Está pensando em começar a investir? É preciso ter cautela. Para obter os melhores resultados, é importante levar alguns pontos em consideração como, por exemplo, seu perfil de investidor, seus objetivos financeiros e as características de cada investimento.

Existe um conceito que também pode te ajudar a ingressar no mundo dos investimentos com mais confiança: o tripé dos investimentos. Ele é composto por três pilares: rentabilidade, segurança e liquidez. A partir dele, você poderá tomar decisões com um maior embasamento e montar uma carteira de investimentos de acordo com a sua necessidade.

Acompanhe o nosso post, vamos explicar como funciona esse conceito e como você pode usá-lo a seu favor.

 

H2: O que é o tripé dos investimentos?

 

Como já dito anteriormente, o tripé dos investimentos, também conhecido como tripé financeiro, é composto por três fatores essenciais: rentabilidade, segurança e liquidez. Ele tem como objetivo principal ajudar o investidor a entender o mercado e avaliar se o investimento desejado está de acordo com seus objetivos e necessidades.

É a forma ideal para se orientar e tomar decisões cada vez mais assertivas. Para muitas pessoas, a rentabilidade é o fator que mais importa em um investimento, mas esquecem que a liquidez e a segurança precisam ser analisadas e avaliadas corretamente, para não gerar frustrações e, até mesmo, prejuízos.

Ao escolher uma ação, o investidor tende a dar mais importância para até dois desses elementos, deixando um pouco de lado o terceiro item. Por exemplo, uma pessoa pode optar por um investimento mais seguro e com alta liquidez, o que pode torná-lo menos rentável.

 

Rentabilidade, segurança e liquidez: entenda os conceitos

 

Para te ajudar na tomada de decisões, vamos explicar o conceito de cada fator do tripé financeiro. São eles:

Rentabilidade

Em linhas gerais, a rentabilidade corresponde ao retorno que pode ser obtido a partir de um investimento. Ou seja, quanto maior for a rentabilidade, maior será o ganho de capital.

Mas não se esqueça: grandes ganhos tendem a ter riscos maiores.

Liquidez

Esse fator representa a velocidade em que é possível converter um investimento em dinheiro. Ou seja, quanto maior for a liquidez de um investimento, mais rápido você terá a oportunidade de obter o dinheiro alocado.

Mas tenha cuidado: embora haja poucos riscos, você também poderá ter um menor retorno sobre o investimento, devido a uma maior dificuldade em concretizar o negócio pelo preço atual.

Segurança

Aqui, leva-se em consideração justamente a segurança de um investimento. Em suma podemos dizer que não há investimentos isentos de riscos, no entanto alguns se mostram mais seguros que outros.

Atenção: é importante levar em consideração a volatilidade do mercado. Quanto maior for, maior é o risco.

 

Quais são as principais vantagens do tripé dos investimentos?

 

Essa é uma metodologia que vai te ajudar nas tomadas de decisões, de acordo com seus objetivos e seu perfil. Você poderá identificar um dos três fatores do tripé que tem mais peso para você e assim relacioná-los com as suas escolhas financeiras.

Entre as principais vantagens está a carteira personalizada, que a partir do tripé financeiro, pode se tornar mais objetiva com os seus prazos e metas.

Outro fator positivo dessa metodologia é que, com ela, o investidor tem decisões mais inteligentes. A partir de análises, é possível identificar a ação que melhor se enquadra naquilo que você procura.

 

Como avaliar o tripé?

 

A maneira como você vai analisar e avaliar o tripé dos investimentos dependerá exclusivamente das suas metas e de como você quer operar no mercado financeiro.

Você precisará encontrar o ponto de equilíbrio entre os fatores que compõem a metodologia e usá-la ao seu favor, levando em consideração o seu perfil de investidor.

Para obter os melhores resultados, estude mais sobre o mercado e não se esqueça de acompanhar as notícias e a atividade econômica no Brasil e no mundo. Conhecer e entender o funcionamento do mercado de investimentos fará a diferença nas suas escolhas.

Acompanhe as principais análises dos nossos especialistas sobre o mercado financeiro

Esperamos que você tenha entendido como funciona o tripé dos investimentos e possa fazer um excelente uso desse conceito na hora de investir. Quer aprender mais? Te convidamos a acessar o nosso Blog e ficar por dentro de mais dicas. Até a próxima!

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!