O cooperativismo de crédito vem desenvolvendo papel relevante para proporcionar acesso a serviços financeiros completos em municípios considerados de difícil acesso a instituições financeiras. É o que mostra o terceiro estudo da série “Benefícios do Cooperativismo de Crédito”, organizada por nós.

O trabalho avaliou a atuação dos bancos privados, públicos e cooperativas entre 2010 e 2018, gerando índices que mostram o nível de dificuldade para a atuação física das instituições em cada município. Para isso, nossa equipe de economistas desenvolveu o Índice de Presença Bancária (IPB), que reflete a probabilidade de não se ter uma agência em determinada cidade, e os Índices Municipais de Bancarização (IMB) relativo e absoluto, que conseguem, a partir do IPB, demonstrar o nível de penetração das instituições em municípios de difícil atuação. 

Os resultados trouxeram evidências de que, comparada às demais, a rede de atendimento cooperativo está em locais de mais difícil bancarização. “Ao atuar em locais de difícil acesso para a rede bancária, as cooperativas acabam sendo uma solução para atender às necessidades de pequenos e microempresários nessas regiões, contribuindo para o desenvolvimento local. Além disso, trata-se de um modelo de negócio que se diferencia pela proximidade com os associados, oferecendo atendimento completo, com ampla gama de produtos e serviços financeiros, mas tendo um papel consultivo junto a cada um deles”, explica Pedro Ramos, economista-chefe do Sicredi.

“O conceito de relacionamento que empregamos é fisital, no qual o atendimento está disponível por meio dos canais móveis, e as pessoas têm a alternativa de utilizar a agência para necessidades específicas”, completa César Bochi, diretor de Administração.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Aracaju

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!