Nossa agenda sustentável
Indo ao encontro com uma agenda sustentável global e necessária, o Recuperando Nascentes chama a atenção da população para os impactos climáticos e humanos no meio ambiente. Através de um trabalho de conscientização, a proposta é que produtores e comunidades busquem a cooperativa com o objetivo de recuperar nascentes em suas propriedades.
Após a inscrição por meio de um formulário, a cooperativa inicia a composição de um plano técnico, que leva em consideração aspectos da área a ser recuperada (flora, solo, relevo e outros). Posteriormente, voluntários e comunidade se juntam em ações de plantio que materializam a compreensão coletiva sobre a importância de iniciativas deste tipo. Após isso, a cooperativa segue acompanhando a área, para mensurar os resultados.
Com resultados inquestionáveis nas áreas em que é aplicado, o projeto do Sicredi deixa um legado forjado desde o seu primeiro momento. Na cooperação, a conexão entre homem e natureza se fortalece. E na união de diferentes vozes, a importância da conservação e manutenção de um bem natural vital para a construção de um futuro possível, se perpetua para além dos limites da comunidade.
Como funciona?
1) Cada associado tem direito a recuperação de apenas uma nascente, mesmo que possua mais de uma propriedade.
2) O cronograma de realização é definido pela Cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA;
3) Apenas uma nascente por mês.
4) A adesão ao projeto é voluntária.
5) O associado deve procurar a agência para o preenchimento do formulário de solicitação de adesão ao projeto.
O que a cooperativa oferece?
1) Diagnóstico técnico da área identificando tipo de flora, solo e relevo.
2) Proposição do projeto de reflorestamento de acordo com as necessidades da propriedade.
3) Elaboração de relatório de acompanhamento pós-implantação.
4) Realização do evento de plantio com cooperados, colaboradores e voluntários.