PUFV

Em nossa cooperativa, o Programa A União Faz A Vida é desenvolvido desde 2012 e tem novos frutos a cada ano, contamos com a parceria formada entre a Fundação Sicredi, Prefeituras, Secretarias de Educação, Assessorias Pedagógicas, Colégio Sesi, Apoiadores e pela Comunidade.

Dia C

O Dia C, é um dia especial em que os colaboradores do Sicredi exercem o voluntariado nas comunidades em que atuam, a Centro Sul PR/SC/RJ em 2021, contou com a participação de 428 voluntários, em mais de 24 ações diferentes, impactando mais de 3 mil pessoas. O Dia de Cooperar nasceu em 2009, como uma atividade sistêmica apoiada pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), para ser o momento em que a essência do cooperativismo é colocada em prática. Algumas ações realizadas em 2021, foram arrecadação de alimentos, roupas e cobertores, doação de sangue, realização de exames gratuitos para a prevenção de DST.

Semana Nacional de Educação Financeira – Semana ENEF

A Semana ENEF é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Na semana, ocorrem diversas ações educacionais gratuitas, com o objetivo de disseminar a educação financeira, previdenciária e de seguros, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania e autonomia. Todos os anos o Sicredi participa ativamente dessa semana, pois acreditamos que a promoção de ações educativas nessa área é fundamental para o desenvolvimento do cooperativismo, mas é ainda mais importante para fomentar hábitos de consumo mais conscientes. Em nossas regiões de atuação, a saúde financeira de 2,3 mil crianças, adolescentes e microempreendedores. Em 2021 foram mais de 50 ações realizadas, dentre palestras, seminários, bate-papos e oficinas nas agências, escolas e empresas. Essas ações só foram possíveis ser realizadas com o apoio dos nossos colaboradores que abraçaram a causa e se voluntariam para levar educação financeira para os mais diversos públicos, contamos com a participação de mais de 130 voluntários, impactando mais de 2.300 participantes.

Programa Pertencer

Para estimular a participação nas assembleias e nos processos decisórios da Cooperativa, contamos com o Programa Pertencer, que busca engajar os associados e orientar nosso modelo de gestão participativa. Em 2021, por conta da pandemia, as Assembleias da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ aconteceram de forma online e com todos os cuidados necessários. Foram 890 associados participantes, espalhados pelas nossas agências.

Programa Crescer

Difundir a cultura do cooperativismo e do cooperativismo de crédito entre nossos associados: este é o objetivo do Programa Crescer. A formação amplia a compreensão sobre o funcionamento de uma sociedade cooperativa e sobre o papel do associado na governança do negócio, ajudando a formar as futuras lideranças da Cooperativa. Em 2021 foram mais de 320 associados participantes nos estados do PR e SC sendo mais de 120 mulheres, fortalecendo cada vez mais a igualdade de gênero. Desse total 119 são jovens, todos preparados para serem futuros coordenadores de núcleo nas nossas agências. Os associados no estado do Rio de Janeiro também tiveram a oportunidade de conhecer mais a força do Cooperativismo e nosso modelo de governança.