados conseguem acessar as informações individualizadas em cada instituição financeira através do Registrato. Destacamos que a consulta das informações do SCR é feita mediante autorização do associado. No Sicredi, essa autorização compõe a documentação de abertura de conta!

O SCR é restritivo?

Por se tratar de um histórico financeiro, compõem o SCR tanto operações adimplentes quanto inadimplentes. O objetivo do sistema não é realizar a restrição ao crédito, logo, as informações disponibilizadas não possuem caráter restritivo e ter seu nome inscrito nele não significa algo negativo. Entretanto, o SCR é uma ferramenta de análise importante e pode embasar a tomada de decisão de concessão de crédito das instituições.  Cada IF possui autonomia para utilizar os dados da forma que preferir.

Os dados ficam disponíveis por 2 anos para intercâmbio entre as instituições financeiras, enquanto os associados têm acesso ao histórico de 5 anos por meio do Registrato, mesmo após a liquidação dos contratos

*Operações inadimplentes a mais de 5 anos são ocultadas para intercâmbio de informações no SCR. Apesar disso, o valor segue em aberto e a instituição que não recebeu o pagamento da dívida, pode exigi-lo.