WhatsApp

Governança

Palavra do presidente

Clemente Renosto

Presidente Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP

Clemente Renosto

Amigos associados e associadas da Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP. Um novo ano começa e com ele surgem inúmeras oportunidades. Estamos aqui, novamente, para dizer que nossa cooperativa seguiu cumprindo com seus propósitos, e mais uma vez colheu excelentes resultados financeiros e sociais, graças ao trabalho valoroso de nossas equipes e a confiança da sociedade.

Diversos frutos foram colhidos, garantindo a prosperidade de nossa instituição e sobretudo o crescimento das comunidades onde atuamos. Isso está confirmado nos grandes resultados financeiros obtidos, no volume de negócios realizados, e no aumento de nossa base de associados, que cresce cada vez mais rapidamente.

Levamos cerca de 30 anos para alcançar a marca de 60 mil associados, e pouco mais de um ano e meio para chegar aos 70 mil associados. Este número nos enche de orgulho, e só foi possível por conta do aumento da credibilidade do cooperativismo de crédito e do Sicredi em particular.

Também seguimos ampliando nossa rede de atendimento para estarmos cada vez mais perto de

nossos associados. Foram quatro inaugurações de agências, sendo duas em shopping centers, o que simboliza o caráter inovador de nossa instituição, que está alinhada às novas tendências de mercado.

Mais agências e mais associados representam novas oportunidades de realizarmos nosso propósito de sermos o instrumento financeiro para que pessoas e empresas possam concretizar seus sonhos e objetivos. Consequência disso é que chegamos a expressiva marca de R$ 2 bilhões em ativos, o que nos coloca entre as maiores instituições financeiras cooperativas do Brasil.

O Sicredi, porém, olha muito além do resultado financeiro. Os impactos sociais de nossas ações também foram muito valorosos. Em 2022, firmamos novas parcerias que permitirão ampliar o programa A União Faz a Vida neste ano que se inicia.

Além disso, seguimos com nossas ações de neutralização da emissão de carbono, beneficiamos centenas de famílias e instituições através das campanhas Inverno e Natal Cooperativo, e compartilhamos conhecimento sobre educação financeira, algo fundamental para que as pessoas possam ter uma vida mais digna.

Também colocamos em prática o Fundo Social que financiou mais de XXX projetos de responsabilidade social em toda nossa área de atuação. Ao todo, foram distribuídos mais de mais de R$ 300 mil em recursos que contribuíram para o desenvolvimento de iniciativas em áreas como saúde, esporte, cultura, segurança, meio ambiente, entre outros.

Feitos como este nos enchem de orgulho, e tudo isso só foi possível pelo incansável trabalho de nossos colaboradores, que se dedicam para manter vivos os valores do cooperativismo e para atender as necessidades de nossos associados.

Que 2023 seja repleto de novas conquistas. A Sicredi Parque renova seu compromisso de seguir trabalhando para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e próspera.

Conselho De Administração

Por meio do Conselho de Administração (CONSAD), os associados também participam da governança e da gestão da Cooperativa. O presidente do Consad da Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP integra o grupo que elege o Conselho de Administração da Central PR/SP/RJ, que por sua vez contribui na eleição dos conselheiros da Sicredi Participações (SicrediPar), holding que controla o Sistema.

Conselho Fiscal

A cada biênio também é realizada a eleição do Conselho Fiscal (CONFIS), também durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO). O órgão é responsável por monitorar o cumprimento dos deveres legais e estatutários da administração da cooperativa.

Diretoria

Indicados pelo Conselho de Administração, os diretores são os responsáveis pela gestão executiva, operacional e de negócios da Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP.