Programa Cooperação na Ponta do Lápis
A gente acredita que, por meio da Educação Financeira, podemos transformar nossa relação com o dinheiro e conquistar maior independência e liberdade para nossa vida. Por isso, em conjunto com todas as nossas cooperativas, centrais e a Fundação Sicredi, lançamos o nosso Programa Nacional de Educação Financeira: Cooperação na Ponta do Lápis. Com as ações do Programa, vamos compartilhar práticas que podem trazer uma vida financeira mais sustentável para muitas pessoas.
Ao compartilhar informação e boas práticas financeiras, queremos melhorar a nossa relação com o dinheiro.
Nosso Programa é para todos. Queremos ajudar a transformar a vida financeira das pessoas nas comunidades em que atuamos levando mais informação, conhecimento e boas práticas para melhorar a nossa relação com o dinheiro. Por isso, inicialmente teremos ações voltadas a pessoas físicas, microempreendedores, adolescentes e crianças para que no futuro possamos fazer ainda mais, sempre tendo como base a economia comportamental.
Nossos materiais e ações consideram as diferenças entre públicos e, por isso, usamos linguagens, conteúdos e formatos adaptados a cada perfil. O Programa é vivo e está em constante evolução, sempre procurando fazer a diferença na vida das pessoas.
Nossa atuação em Educação Financeira não nasceu agora: iniciativas locais já existem desde 2016. Na Semana Nacional de Educação Financeira 2019 (Semana ENEF), por exemplo, fomos responsáveis por 37% das ações realizadas em todo o Brasil, impactando mais de 4,4 milhões de pessoas.
Com o sucesso das iniciativas na Semana ENEF, percebemos a necessidade de um programa dedicado a promover a Educação Financeira de forma contínua e permanente. Por isso, iniciamos uma grande mobilização para expandir nosso alcance. Ao criar o Programa Cooperação na Ponta do Lápis, reunimos as experiências das nossas cooperativas de diferentes regiões e aprimoramos os materiais utilizados em ações locais.
Assim, construímos o Programa Cooperação na Ponta do Lápis: de forma colaborativa e com o objetivo de proporcionar uma vida financeira mais sustentável por meio da Educação Financeira.