Sicredi Celeiro Centro Oeste


Desenvolvimento do Cooperativismo

Juntos, podemos transformar as nossas regiões

Programa A União Faz a Vida

O Programa A União faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania.

Programa A União Faz a Vida em nossa comunidade.

O Programa União Faz a Vida foi desenvol­vido pelo Sistema Sicredi em 1995 para ampliar o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo e a natureza das sociedades cooperativas. E até hoje segue o lema que inspirou sua criação e seu principal objetivo: promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adoles­centes. Por meio da metodologia de proje­tos, os estudantes deixam o papel de receptores de conhecimento e tornam-se protagonistas do processo de aprendiza­gem.

No início de 2019, a Sicredi Celeiro implan­tou o programa em Chapadão do Sul nas Escola Municipais Ribeirão, Pedra Branca e Aroeira, todas escolas rurais. Para a dire­tora das escolas rurais, Josiana Gomes foi bastante desafiador. "A metodologia do PUFV é diferente, o aluno faz parte, é pesquisador, o projeto é construído duran­te o ano letivo, isso foi um grande desafio e nossas escolas se desenvolveram muito com esse programa, pois aprendemos a trabalhar através da cooperação", disse. O programa muda a rotina escolar dos alunos, que passam a ser protagonistas. "Aqui é muito diferente, temos horta, temos diversas atividades que em outra escola eu não tinha", destaca a aluna do 7°ano, Monique Kessler Belotti.

Durante o primeiro ano de trabalho 15 projetos foram desenvolvidos, muitas barreiras foram quebradas e a família passou a fazer parte do dia a dia das esco­las. As famílias também são impactadas, como destacou Leandro Ferreira dos Santos, pai de um dos alunos. "O interesse pela escola, pelo estudo e pelas atividades aumentou muito, sem contar o comporta­mento ". 
Consolidado no país em muitos municípios onde o Sicredi está presente, a implanta­ção do PUFV já era um sonho antigo da cooperativa e foi possível devido à parce­ria com Chapadão do Sul. "Esse ano tive­mos muito progresso, é um programa que só tem a crescer, pois envolve toda a comunidade, não só os alunos. E preza pela formação do cidadão, o papel da educação através da cooperação e do cooperativismo", destacou o secretário de educação Guerino Perius.

A metodologia própria baseada nos conce­itos de justiça e cidadania envolve não só professores e alunos, mas faz com que pais e toda a comunidade se interesse pelos projetos desenvolvidos. "Com o União Faz a Vida temos uma escola sem muros, crianças, pais e comunidade se juntam para desenvolver cada detalhe, isso nos emociona muito", detalhou o vice presidente Régis Andrighetto.

"Estamos completando um ano do PUFV em Chapadão do Sul e só temos que agra­decer. É uma realização para nós e saímos com a sensação de dever cumprido por ver os projetos concluídos. Ver a cooperação entre a escola, comunidade e a cooperati­va e ver a nossa contribuição nisso, na formação dessas crianças e jovens", declarou o presidente da cooperativa, Jaime Rohr. 

Baixe o App e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, elogios e reclamações

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003

Abra sua conta