Era Open Banking, virou Open Finance. E, desde então, muitas dúvidas ainda pairam no ar sobre esse assunto que desperta tanta curiosidade e está impactando a vida financeira de todos nós. Vamos dar sequência à nossa série de conteúdos para entender, na prática, essa mudança?

 

O que é Open Finance?

 

Nós estamos participando do processo de implementação do Open Banking no Brasil desde o início. Se você nunca ouviu falar dessa iniciativa do Banco Central, nós explicamos para você: o principal objetivo da inovação é dar mais liberdade para os consumidores do sistema financeiro, facilitando o acesso às informações sobre tarifas e taxas praticadas pelas instituições, e permitindo o compartilhamento de dados pelo consumidor para receber melhores ofertas. Essa já é uma realidade no Reino Unido e em outros países.

Com ele, o consumidor vai conseguir levar suas informações para onde quiser, sem ter que começar um relacionamento do zero ao escolher uma instituição ou produto financeiro. Por exemplo, ao realizar um financiamento de imóvel ou pedir um empréstimo. Com o compartilhamento dos seus dados, as instituições conseguirão propor ofertas melhores e mais aderentes ao seu momento de vida. O Open Banking está evoluindo para o Open Finance, mas o objetivo permanece o mesmo.

 

Open Banking e Open Finance: qual a diferença?

 

A grande diferença entre o Open Banking e o Open Finance é que enquanto o primeiro tem como proposta o compartilhamento de informações entre instituições bancárias, o segundo expande essa ideia para outras instituições financeiras do mercado, como corretoras de investimentos, seguros e previdência, câmbio e adquirência. Por isso, podemos afirmar que o Open Finance é a evolução do Open Banking, com a abertura de um leque maior de possibilidades para os consumidores. Essa mudança começou a ser implementada em dezembro de 2021, quando iniciou-se o compartilhamento de dados das instituições financeiras com o Banco Central.

Todas as instituições participantes precisam ser autorizadas pelo Banco Central. Dessa forma, é possível garantir maior transparência, segurança e praticidade. Com todos os processos dentro dos canais digitais oficiais das instituições financeiras, via aplicativo ou internet banking, é o consumidor quem fará a solicitação do compartilhamento e decidirá quais instituições terão acesso aos seus dados, além de indicar para qual finalidade. Além disso, você poderá contar com nossos canais de relacionamento e redes sociais para esclarecer suas dúvidas.

 

Open Finance do Sicredi

 

É normal que, com todas essas informações, você se pergunte: “E como isso vai afetar o meu relacionamento com o Sicredi?”. Para responder a essa questão, temos ótimas notícias.

Essa iniciativa vai render muitas vantagens. No Open Banking, por exemplo, ao solicitar o aumento do limite do cartão de crédito que você tem conosco, poderá contar com o histórico de outra instituição nessa aprovação. Já com o Open Finance, você também poderá compartilhar as informações dos seus investimentos ao começar a investir conosco, assim poderemos lhe oferecer uma carteira de investimentos mais adequada para o seu perfil e objetivo.

Quem ainda não é nosso associado poderá trazer seu histórico financeiro ao criar sua conta e terá não somente uma equidade em relação às suas experiências passadas, mas também poderá aproveitar todos os benefícios que só as cooperativas de crédito oferecem, como a essência do cooperativismo, que tem como foco as necessidades do associado e a garantia de produtos e serviços adequados e justos para as pessoas e seus negócios, além do apoio ao desenvolvimento sustentável de cada região.

 

Quando será possível ter acesso ao Open Finance?

 

A implementação do Open Finance acontece por fases. A cada nova fase, novas facilidades são disponibilizadas no sistema financeiro aberto. O Open Banking já está disponível para todos os associados pelos canais digitais oficiais das instituições financeiras e para os nossos associados no menu do aplicativo Sicredi. Entenda como funciona a jornada de compartilhamento de dados e fique de olho nas novidades para se manter atualizado sobre o assunto.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando as próximas novidades sobre o Open Finance no Blog.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!