Desenvolvimento do Cooperativismo

Juntos, podemos transformar as nossas regiões

Programa A União Faz a Vida

O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de educação do Sicredi. O PUFV tem como objetivo construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania para crianças e adolescentes no Brasil, mudando assim a vida deles, de suas famílias e comunidades. A forma de ensinar valoriza os saberes, os espaços comunitários, as atividades coletivas, a cooperação e o exercício da cidadania.

Comitê Mulher

O Comitê Mulher da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP é formado por associadas das agências nos estados do Paraná e de São Paulo. O objetivo do comitê é envolver ainda mais as mulheres nas ações desenvolvidas, por meio do estímulo ao cooperativismo, ao empoderamento e a liderança feminina, o que reflete nos papéis desempenhados por elas nas comunidades. O Comitê Mulher está ligado a uma rede global de lideranças femininas chamada Global Women’s Leadership Network do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (sigla em inglês Woccu), por meio do programa Sisters Society.

Comitê Jovem

O Comitê Jovem incentiva os associados a se aproximarem da gestão da cooperativa e a desenvolverem a liderança nos locais onde vivem. Em julho de 2020, o projeto desenvolvido pelo jovem Vinícius Mattia, de Palotina (PR), teve grande repercussão internacional e venceu o WYCUP – World Young Credit Union People, com o case “Agricultura familiar e alimentos sustentáveis”. Vinícius foi o primeiro jovem associado do mundo a conquistar esse feito.

Cooperação na Ponta do Lápis

Educação financeira é um processo que pode e deve ser aprendido desde cedo. O caminho para desenvolver novos hábitos, que façam com que os gastos sejam adequados ao orçamento e ainda permitam a realização de sonhos, é longo, mas não precisa ser trilhado sozinho. Por conta disso, a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, engajada nessa causa, participa do programa Cooperação na Ponta do Lápis. O projeto leva oficinas gratuitas de educação financeira para os municípios e conta com parceria com a Maurício de Sousa Produções. As crianças e jovens das escolas participantes recebem revistas em quadrinhos da Turma da Mônica, com a temática “educação financeira para crianças”.

Programa Pertencer

O programa Pertencer estimula a participação ativa dos associados na cooperativa por meio das Assembleias de Núcleo e das Reuniões de Prestação de Contas, momento onde o associado exerce o papel de dono do negócio, aprova relatórios e contas do ano anterior e fica sabendo sobre o desempenho da cooperativa.

Programa Crescer

Principal iniciativa na difusão do cooperativismo, o programa Crescer inicia com o “Boas-Vindas”, primeiro contato do recém-associado com a cultura do cooperativismo e onde ele conhece os diferenciais entre ser cliente de uma instituição financeira tradicional e associado de uma cooperativa de crédito. Durante o programa, são abordados assuntos que envolvem a vida do associado dentro da cooperativa e sobre o momento de exercer a função de dono. O programa é dividido em dois percursos: “Contribuindo para o crescimento coletivo” e “Compartilhando decisões e resultados”.