Cooperativa Sicredi Recife neutraliza emissões de Gases de Efeito Estufa
Neutralização ocorreu a partir de projeto de conservação florestal na Amazônia
A cooperativa Sicredi Recife neutralizou mais de 51,73 toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE) emitidas em 2019, com maior concentração nas emissões pelo consumo de energia elétrica (39%). A medida integra a iniciativa nacional do Sistema Sicredi de apoiar o Projeto REDD+ Jari Pará, voltado para a geração de créditos de carbono de conservação florestal na Amazônia para neutralizar o total de 35.793 toneladas de GEE emitidos no ano passado pela instituição financeira cooperativa.
Realizada com o apoio da Biofílica, empresa focada em conservação florestal, esta é a primeira iniciativa do Sistema Sicredi com foco em neutralização de GEE em nível nacional e visa aprimorar as práticas sustentáveis de suas 108 cooperativas de crédito, localizadas em 23 estados brasileiros e Distrito Federal. “Como instituição cooperativa financeira estamos comprometidos com as regiões onde atuamos. Na Sicredi Recife continuaremos engajados em minimizar os impactos das nossas operações e atividades, combinando sempre desenvolvimento financeiro com protagonismo sustentável”, afirma o presidente da Sicredi Recife, Floriano Quintas.
Projeto REDD+ Jari Pará
O Projeto de Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal somado a conservação dos estoques de carbono florestal, manejo sustentável de florestas e aumento dos estoques de carbono florestal tem como objetivo evitar o desmatamento e minimizar impactos socioambientais, promovendo benefícios para o clima, biodiversidade e comunidades da região do município de Almeirim, no estado do Pará.
A iniciativa combina atividades de manejo florestal com comercialização de créditos de carbono que são gerados a partir de metodologias internacionalmente reconhecidas, a fim de evitar o desmatamento e minimizar impactos ambientais. Desta forma, ela contribui para a conservação de 496 mil hectares de Floresta Amazônica nativa e de sua biodiversidade, promovendo o desenvolvimento socioeconômico local.
Em 2019, o Sistema Sicredi construiu e divulgou seu segundo Inventário Sistêmico de Emissões de GEE, contendo informações sobre as emissões de todas as cooperativas de crédito integrantes da instituição. O documento, publicado junto ao Programa Brasileiro GHG Protocol, fornece subsídios para criação de estratégias com foco em reduzir emissões de Gases de Efeito Estufa, como utilização de energia renovável e redução de consumo de recursos naturais, por exemplo.
ODS como norteadores
A estratégia de sustentabilidade foi reforçada em 2020, quando o Sistema aderiu ao Pacto Global da ONU, uma iniciativa do órgão para estimular empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa e de desenvolvimento sustentável por meio da adesão a dez princípios relacionados a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e corrupção.
Ao aderir ao pacto, o Sistema Sicredi passou a se comprometer em adotar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como norteadores de seu desenvolvimento. Os ODS foram definidos pela ONU para engajar organizações de todo o mundo em prol de metas como a erradicação da pobreza, o combate à mudança do clima e a preservação dos recursos naturais.
Saiba mais sobre sustentabilidade no Sistema Sicredi acessando a página www.sicredi.com.br/site/sobre-nos/sustentabilidade.