Movimento Vivescer com Educadores de Canarana, Querência e Ribeirão Cascalheira.

Canarana-MT

Mais um círculo de ações dialógicas foi dinamizado com os educadores da rede municipal de educação de Canarana e, nas vozes dos educadores a atenção para este momento se faz importante, necessária e esperada, tanto pelos profissionais como pela sociedade, que tem desafiado a escola a refletir sobre as práticas pedagógicas e o desenvolvimento das aprendizagens, considerando as diversas realidades das crianças e adolescentes que integram o cotidiano das instituições.

Foram realizados cinco encontros, com os grupos:

• APRENDER CRIANDO - Educadores da Educação Infantil

• ESPIRAL DA APRENDIZAGEM - Ensino Fundamental

• ALFABELETRAR - Alfabetizadores

• CHÁS, PUFV E MUITAS EMOÇÕES - Educadores de todas as áreas

• LIDERAR - Gestores escolares

Os encontros aprofundaram saberes sobre as práticas cotidianas dos educadores, abordando com elas as competências e habilidades inerentes aos ofícios desenvolvidos nas escolas. Vários depoimentos, participações efetivas, integrações harmoniosas e aprendizagens para a vida a partir das relações de aprendência. Com este movimento, os educadores do PUFV de uma maneira virtual construíram representações sobre suas profissionalidades, repensando com elas as práticas com os meninos e meninas.

 

"Uma grande verdade: precisamos saber da realidade dos nossos alunos" - Elvira Narcizo de Oliveira

"Gratidão por esse momento! <3" - Debora Vieira

"Foi gratidão ouvir as palavras. A fala que mais me marcou foi o conto dos meninos da praça. Me vejo reclamando tanto, enquanto tem muitos passando por situações piores. Belas palavras, chorei do início ao fim. Grande aprendizado." - Priscila Pereira

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Querência-MT

O movimento Vivescer realizado com os educadores do PUFV de Querência ocorreu de forma intensa e muito significativa. Olhares, percepções, escutas, diálogos e os princípios da cooperação e da cidadania ilustraram a construção coletiva, organizada a partir dos contextos identitários dos grupos temáticos. Cada grupo integrou um cenário virtual, preparado para cuidar e acolher todos os participantes e, desta forma constituir um lugar de pertencimento dos educadores e de fortalecimento das experiências que estes estão dinamizando com os meninos e meninas, nos seus territórios de vida.

Foram desenvolvidos onze encontros, contemplando uma estrutura holística que permitiu olhar a trajetória dos educadores, suas experiências, suas identidades e com elas as infâncias guardadas, as adolescências esperadas e as juventudes vividas. À luz das alianças teóricas e do repertório sobre a práxis, do entendimento da relação trabalho/vida, os momentos foram nutridos de sensibilidade, de visão pedagógica e do exercício de cultivo da aprendizagem como condição de humanidade e profissionalidade.

Cada grupo, com sua identidade, refletiu sobre o trabalho com as crianças e adolescentes e os seus cotidianos e desta forma, mais um círculo interdisciplinar possibilitou as vozes e a integração dos educadores do Programa A União Faz A Vida, conforme estrutura:

• ALFABETIZADORES - Rodas, redes e multiletramentos cotidianos;

• EDUCADORES DO CAMPO - Imagens, realidades e práticas cooperativas das/nas escolas do campo;

• EDUCAÇÃO INFANTIL (4 E 5 ANOS) - Infâncias, tempos e sentidos;

• EDUCAÇÃO INFANTIL ( ATÉ 3 ANOS) - Círculos, diálogos e retratos das infâncias;

• EDUCADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL - Espiral de aprendencias;

• GESTORES ESCOLARES - Territórios da gestão;

• EDUCADORES DA APAE - Imaginário social e saberes da/na profissão;

 

“Estou entusiasmada com a mensagem sobre o Vivescer” - Lenir Freo

“Me emocionei muito” - Maria Salete Moreira Barbosa

“Saindo da reunião muito feliz e pensando sobre minhas práticas e com novas ideias” - Cleidete Lohmann

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Ribeirão Cascalheira-MT

Uma roda de conversa coletiva potencializou reflexões sobre o ser educador neste momento histórico, onde aprendizagens, ressignificações, construções socias, e a vivência de valores foram elementos nucleares de diálogo, versando sobre as realidades do campo e da cidade, suas singularidades e expressões de desenvolvimento de saberes. Assim foi o encontro com os Educadores da rede municipal de educação de Ribeirão Cascalheira, no dia vinte e um de agosto. Um encontro virtual nutrido de esperanças, expectativas e concepções sobre os desafios da sociedade do conhecimento.

A roda de conversa na construção e ressignificação dos conhecimentos, objetivou o aprofundamento sobre as competências e habilidades imprescindíveis para o trabalho docente, implicando processos interdisciplinares sob a mediação dialógica entre educador, sua formação, sua profissão e a comunidade onde atua. De forma participativa os educadores integram o encontro, revelando suas inteirezas e as expectativas diante das circunstâncias vivenciadas em seus cotidianos, cuja complexidade também é sinalizada nas diversas dimensões do trabalho pedagógico.

 

“Gratidão! É um momento de isolamento nesse período durante a pandemia Covid-19. Nós profissionais temos que buscar o melhor para fazer essa transformação de mundo.” - Celia Soares Barros

 

Por: Jussara Cristina Mayer Ceron, Assessora Pedagógica.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Araxingu

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!