Espaço do Sicredi no Museu a Céu Aberto é entregue oficialmente à comunidade de Panambi
Na tarde de sexta-feira, 1º de outubro, a comunidade de Panambi recebeu oficialmente a estrutura do Sicredi no Museu a Céu Aberto do município. O espaço havia sido inaugurado em abril, quando recebeu as placas com o histórico do Sicredi, em comemoração aos 90 anos da instituição financeira cooperativa em Panambi. Desde então o local passou a receber diversos elementos, como jogo interativo, floreiras e bancos, que a partir de agora estão à disposição da comunidade no local.
A entrega oficial contou com a presença do presidente da Sicredi das Culturas RS/MG, Antenor José Vione, do vice-presidente, Elmo Pedro Von Mühlen, que é cidadão panambiense, do prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, dos diretores e gerentes de área da instituição financeira cooperativa, gerentes de agência de Panambi, além de integrantes do Conselho de Administração da Sicredi das Culturas RS/MG. No local, duas placas resgatam a história quase centenária do Sicredi em Panambi. O espaço é adornado com floreiras e suportes onde foram plantadas árvores para garantir sombra ao local. Nos bancos construídos com madeira plástica, a população tem um espaço para sentar ao ar livre. Para garantir a recreação, há um totem com o Jogo da Cooperação, além de um totem balão interativo para fotografias.
90 anos de história em Panambi
A história do Sicredi em Panambi é fruto da criação da União Colonial, uma associação de agricultores, criada na segunda metade da década de 1920, que surgiu em decorrência direta do movimento cooperativista capitaneado pelo Padre Theodor Amstad. Em 1931 decidiu-se que todas as Uniões Coloniais deveriam instalar Caixas Rurais em suas localidades. Essa ideia foi muito bem aceita na comunidade de Neu-Wüerttemberg e, assim foi fundada a Caixa Rural em Panambi, no dia 25 de abril de 1931, que deu origem à história do Sicredi no município.