ABC - Programa para Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura

Como funciona

O programa ABC busca incentivar o investimento em projetos agropecuários que diminuam as emissões de gases de efeito estufa e o desmatamento, além de ampliar a área de florestas cultivadas, e estimular a recuperação de áreas degradadas.

Com os investimentos provenientes do programa ABC, você tem condições de aumentar a produtividade do seu agronegócio garantindo a preservação dos recursos naturais da sua região. O programa também busca aumentar a produção de agropecuária em bases sustentáveis e adequar as propriedades rurais à legislação ambiental.

Linhas

O programa ABC é dividido em linhas selecionadas para cada necessidade do agronegócio, como Sistema de Plantio Direto (SPD), Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), recuperação de áreas e pastagens degradadas, florestas plantadas, fixação biológica de nitrogênio, tratamento de dejetos animais, sistemas orgânico de produção e adequação das propriedades rurais frente à legislação ambiental.

Oportunidade

Com o programa ABC é possível melhorar o processo produtivo, com o objetivo de aliar práticas sustentáveis ao crescimento do seu agronegócio.

Sustentabilidade

Você pode financiar até 100% dos projetos que proporcionam o crescimento da rentabilidade do agronegócio aliado a um processo produtivo sustentável.

Comodidade

Prazo de até 12 anos para o pagamento, variando de acordo com a finalidade do crédito.

Produtores rurais (pessoas físicas ou jurídicas) e cooperativas de produção associados ao Sicredi que necessitam de recursos para investir em tecnologias que permitam o crescimento do agronegócio de maneira sustentável.

Procure sua agência para mais informações sobre contratação e disponibilidade do produto.

BNDES Crédito Rural

Saiba como utilizar

Linha de crédito para apoiar as atividades agropecuárias e agroindustrial disponibilizando recursos para financiamento destinado a aquisição isolada de máquinas e equipamentos.

Oportunidade

  • BNDES Crédito Rural Finame: Financiamento de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional e cadastrados no Credenciamento Finame – CFI do sistema BNDES.
  • BNDES Crédito Rural Investimentos: Financiamento de investimentos fixos e semifixos em bens e serviços relacionados a atividade agropecuária (ex: construção, aquisição de máquinas, aquisição de animais, instalações de máquinas, etc...), despesas com projetos, recuperação ou reforma de máquinas, etc.

Sustentabilidade

Você pode financiar até 100% dos itens financiáveis que proporcionam o crescimento da rentabilidade do agronegócio aliado a um processo produtivo sustentável.

Tranquilidade

Recursos não equalizados, ou seja, recursos disponíveis durante todo o Plano Safra.

Prazo

Prazo de até 10 anos para o pagamento.

Produtores rurais: pessoas físicas residentes e domiciliadas no Brasil e pessoas jurídicas com sede e administração no Brasil.

Procure sua agência para mais informações sobre contratação e disponibilidade do produto.

BNDES Projeto de Investimento - Agropecuário

Conheça o produto

Essa é uma linha de crédito que tem como objetivo apoiar projetos de investimento destinados à implantação, ampliação, recuperação e modernização de ativos fixos, que resultem em incremento de produtividade, geração de renda, aumento de emprego e/ou melhora nos processos de produção da atividade agropecuária.

INOVAGRO - Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária

Como utilizar

O INOVAGRO apoia a inovação tecnológica nas propriedades rurais, destinando recursos financeiros para esse investimento. O foco é aumentar a produtividade do seu agronegócio, desenvolvendo a adoção de boas práticas de gestão agropecuária.

O INOVAGRO incentiva a inserção competitiva dos produtores rurais nos diferentes mercados de consumo.

Oportunidade

O Inovagro possibilita a inovação tecnológica do seu agronegócio, disponibilizando financiamentos para:

  • Implantação de sistemas para geração e distribuição de energia alternativa à eletricidade convencional, para consumo próprio, como a energia eólica, solar e de biomassa, observado que o projeto deve ser compatível com a necessidade de demanda energética da atividade produtiva instalada na propriedade rural;
  • Aquisição de material genético (sêmen, embriões e o ócitos), provenientes de doadores com certificado de registro e avaliação de desempenho. Alternativamente para pecuária de corte com o certificado especial de identificação de produção-CEIP;
  • Automação, adequação e construção de instalações para os segmentos de avicultura, suinocultura e pecuária de leite, inclusive a aquisição integrada de máquinas e equipamentos para essa finalidade, devendo o crédito ser concedido a beneficiário que atue na atividade há mais de um ano;
  • Sistemas de computador para gestão, monitoramento ou automação;
  • Itens e projetos vinculados aos Sistemas de Produção Integrada Agropecuária PI-Brasil e Bem-Estar Animal e ao Programa Alimento Seguro, das diversas cadeias produtivas. Boas Práticas Agropecuárias da Bovinocultura de Corte e Leite;
  • Custeio associado ao projeto de investimento e aquisição de matrizes e reprodutores, com certificado de registro genealógico, emitido por associações de criadores autorizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e avaliação de desempenho. Limitado a 50% do valor do financiamento para estes itens.

Segurança

Você também tem apoio para financiar serviços e assistências especializadas que asseguram a implementação do seu projeto, como:

  • Serviços de agricultura de precisão, desde o planejamento inicial da amostragem do solo à geração dos mapas de aplicação de fertilizantes e corretivos.
  • Consultorias para a formação e capacitação técnica e gerencial das atividades produtivas implementadas na propriedade rural.
  • Assistência técnica necessária para a elaboração, implantação, acompanhamento e execução do projeto, limitada a 4% do valor total do financiamento.

Tranquilidade

Prazo de até 10 anos.

Produtores rurais (pessoas físicas ou jurídicas) e cooperativas de produtores rurais associados ao Sicredi que necessitam de recursos para investir em inovação tecnológica e aumentar a produtividade do agronegócio.

Procure sua agência para mais informações sobre contratação e disponibilidade do produto.

MODERAGRO - Programa de Modernização da Agricultura e Conservação dos Recursos Naturais

Saiba mais

O MODERAGRO permite investir na modernização do seu agronegócio, com a segurança e a tranquilidade de contar com o Sicredi. Possibilita a promoção de projetos de desenvolvimento de setores agropecuários, além de apoiar planos de recuperação de solos.

Oportunidade 
Com o Moderagro, você financia melhorias para produção, armazenamento e beneficiamento de produtos relacionados à fruticultura, horticultura, pesca, entre outros.

Crescimento 
Você também pode investir na estrutura necessária à atividade leiteira, além de realizar projetos de recuperação do solo, como aquisição, transporte, aplicação e incorporação de corretivos.

Flexibilidade 
Prazo de até 10 anos.

Produtores Rurais e Cooperativas de produtores rurais Associados ao Sicredi que necessitam de recursos para o desenvolvimento do agronegócio.

Procure a sua agência para mais informações sobre contratação e disponibilidade do produto.

MODERFROTA - Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras

Saiba mais

O MODERFROTA é um linha de crédito para o financiamento de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas novos e usados, além de colheitadeiras e suas plataformas de corte, novos e usados.

Investir no seu negócio com uma linha de crédito com prazo longo e taxa de juros atrativa. 

Oportunidade
Você pode financiar máquinas e equipamentos como:

  • Itens novos: tratores e implementos associados, colheitadeiras e suas plataformas de corte, e máquinas agrícolas autopropelidas para pulverização e adubação;
  • Itens usados: tratores e colheitadeiras com idade máxima de 8 e 10 anos, respectivamente, isolados ou associados com sua plataforma de corte; e máquinas agrícolas auto propelidas para pulverização e adubação, plantadeiras usadas e semeadoras usadas com idade máxima de 5 anos, revisados e com certificado de garantia emitido por concessionário autorizado;

Prazo
Até 8 anos, para itens novos. Até 4 anos, para itens usados.

Produtores rurais (pessoas físicas ou jurídicas) e Cooperativas de produtores rurais cuja receita operacional bruta/renda anual ou anualizada, ou do grupo econômico a que pertença, seja de até R$ 45 milhões, associados ao Sicredi que necessitam opções mais rentáveis de investimento.

Procure sua agência para mais informações sobre contratação e disponibilidade do produto.

PROIRRIGA (Programa de Financiamento à Agricultura Irrigada e ao Cultivo Protegido)

Saiba mais

O PROIRRIGA busca apoiar o desenvolvimento da agropecuária irrigada sustentável, fomentar o uso de estruturas para a produção em ambiente protegido e proteger a fruticultura em regiões de clima temperado contra a incidência de granizo.

Segurança

Você investe no seu agronegócio minimizando riscos e ampliando a sua capacidade de produção.

Oportunidade

Com o Moderinfra você pode financiar todos os itens inerentes aos sistemas de irrigação, inclusive infraestrutura elétrica e reserva de água e a aquisição, implantação e recuperação de equipamentos e instalações para proteção de cultivos inerentes à olericultura, fruticultura, floricultura, cafeicultura e produção de mudas de espécies florestais.

Tranquilidade

Você investe no seu agronegócio minimizando riscos e ampliando a sua capacidade de produção.

Produtores rurais (pessoas físicas ou jurídicas) e cooperativas de produtores rurais que necessitam investir em obras para proteção e armazenamento da produção e do maquinário agrícola.

Procure sua agência para mais informações sobre contratação e disponibilidade do produto.

PCA - Programa para Construção e Ampliação de Armazéns

Saiba mais

Esse é um programa de crédito que permite investir na ampliação, modernização e reforma da capacidade de armazenamento, com a segurança e a tranquilidade de poder contar com a cooperação e o apoio do Sicredi.

Oportunidade

Com o PCA, você financia a ampliação da capacidade de armazenamento por meio da modernização, reforma, construção e ampliação de armazéns.

Crescimento

Você pode investir na estrutura necessária à armazenagem de grãos, frutas, tubérculos, bulbos, hortaliças, fibras e açúcar para dar mais segurança ao seu agronegócio.

Flexibilidade

Prazo até 12 anos.

Produtores Rurais (pessoas físicas ou jurídicas) e Cooperativas de produtores rurais Associados ao Sicredi que necessitam de recursos para a ampliação da sua capacidade de armazenamento.

Procure a sua agência para mais informações sobre contratação e disponilidade do produto.

PRONAF Investimento – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar

Saiba mais

O PRONAF um programa do Governo Federal que busca fortalecer o agricultor familiar a partir do financiamento de serviços agropecuários e não agropecuários desenvolvidos em área rural ou comunitária que melhorem a qualidade de vida de famílias produtoras.

Crescimento

O aumento da produtividade possibilita a constante melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares.

Oportunidade

Com o Pronaf, produtores rurais têm apoio financeiro para aquisição de itens ligados a implantação, ampliação ou modernização da estrutura das atividades de produção, armazenagem, transporte ou serviços, no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais próximas.

Tranquilidade

  • Prazo de até 5 (cinco) anos para caminhonetes de carga e motocicletas adaptadas à atividade rural;
  • Prazo de até 7 (sete) anos para aquisição de tratores e implementos associados, colheitadeiras e suas plataformas de corte, assim como máquinas agrícolas autopropelidas para pulverização e adubação; 
  • Prazo de até 10 (dez) anos para os demais casos;
  • Prazo de até 8 (oito) anos para aquisição isolada de matrizes, reprodutores, animais de serviço, sêmen, óvulos e embriões.

Agricultor familiar que possua Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) cadastrada na base de dados da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF).

Para enquadramento no Pronaf Agroindústria:

  • Agricultor familiar necessita que 80% da produção a ser beneficiada, processada ou comercializada seja própria;
  • Empreendimentos familiares rurais – com DAP PJ ativa para a agroindústria familiar e que, no mínimo, 70% da produção a ser beneficiada, processada ou comercializada seja produzida por seus membros;
  • Cooperativas (singulares ou centrais) da agricultura familiar – com DAP PJ ativa para esta forma de organização e que comprovem que, no mínimo, 60% de seus participantes ativos são beneficiários do Pronaf, comprovado pela apresentação de relação com o número da DAP ativa de cada cooperado e que, no mínimo, 55% da produção beneficiada, processada ou comercializada são oriundos de cooperados enquadrados no PRONAF, e cujo projeto de financiamento comprove esses mesmos percentuais quanto ao número de participantes e à produção a ser beneficiada, processada ou comercializada referente ao respectivo projeto.

Procure sua agência para mais informações sobre contratação e disponibilidade do produto.

PRONAMP Investimento - Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural

Saiba mais

É um programa de crédito que possui o objetivo de promover o desenvolvimento das atividades dos médios produtores rurais, proporcionando o aumento da renda e da geração de empregos no campo.

Crescimento

O aumento da produtividade dos médios produtores rurais possibilita a constante melhoria do nível de renda e emprego no campo.

Oportunidade

Com o Pronamp, produtores rurais têm apoio financeiro para aquisição de itens relativos a bens e serviços necessários ao empreendimento, desde que constituam um projeto de investimento e estejam diretamente relacionados com a atividade produtiva e de serviços, e se destinem a promover o aumento da produtividade e da renda do produtor rural, ou economia dos custos de produção.

Tranquilidade

Prazo de até 8 anos.

Produtores rurais (pessoas físicas ou jurídicas) que explorem a terra na condição de proprietário, posseiro, arrendatário e parceiro e que, possuam Receita Operacional Bruta/Renda Anual de até R$ 2.400.000,00.

Procure sua agência para mais informações sobre contratação e disponibilidade do produto.

Investimento Agropecuário

Saiba mais

É uma linha de crédito que permite o investimento na aquisição de bens essenciais à produção e modernização do agronegócio, como, por exemplo, máquinas agrícolas. Esse apoio pode ajudar no aumento da capacidade produtiva e a diversificação das atividades.

Crescimento

Você aumenta a rentabilidade do seu agronegócio investindo em bens e serviços que serão utilizados em vários ciclos produtivos, aumentando a capacidade produtiva e diversificando as atividades.

Oportunidade 

Através desta linha você pode financiar:

  • Construção, ampliação e reforma de benfeitorias;
  • Aquisição de máquinas, equipamentos e veículos;
  • Obras de irrigação e drenagem;
  • Formação de lavouras permanentes;
  • Formação ou recuperação de pastagens, entre outros.

Produtores rurais, pessoas físicas e jurídicas, associados ao Sicredi que necessitam de recursos para investir no seu agronegócio.

Procure sua agência para saber mais informações sobre prazos, limites de financiamento, condições de contratação e disponibilidade do produto.

FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) Desenvolvimento Rural

saiba mais

Fundo Constitucional que visa promover o desenvolvimento econômico e social da região Centro-Oeste (DF, MT, MS e GO) do país. O FCO Rural está disponível para Produtores Rurais que desejam iniciar, ampliar ou modernizar suas atividades produtivas.

Oportunidade

Com o fundo constitucional, o produtor rural tem a chance de investir no agronegócio.

Desenvolvimento Rural

  • Projetos que resultem no desenvolvimento da atividade rural e de produção artesanal de produtos como doces, biscoitos, geleias, queijos e iogurtes;
  • Projetos para implantação, modernização e ampliação de agroindústrias conduzidas pelos produtores, entre outros;
  • Prazo de até 12 anos, de acordo com a finalidade do crédito.

Retenção de Matrizes na Planície Pantaneira

  • Incentivar, viabilizar e consolidar o desenvolvimento da bovinocultura de corte na região Centro-Oeste, financiando a retenção de fêmeas bovinas;
  • Prazo de até 8 anos.

Produtores Rurais Associados ao Sicredi, cooperativas de produção e associações do setor rural, com atividades produtivas no Distrito Federal e nos Estados de MT, MS e GO.

Procure a sua agência para mais informações sobre contratação e disponibilidade do produto.