Investir em renda variável é uma boa estratégia para quem está em busca de ter uma carteira diversificada, com potencial para aumentar seus ganhos. Embora este tipo de investimento tenha um risco maior, uma vez que o retorno não é garantido, ele é uma ótima opção para os investidores que querem alcançar ganhos maiores do que aqueles que podem ser obtidos em renda fixa. 

Para minimizar os riscos e ter mais segurança na hora de investir, é possível adotar medidas que vão ajudar neste processo. Continue a leitura e saiba como.

 

Riscos da Renda Variável 

Riscos de mercado

As oscilações do mercado financeiro são comuns e refletem diretamente no seu investimento. O cenário político e econômico pode gerar maior volatilidade no preço das ações, uma vez que muitos ativos são precificados pela oferta e demanda de curto prazo.

Podem existir situações em que o valor de algum ativo caia e permaneça em baixa por um longo período, o que pode impactar na demora para recuperar o seu valor anterior. Nestes casos, um investidor que precise vender a suas ações quando o preço está em baixa, acaba tendo prejuízo.

As possíveis perdas fazem parte do mundo do investimento. É preciso compreender a dinâmica para não se frustrar com momentos de baixa e, se possível, manter até uma possível reversão, caso o mercado seja favorável para um novo cenário de alta.

 

Risco de liquidez

De maneira breve, podemos dizer que a liquidez representa a velocidade em que é possível converter um investimento em dinheiro. Ou seja, quanto maior for a liquidez de um investimento, mais rápido você terá a oportunidade de obter o dinheiro alocado.

O risco de liquidez pode fazer com que você obtenha um menor ganho ao resgatar um investimento. Em casos de baixa liquidez, o valor do seu ativo pode cair, o que acarretará em prejuízos.

Tripé dos investimentos: saiba como funciona e como usar para investir


Como minimizar os riscos na Renda Variável?

Não é possível cortar todos os riscos da renda variável da sua vida, mas você pode adotar estratégias que irão te ajudar a tomar decisões mais estratégicas.

 

Conheça o seu perfil de investidor

O primeiro passo para começar a investir é identificar o seu perfil de investidor. Além de saber qual é o seu nível de tolerância ao risco, o perfil ajuda a definir estratégias de investimento mais assertivas. Algumas pessoas podem querer priorizar a segurança e a estabilidade, enquanto outras podem querer maior rentabilidade apesar dos riscos mais altos. Faça o nosso teste e descubra qual é o seu tipo.

 

Diversifique seus investimentos

Você precisa montar uma carteira de investimentos diversificada. Afinal, você precisa garantir a segurança do seu capital. Ao investir em ativos de renda fixa e variável, com diversos graus de exposição ao risco, é possível, ao mesmo tempo, proteger o dinheiro e garantir uma rentabilidade interessante

Aprenda a diversificar a sua carteira de investimentos.

 

Defina seus objetivos

Você já sabe quais são seus objetivos financeiros? Reflita sobre cada um com critério e atenção. A renda variável pode ser uma melhor opção para as metas de longo prazo.

 

Estude o mercado financeiro

Para obter os melhores resultados, estude mais sobre o mercado e não se esqueça de acompanhar as notícias e a atividade econômica no Brasil e no mundo. Conhecer e entender o funcionamento do mercado de investimentos fará a diferença nas suas escolhas. Acompanhe as principais análises dos nossos especialistas sobre o mercado financeiro.

Gostou das nossas dicas? Você pode aprender sobre investimentos e investir com tranquilidade e segurança com a gente.

Abra a sua conta e seja um associado.

No nosso Blog, você tem acesso a outros conteúdos sobre investimentos.
 

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!