Sicredi e Turma da Mônica Jovem distribuem 1,3 milhão de gibis com dicas de Educação Financeira
Parceria entre a instituição financeira cooperativa e a Mauricio de Sousa Produções chega a escolas e agências da Sicredi Planalto das Águas PR/SP reforçando ações da Semana Nacional da Educação Financeira
Para informar os jovens com dicas sobre planejamento financeiro, controle dos gastos e a importância do hábito de poupar e investir, o Sicredi lança nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro as três primeiras edições das revistas em quadrinhos da Turma da Mônica Jovem com temática de educação financeira. A iniciativa integra a parceria da instituição financeira cooperativa com a Mauricio de Sousa Produções e que já resultou em seis edições de gibis especiais e desenhos animados da Turma da Mônica sobre o tema.
As revistas em quadrinhos, baseadas no conteúdo do Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central do Brasil, são gratuitas e ficam disponíveis nas agências da Sicredi Planalto das Águas PR/SP. O material também será utilizado em oficinas de educação financeira realizadas pela cooperativa com adolescentes e jovens.
Mauricio de Sousa ressalta a importância de tratar temas importantes com uma linguagem voltada para as novas gerações. “Em minha juventude, se tivesse essas informações, me ajudaria muito no início de minha vida profissional. Nestas revistas são passadas dicas importantes por meio dos personagens, que já fazem parte do universo jovem, na linguagem leve e eficaz dos quadrinhos”, aponta.
No estado do Paraná, o Sicredi firmou um acordo com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED-PR), para a distribuição gratuita de 1,3 milhão de gibis da Turma da Mônica Jovem. Essa distribuição será realizada para todos os estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino, por meio das agências do Sicredi. Segundo o Secretário de Educação, Renato Feder, os exemplares contribuirão para que os estudantes aprimorem, por meio da leitura, ainda mais seus conhecimentos e conceitos sobre educação financeira. O trabalho com este componente curricular no estado do Paraná, tem como objetivo ajudar os jovens e adolescentes a se relacionarem de forma saudável com os recursos financeiros, melhorando suas expectativas presentes e futuras.
Para marcar a o início da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), as 16 agências da cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP estão distribuindo os gibis da Turma da Mônica à comunidade, enfatizando sobre a importância de falarmos sobre educação financeira desde os primeiro anos escolares.
O presidente da Sicredi Planalto das Águas PR/SP Fabio Peterlini destaca que a iniciativa faz parte das ações da cooperativa para contribuir com a educação financeira das futuras gerações. O Presidente ainda ressalta: “Acreditamos que conceitos aprendidos na infância e na adolescência podem ser consolidados na vida adulta para uma vida financeira mais saudável. Por isso, nossas iniciativas englobam todos os públicos, incluindo crianças e jovens. A partir do conhecimento, queremos ajudar a construir uma sociedade mais próspera”.
O lançamento das revistas em quadrinhos integra as ações da cooperativa durante a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), entre os dias 8 e 14 de novembro. No período, também estão programadas atividades como oficinas de educação financeira.
“Os nossos projetos na área de educação financeira estão conectados com os propósitos do cooperativismo de crédito, e para o sucesso de cada iniciativa contamos com um parceiro fundamental: os colaboradores voluntários, que durante as oficinas e atividades, seguem impactando positivamente nossos associados e as comunidades onde atuamos”, finaliza o Diretor Executivo da cooperativa, o Sr. Valmir Dzivielevski.