WhatsApp

9º encontro do PUFV

Evento deste ano é realizado de forma totalmente online com transmissão ao vivo pelo Youtube, com alcance interestadual.

25 anos de PUFV

Desde 1995, o programa A União Faz a Vida promove a educação por um mundo mais cooperativo. Conheça nossa história, a metodologia e nossos princípios.

Com o Movimento Vivescer realizado no Município de Querência as realidades das instituições são transformadas. Assim tem acontecido na CMEI Mundo encantado! Além de transformações muitas superações!

Foram superados desafios e aprendido muito! Foram vivenciadas experiências de ressignificação e com elas a transformação dos espaços da escola, construindo novos sentidos e pertenças. E tudo provocado pelas formações que o PUFV tem realizado com os gestores.

Provocações que tem percorrido as relações aprendentes, as dinâmicas de trabalho, os compromissos pedagógicos, sociais e políticos das instituições. Compromissos abraçados pelas gestoras “Marcia Ulrich Bisello e Carla Maria Weber Bonmann”, que além de muito parceiras, acreditadoras do programa, defensoras de uma escola para todos, praticantes de um trabalho de qualidade, contam com riqueza de detalhes o que fizeram para transformar o cotidiano da instituição.

PARABÉNS!

O PUFV reconhece a competência de todos os profissionais desta instituição, que é parceira e exemplo de vivência dos princípios da COOPERAÇÃO e da CIDADANIA, e, por isso, celebra com a comunidade um lindo vídeo ilustrativo desta construção feita por muitas mãos.

Movimento Vivescer em Querência - MT

A Gestora Escolar da Escola Municipal Pioneiros de Canarana, de Canarana - MT, Mariza de Oliveira Almeida, tem desenvolvido através dos princípios do PUFV e de suas experiências como acreditadora da metodologia do programa o resgate de toda a comunidade da instituição. Para esta dinamização conta com a parceria de sua coordenadora, dos educadores e demais servidores que integram a realidade da escola e que prezam pela Pedagogia das Sensibilidades, produzindo nas relações o cuidado e o fortalecimento dos vínculos, além de muita expressividade no que se refere a construção de espaços de diálogo.

Muito ativa e comprometida com o processo formativo de sua equipe, Mariza integra todas as ações como protagonista e como líder, que pelo exemplo comunica a importância que o PUFV tem para a comunidade escolar, assim como para a aprendizagem das crianças e suas reverberações na dinâmica de relacionamento entre os educadores de todas as áreas e ofícios escolares.

Após cada encontro dinamizado mensalmente com as células de estudo em Canarana, Mariza e Denise Pertile_ coordenadora Pedagógica, abraçam os pressupostos trabalhados e, promovem a fluência pedagógica e relacional, o envolvimento de todos na construção do projeto político pedagógico da escola, como composição estratégica para a qualidade dos serviços prestados. Uma das lindas ações foi a produção das vozes dos familiares e das crianças, quando na escola deixaram suas marcas em um painel, demonstrado o que aquele lugar representa em suas vidas. Vamos conhecer melhor este trabalho e, o quanto ele tem repercutido na comunidade? Assista o video aqui em nossa página.

Projeto: Pelas janelas do olhar.

Erica Pesamosca é Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Parque Imperial, no Município de Querência e, uma das profissionais que assiduamente e inteiramente participa das ações do PUFV.

Independente   das ações, por conta das demandas de sua função, Erica entende que, tudo o que o PUFV realiza contribui efetiva e afetivamente para a construção das aprendizagens necessárias para o exercício da docência e para a vida em comunidade. Assim, a profissional destaca no vídeo ilustrativo, quando revela seu comprometimento e sua pertença tanto para com a escola, da qual integra e lidera, quanto para a sua vida pessoal e profissional.

Erica atua na educação de Querência e é uma referência local em alfabetização e como coordenadora de um coletivo de educadores tem utilizado do seu percurso no PUFV para apreciar as experiências dos pares e impulsionar os fazeres junto as famílias. Sua relação com o programa é de cumplicidade e em cada ação, agora com um recorte para o período de pandemia, fez-se sempre presente, acompanhando os diálogos individuais, a aplicação dos mapas de empatia, os encontros com os coletivos da escola, a sensibilização municipal e, os encontros temáticos do movimento Vivescer. Com sua voz, e, com sua inteireza, vamos conhecer o que ela nos conta sobre as vivências no seu município?

Projeto: Coordenação Escolar em tempos de pandemia

Depoimentos

Confira alguns depoimentos de alunos, educadores e pessoas impactadas pelas ações do programa A União Faz a Vida na area de atuação da Sicredi Araxingu.