Programas

Desenvolvimento do Cooperativismo

Acompanhe nossos programas

Jornada da Educação Financeira das Escolas

O Sicredi lançou em 2019 seu programa de Educação Financeira, o Cooperação na ponta do Lápis, tendo como objetivo cooperar para uma vida financeira mais sustentável; as ações são voltadas para diversos públicos: crianças, adolescentes, pessoa física, pessoa jurídica e MEI.

Em 2021 impactamos cerca de 19 milhões de pessoas com a realização de 7.682 ações voltadas para comunidade. A Sicredi Evolução acompanha esse movimento realizando palestras para cooperativas parceiras, para crianças, adolescentes, mulheres e associados.

E em 2022 implantamos a Jornada de Educação Financeira nas escolas, um programa que visa sensibilizar futuras gerações por meio da formação de professores conectando educação financeira com o currículo escolar. Nosso piloto da jornada foi implantado em 6 escolas das cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sapé, para mais de 80 professores e impactando 1814 alunos do 1º ao 5º ano do fundamental.

Programa Crescer

Programa Crescer: A Força de fazer juntos

O programa Crescer é o nosso principal programa de educação cooperativista que visa difundir a cultura do cooperativismo entre associados, colaboradores e lideranças. As ações do Crescer abordam conteúdos sobre nossa história, princípios do cooperativismo e os diferenciais do cooperativismo crédito. Aproximadamente 300 colaboradores foram capacitados no ano de 2021, também formamos nossos conselheiros. Em 2022 iniciamos as ações com nossos associados nas 8 cidades em que atuamos em 19 agências.

Comitê Mulher

Em 2021 instituímos o Comitê Mulher da Sicredi Evolução com o objetivo de promover a equidade de gênero, o empoderamento e a formação de mulheres para que possam assumir novos papéis e espaços de liderança na cooperativa e na comunidade.

Além das formações em cooperativismo, diversidade e inclusão, propósito, carreira e liderança, o comitê realizou ações no outubro rosa, trazendo um debate sobre o câncer de mama. Em 2022, segue fazendo a diferença, trouxe o Webinar Internacional sobre Equidade de Gênero, com professoras e especialista do Brasil e Portugal.

E mais recentemente foi convidado pela Fundação Sicredi para fazer parte do piloto da Plataforma de formação on-line, uma ferramenta que vai disponibilizar diversos cursos às associadas.

Doação de EPI'S

O Sicredi está ao lado de seus associados, colaboradores e das comunidades no enfrentamento da pandemia do coronavírus (COVID-l9). A cooperativa realizou diversas ações de responsabilidade social contando, inclusive, com muitas doações importantes.

CLIQUE AQUI para acessar o relatório completo sobre o projeto "Gente que coopera cuida".

O principal objetivo da ação da Cooperativa foi fortalecer o enfrentamento à COVID-19 e minimizar os efeitos da pandemia.

Para isso, a Sicredi Evolução atuou com o projeto “Gente que coopera cuida “doando um total de R$ 700 mil, distribuído para mais de 50 instituições públicas, privadas, organizações assistenciais e fundações, nos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Mamanguape, Campina Grande, Patos, Guarabira e Solânea, localidades onde há uma agência física da Sicredi Evolução. As doações beneficiaram aproximadamente 10 mil pessoas.

As doações incluíram compras de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), além de cestas básicas, material de limpeza, fraldas geriátricas, kits de higiene pessoal e totem de álcool em gel.

Selo Defensoria Pública de Responsabilidade Social

Em paralelo à ação " Gente que coopera, cuida" da Cooperativa, os colaboradores tiveram a iniciativa de arrecadar alimentos, totalizando 839 kg, para doar às pessoas em situação de vulnerabilidade. Essa atitude beneficiou 145 famílias ,1184 pessoas e rendeu à instituição financeira cooperativa o Selo Defensoria Pública de Responsabilidade Social, uma certificação concedida pela DPE-PB para motivar a iniciativa privada, bem como organizações e instituições, a contribuírem com a proteção das populações mais carentes, especialmente durante a pandemia da Covid-19.

Doações de Face Shield

A cooperativa fez um Drive Thru, onde os profissionais da saúde associados da cooperativa, podiam retirar Face Shield gratuitamente, no total foram distribuídas 3 mil unidades.

Clínicas, hospitais e cooperativas também receberam as doações de Face Shield, aproximadamente 50 instituições foram beneficiadas com a doação de 2 mil unidades.

Totem de álcool em gel

A Sicredi Evolução também se fez presente nos ambientes das empresas, instituições parceiras, clínicas e tribunais com a doação de 100 unidades de Totens de álcool em gel.