Desenvolvimento do Cooperativismo

Juntos, podemos transformar as nossas regiões

Fundo Social

O fundo social é destinado a atender ações sociais de interesse coletivo, tais como, educação, cultura, esportes, saúde e segurança, contribuindo para o desenvolvimento social das comunidades na área de ação da Cooperativa.

Cooperativas Escolares

As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Em sua essência, buscam formular uma proposta pedagógica com a participação do corpo discente em atividades práticas.Tem como principal objetivo, oportunizar aos jovens uma formação que contribua com o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, através da vivência de um modelo cooperativo sustentável.

Programa A União Faz a Vida

O Programa A União faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania.

Programa Crescer

O Programa Crescer é o Programa de Formação Cooperativa do Sistema de Crédito Cooperativo - Sicredi. Com milhares de associados e mais de mil pontos de atendimento, o Sicredi busca difundir a cultura da cooperação, acreditando que é essencial criar condições para que os cidadãos possam capacitar-se e crescer. O Programa Crescer visa promover a compreensão sobre o funcionamento das sociedades cooperativas, especialmente as cooperativas de crédito integrantes do Sicredi.

Programa Pertencer

No Sicredi, o modelo de gestão valoriza a participação dos associados, que exercem o papel de donos do negócio, conforme os princípios do cooperativismo. O Programa Pertencer foi criado, justamente, como forma de organizar e estimular essa participação nos processos decisórios dos associados em relação as suas respectivas cooperativas de crédito filiadas ao Sicredi. Com isso, o Programa traz ainda mais transparência para o Sistema como um todo e qualifica a participação desses associados nos rumos e na governança das cooperativas.

Dia de Cooperar - Dia C

O Dia de Cooperar (Dia C), é um movimento de responsabilidade social que prevê iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas, com o irrestrito apoio do Sistema OCB e de suas unidades estaduais.

Cooperação na Ponta do Lápis

O Programa Cooperação na Ponta do Lápis, o programa nacional de educação financeira do Sicredi, tem como propósito de cooperar para uma vida financeira sustentável. Composto por ações planejadas de modo que atendam necessidades de jovens, crianças e adultos, a iniciativa busca levar educação financeira para as regiões em que a instituição financeira cooperativa atua, apoiando diretamente os associados e as comunidades locais.