Associados da Sicredi Ouro Verde MT recebem remuneração de juros ao capital
Os cerca de 86 mil associados da Sicredi Ouro Verde MT, instituição financeira cooperativa que atua em 15 municípios de Mato Grosso, receberam nesta quarta-feira, 09/12, a remuneração de juros ao capital social investido na cooperativa. O pagamento de juros ao capital, que este ano chega a R$ 8,7 milhões, compõe parte da distribuição de resultados da cooperativa aos associados em 2020. Além da remuneração ao capital social, a Sicredi Ouro Verde MT fará a distribuição de resultados alcançados em 2020, proporcionalmente ao que cada associado movimenta com a cooperativa, após a deliberação dos associados nas assembleias, que acontecem a partir de fevereiro do próximo ano.
Conforme explica o presidente da Sicredi Ouro Verde MT, Eledir Pedro Techio, o pagamento é uma deliberação do Conselho de Administração para remunerar o capital social que os associados investem na cooperativa. “O Conselho de Administração pode autorizar o pagamento quando a cooperativa atinge resultado positivo no exercício. Em 2020, a decisão foi de remunerar o capital dos associados em porcentagem equivalente a 100% da Selic, de 2,91%, que é o valor máximo permitido pela legislação”, salienta o presidente.
A remuneração é paga sobre o saldo médio da cota capital do associado ao longo de 2020 e o valor creditado é tributado pela tabela básica do Imposto de Renda, no caso dos associados pessoa física. Para os associados pessoa jurídica, não há retenção do IR. Os valores creditados e o extrato do capital social podem ser acessados pelos associados por meio do aplicativo do aplicativo do Sicredi e Internet Banking, ou ainda diretamente com os seus gerentes.
O que é capital social?
O capital social é somatório das cotas-partes que os associados investem para a formação do patrimônio da cooperativa. O associado integraliza o capital social na associação e também pode fazer novos aportes esporádicos ou programações mensais. Para a cooperativa, o capital social é importante para a solidez e para o seu crescimento, pois serve de parâmetro da cooperativa para captação e empréstimo de recursos aos associados.