O investidor com um perfil mais conservador ou quem está iniciando sua jornada nos investimentos procuram uma coisa em comum: investimentos de baixo risco e alta liquidez. Um dos tipos de investimento que atende a esses dois requisitos são os investimentos de curto prazo. Entretanto, esse tipo de investimento é mais recomendado para quem deseja guardar uma reserva financeira – como a reserva de emergência, por exemplo –, deixando de lado tanto o risco quanto as rentabilidades mais altas.

O curto prazo é caracterizado, principalmente, por investimentos de renda fixa, que são aqueles cujo cálculo da remuneração é previamente definido e informado desde o momento do investimento.

Geralmente, os investimentos de curto prazo são mais indicados para montar reservas financeiras, como por exemplo a reserva de emergência – um montante correspondente a 6 até 12 meses do custo de vida mensal de uma pessoa. O objetivo, nestes casos, passa a ser preservar o poder de compra do dinheiro reservado, ao mesmo tempo que ele fica seguro e com maior liquidez – que indica a possibilidade de sacar o dinheiro a qualquer momento.

Em relação ao período de duração dos investimentos, entende-se que em média eles se dão da seguinte forma:

  • Curto prazo: até 2 ano de aplicação
  • Médio prazo: de 2 até 5 anos
  • Longo prazo: acima de 5 anos

Logo, para ser considerado de curto prazo, o investimento deve ser, em teoria, de até 2 anos de duração. Dentro dessa janela de tempo, existem no mercado inúmeras diferenças em relação à rentabilidade, liquidez e segurança das aplicações. É normal que a equação entre essas três características sempre deixe uma delas de fora. Portanto, nos investimentos de curto prazo em renda fixa, para obter segurança e liquidez, é necessário aceitar uma rentabilidade menor.

Confira a seguir alguns tipos de investimento que oferecem opções no curto prazo:

Poupança

A poupança é a principal porta de entrada para os investimentos, pois além de ser amplamente difundida entre os brasileiros, apresenta algumas vantagens únicas, que outras modalidades de investimento não possuem. Uma conta poupança pode ser aberta com muita facilidade, sem burocracia ou alto valor para investir. Além disso, ela oferece liquidez imediata, pois o dinheiro pode ser sacado a qualquer momento; e não incide imposto de renda. Entretanto, a rentabilidade da poupança é creditada somente no seu “aniversário”, que acontece a cada 30 dias do depósito realizado.

A poupança oferece segurança e liquidez imediata, embora a sua rentabilidade seja relativamente menor que outros tipos de aplicação. O melhor termômetro para avaliar a rentabilidade da poupança é acompanhar a taxa Selic: quando a Selic estiver alta (acima de 8,5% a.a.), a rentabilidade da poupança pode chegar até 0,5% ao mês, ou 6% ao ano.

RDC

O Recibo de Depósito Cooperativo (RDC) é um equivalente das cooperativas de crédito para o CDB (Certificado de Depósito Bancário) dos bancos comerciais. Para o curto prazo, opte por RDC com liquidez diária, que indica que o dinheiro pode ser resgatado a qualquer momento sem aviso prévio. Mesmo com opções de rentabilidade um pouco superiores à poupança, o RDC sofre a incidência do imposto de renda (IR), que varia de acordo com a tabela progressiva da alíquota. No curto prazo, é preciso equacionar o valor do imposto com a rentabilidade.

Fundos de Renda Fixa Conservadores

Um fundo de investimento consiste, basicamente, em um grupo de pessoas que compra cotas de um determinado fundo, que será mantido por uma gestora, responsável pela compra e venda de ativos que fazem parte do patrimônio dos cotistas. A maioria dos fundos não estipula um prazo pré-determinado de permanência, cabendo ao investidor decidir quando realizar o resgate. No curto prazo, o ideal é procurar por fundos de renda fixa com liquidez diária, onde é possível sacar o dinheiro a qualquer momento. Geralmente, o objetivo dessa categoria de fundos é replicar o desempenho de algum bechmark (indicador), como o CDI. Contudo, é preciso ficar atendo às taxas, pois nos fundos de renda fixa há a incidência de IOF – Imposto Sobre Operações Financeiras, antes de 30 dias –, de IR, de acordo com a tabela regressiva, come-cotas semestres e a taxa de administração do fundo.

LCA

A Letra de Crédito para o Agronegócio é outra modalidade de investimento com segurança, que oferece opções de prazos mais curtos. Caso você tenha mais recursos para investir, pode usar a LCA para colocar uma parte dos seus recursos, pois a carência mínima para resgate é de 90 dias, e este prazo é negociado no momento da aplicação. Uma das maiores vantagens da LCA é a isenção de IR e IOF para a pessoa física, além de chances de rentabilidade um pouco acima da média de mercado.

Você tem interesse em investir no curto prazo? Pode contar com o Sicredi. Oferecemos um amplo portfólio de investimentos para nossos associados, com boas possibilidades de diversificação, mesmo para curto prazo.

Venha fazer parte do Sicredi. Seja um associado.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!