Sicredi Ouro Verde MT beneficia 88 projetos de entidades beneficentes
Entidades beneficentes de Acorizal, Alto Paraguai, Diamantino, Itanhangá, Cuiabá, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nobres, Nova Maringá, Nova Mutum, Rosário Oeste, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro e Tapurah foram contempladas com recursos do Fundo Social da Sicredi Ouro Verde MT. Ao todo, 88 projetos receberão apoio financeiro para que sejam implementados ao longo de 2021.
O Fundo Social é composto por parte do Resultado alcançado pela cooperativa e é destinado para apoiar entidades que atuem em benefício da comunidade em que estão inseridas. “São nossos mais de 90 mil associados que destinam parte dos seus recursos para que possamos contribuir com a nossa comunidade”, destaca o presidente da Sicredi Ouro Verde MT, Eledir Pedro Techio.
Em 2021, o Fundo Social da Sicredi Ouro Verde MT beneficiou projetos que fortalecem a cooperação e o desenvolvimento local, e que promovem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) de educação de qualidade, saúde e bem-estar, igualdade de gênero, redução das desigualdades, paz, justiça e instituições eficazes.
Uma das instituições beneficiadas é o Instituto Desportivo da Criança (IDC), de Cuiabá, que promove a inclusão social de crianças e adolescentes. “A nossa instituição vem sendo beneficiada há alguns anos pelo Fundo Social, uma iniciativa do Sicredi que vem auxiliando nos projetos e nos programas sociais desenvolvidos por nós, nas atividades de educação, saúde e meio ambiente, e assim fortalece o nosso trabalho junto à comunidade”, salienta Maria Selma Peaguda Lopes, representante da instituição.
Além do apoio às entidades beneficentes, em 2021 a Sicredi Ouro Verde MT desenvolveu uma campanha em prol das instituições de saúde dos 15 municípios da sua área de atuação. Com a iniciativa Cooperação para Salvar Vidas, foram destinados R$5 milhões para a compra de equipamentos hospitalares e equipamentos de proteção individual (EPIs) para unidades de saúde que atuam diretamente no combate à pandemia.
Em São José do Rio Claro, por exemplo, os recursos foram utilizados na implantação da rede de oxigênio do Hospital Municipal, conforme explica a secretária municipal de Saúde, Cleide Maria Anzil. “Esses equipamentos - o respirador, as camas, a rede de oxigênio - hoje são utilizados para salvar vidas. Principalmente num momento tão difícil, o Sicredi teve essa sensibilidade e isso impactou numa organização de serviço para melhor atender aos nossos usuários, nos trazendo esperança e também trazendo vida para as pessoas”, assinala.