Do passado que ensina ao futuro que inspira

Livro histórico

Ao longo da história, incontáveis iniciativas cooperativadas ao redor do mundo têm servido de base para o aprimoramento, o desenvolvimento e a transformação das comunidades nas quais surgem e pelas quais atuam. Uma delas, com sementes plantadas e frutificadas na região Noroeste do Rio Grande do Sul (e em pleno processo de expansão para Minas Gerais), está abrigada no quase um século de atividades da Sicredi das Culturas RS/MG, cuja trajetória se reflete nas páginas desta obra.

A partir da coleta de depoimentos e de uma pesquisa minuciosa, esta obra traz o resgate histórico das ações e das pessoas que, desde 1925 até 2020, vêm construindo uma das cooperativas de crédito mais sólidas e representativas do país. Seu principal objetivo é oferecer ao leitor uma compreensão geral e um resumo da história das quatro cooperativas de crédito (dos municípios gaúchos de Ajuricaba, Augusto Pestana, Panambi e Santo Augusto) que se uniram para formar a atual instituição financeira cooperativa Sicredi das Culturas RS/MG, resgatando episódios marcantes que servem de modelo e de inspiração para o contínuo processo de expansão e crescimento da cooperativa.

Livro celebra 95 anos de
história e cooperação

Obra traz resgate histórico

Conteúdo aberto

O cooperativismo é um conceito universal que expressa uma das melhores e mais elaboradas facetas da humanidade, quando as pessoas integrantes de uma comunidade decidem unir esforços em favor da conquista de benefícios comuns.