No portfólio da Fundação Sicredi, contamos com políticas, diretrizes, ferramentas e capacitações que auxiliam na implantação sistêmica da sustentabilidade, além de uma governança que reforça a importância do tema entre as cooperativas.
Confira
da Fundação Sicredi
A publicação tem como principal objetivo informar como geramos valor para associados, colaboradores, comunidades e para todos que fazem o Sicredi acontecer.
Normativo que fornece princípios e diretrizes para nortear a tomada de decisão em todos os âmbitos do negócio e no relacionamento com as partes interessadas.
Conjunto de diretrizes que possuem caráter orientativo e educativo, visando apoiar o Sistema Sicredi a evoluir nos temas focais de sua estratégia de sustentabilidade.
Compromisso voluntário através do qual o Sistema adota os Dez Princípios do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como norteadores para desenvolver e implementar o tema dentro do nosso negócio.
É o conjunto de referências (iniciativas e indicadores) sistêmicas para auxiliar as cooperativas e centrais a serem protagonistas do desenvolvimento local e sustentável em suas regiões. Além disso, é a base para a Medição de Impacto Positivo do Sicredi.
Fomento e desenvolvimento da estratégia para potencializar a governança de implantação da Política e Estratégia de Sustentabilidade através dos Comitês de Sustentabilidade nos 3 níveis do Sistema.
Encontro anual que reúne colaboradores e lideranças de todo o Sistema com o objetivo de promover o alinhamento da estratégia e da visão de sustentabilidade, inspirar atitudes e fortalecer o protagonismo de todas as cooperativas na busca pelo desenvolvimento sustentável.
É uma estratégia de gestão que combina desempenho econômico, social e ambiental, possibilitando processos mais eficientes e melhores produtos e serviços, com menor impacto ao meio ambiente
O Sicredi vem evoluindo em sua estratégia de Gestão de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), buscando contribuir cada vez mais com uma agenda positiva de combate às mudanças climáticas.
O Referencial de Desenvolvimento Sustentável é o conjunto de referências (iniciativas e indicadores) sistêmicas para auxiliar as cooperativas e centrais a serem protagonistas do desenvolvimento local e sustentável em suas regiões. Ele também é a base para a Medição de Impacto Positivo do Sicredi, processo que visa mensurar o nosso desempenho em sustentabilidade nos níveis nacional, regional e local.
Por ser um tema transversal, a sustentabilidade permeia todas as frentes e dimensões dentro da organização. Com base na definição e nos principais objetivos mapeados, o modelo do Referencial de Desenvolvimento Sustentável foi estruturado mapeando todas as iniciativas, programas e ações desenvolvidas sistemicamente. Ele é um insumo essencial para a criação do planejamento estratégico de sustentabilidade e para que possamos avançar em nossos compromissos institucionais.
O Referencial é um conjunto de iniciativas e indicadores com o objetivo de oferecer um direcionamento institucional para auxiliar as cooperativas a serem ainda mais protagonistas do desenvolvimento local e sustentável em suas regiões.
Conheça mais sobre o ReferencialO Referencial também será base para a Medição do Impacto Positivo do Sicredi, processo que visa mensurar o nosso desempenho em sustentabilidade nos níveis nacional, regional e local.
O Sicredi vem evoluindo sua estratégia de Gestão de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), contribuindo para a agenda de combate às mudanças climáticas e contemplando um diagnóstico completo das operações, bem como meios de redução e neutralização.
Em 2020 o Sicredi realizou a adesão sistêmica ao Programa Brasileiro GHG Protocol. A partir de então, nosso Inventário de Gases de Efeito Estufa passou a ser publicado anualmente no Registro Público de Emissões do Programa. Acesse os nossos Inventários Sistêmicos já publicados: