Encontro abordou o tema “Gestão de gente: o cuidado

com o bem mais precioso para a educação”

            A Sicredi UniEstados reuniu, nesta quarta-feira, 20, gestores educacionais – Secretários de Educação, Gestores representantes das escolas, Coordenadores Locais e Assessores Pedagógicos – do Programa A União Faz a Vida de 13 municípios da área de atuação da cooperativa no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Durante todo o dia, na Villa Trentin, eles participaram de uma formação continuada com o tema “Gestão de Gente: o cuidado com o bem mais precioso para a educação”. O encontro foi conduzido pela psicóloga, especialista em Gestão Escolar, Francele Concatto, assessora do Programa A União Faz a Vida - PUFV há 11 anos.

            As boas-vindas aos gestores educacionais foi feita pela Analista de Desenvolvimento do Cooperativismo, Janaine Ferreira, responsável pelo Programa A União Faz a Vida na Sicredi UniEstados, que falou da alegria deste encontro ter sido possível em formato presencial, seguindo os protocolos e cuidados, momento muito aguardado após um ano de atividades marcadas pela modalidade híbrida, especialmente nos espaços escolares. Por isso, afirmou que o objetivo do encontro era envolver, impactar e conectar todos nas mais diferentes realidades.

            PRECISAMOS DE PESSOAS QUE SAIBAM SE RELACIONAR

A abertura do evento contou com a presença do presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani, que destacou que o momento fora especialmente pensado para os gestores educacionais, para troca de ideias e opiniões, construção de novos conhecimentos e saberes.

Também dividiu com os presentes um questionamento comum que lhe fazem: por que uma cooperativa investe em educação? Segundo ele, é somente por meio da educação que as pessoas aprendem a se relacionarem, serem líderes e a se comunicarem. Conforme falou, tanto as empresas como as cooperativas necessitam de pessoas em seus negócios que saibam falar, que sejam empreendedoras, tenham visão do futuro, saibam discutir os assuntos e se envolver nas conversas.

            De acordo com Parmeggiani, a maior dificuldade hoje é encontrá-las. “O que nós precisamos, mesmo, são pessoas que saibam se relacionar, tenham participação na comunidade, envolvimento, quer seja nas escolas, quer seja nas nossas comunidades, nas instituições”, disse. Por isso, enalteceu que a educação é um dos pilares do cooperativismo.

            CONECTANDO GESTORES EDUCACIONAIS

            A formação deste dia foi a continuidade de um primeiro encontro virtual realizado no dia 9 de setembro, que teve como tema “O maestro e a orquestra: a gestão escolar e seus desafios contemporâneos”, e integra a proposta da formação Conectando Gestores Educacionais.

            O foco da assessora pedagógica Francele Concatto foi dar subsídios ao gestor escolar para lidar e trabalhar com suas equipes de uma forma mais assertiva. Segundo ela, foi realizada uma pesquisa com os gestores sobre os desafios que se deparam na gestão escolar, sendo que a temática gestão de pessoas foi um dos pilares que se sobressaiu: como lidar com as resistências, com a equipe e como torná-la coesa e unida em torno do trabalho.

            Francele abordou o tema sob a perspectiva da gestão de gente, o olhar do trabalho em equipe, fortalecimento da equipe, a gestão de conflitos e das emoções. Ela explanou sobre os aspectos que estão envolvidos ao lidar e trabalhar com gente. Segundo a especialista, com a chegada de mais um final do ano, o grande desafio é preparar a volta de toda a equipe em um cenário diferente dos dois últimos anos.

            COOPERATIVAS ESCOLARES

A tarde foi conduzida pela Andréia Paula Bombardelli, Assessora de Programas Sociais da Sicredi UniEstados, que apresentou toda a estrutura pedagógica com relação ao desenvolvimento do Programa Cooperativas Escolares. Durante sua fala, exemplificou a sistemática de trabalho trazendo exemplos vivenciados nas cooperativas que já se encontram em fase de implantação e desenvolvimento: Coopertiba, de Itatiba do Sul e a Coopacal, de Campinas do Sul.

Segundo ela, “A partir da vivência dos princípios do cooperativismo, os estudantes iniciam um movimento que mobiliza os conhecimentos de Liderança, Educação Financeira, Empreendedorismo Social e Inclusão Social. Um movimento que reforça o protagonismo dos estudantes, nas e para as comunidades que integram”.

Francele Concatto, Assessora do Programa, reforçou a intencionalidade da proposta e trouxe algumas vivências que reassumem o compromisso com um processo genuíno e de qualidade para o desenvolvimento dos estudantes e das comunidades.

21.10.2021

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi UniEstados

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!