O Open Finance está trazendo oportunidades aos usuários no Brasil desde 2021. Nos próximos meses e durante o ano de 2024, serão implementadas, gradualmente, novas melhorias na qualidade dos dados, a entrada de novas instituições e o compartilhamento de dados mais complexos. O Sicredi, desde sempre, está engajado na revolução para melhorar a experiência do usuário. 

A promessa é que o sistema proporcione uma quebra de paradigmas no mundo financeiro como conhecemos hoje, e a principal beneficiada será a população, que terá mais liberdade para escolher a melhor oferta, mais facilidade para controle e maior autonomia da vida financeira

 Você ainda não faz parte dessa revolução? Continue a leitura para entender o que o Open Finance já está proporcionando de benefícios e o que ainda está por vir. 

 

O compartilhamento de dados além da oferta

 

Quando falamos o que é Open Finance, é sobre construir relacionamento com você, oferecer vantagens concretas, personalizadas e facilitadas, auxiliando as pessoas a partir das suas necessidades financeiras. Ao autorizar o compartilhamento dos seus dados com o Sicredi, por exemplo, nossos gerentes têm acesso às informações do seu histórico financeiro como crédito e cartão de crédito, o que permite ofertar produtos mais aderentes a cada realidade.

As novidades estão chegando gradativamente e, entre os serviços previstos, será possível realizar transações como: trazer dinheiro de outras contas de mesma titularidade e realizar recargas de celular e pagamentos utilizando o saldo de outras instituições financeiras.

 

Mas, na prática, você sabe como utilizar o Open Finance? 

 

Antes de tudo, é importante destacar que as informações somente são compartilhadas mediante a solicitação do usuário via canal digital oficial da instituição. No caso dos associados do Sicredi, essa solicitação é realizada no aplicativo no menu “Open Finance”. 

Saiba como o Open Finance pode ajudar você a conquistar seus objetivos

Agora que você está no controle dos seus dados, vamos listar alguns exemplos práticos de como o Open Finance pode melhorar a qualidade e a agilidade do seu relacionamento com as instituições financeiras, mas principalmente com a gente:  

  • Aumento do limite do cartão de crédito;
  • Novas opções de investimento;
  • Crédito pessoal com menores taxas;
  • Mais facilidade para financiamentos;
  • Recursos para gestão financeira.  

 

Dados: este é o futuro do mercado financeiro

 

Você sabia que, nestes dois anos de criação do Open Finance, já foram mais de 23,5 milhões de pessoas compartilhando dados até o momento? Os dados impressionantes foram divulgados pelo levantamento realizado pelo Banco Central

E as empresas também não ficam de fora! O compartilhamento de dados pela pessoa jurídica traz vantagens significativas para empreendedores, permitindo uma gestão financeira mais eficiente e acesso a produtos e serviços personalizados. 

De acordo com uma pesquisa recente da Febraban sobre Tecnologia Bancária em 2023, 53% das instituições financeiras acreditam que, até o final deste ano, 10% de sua base de clientes terá aderido ao Open Finance. Além disso, 75% dessas instituições utilizarão os dados para gerar valor, ampliando sua oferta de produtos e serviços financeiros. 

Diante desse cenário, os atuais produtos e serviços ofertados pelas instituições financeiras deixam de ser um diferencial competitivo. Entram em cena outras ações para realmente agregar valor à gestão financeira dos usuários: com os insights gerados pelos dados, é possível atendê-los de forma cada vez mais adaptada às suas necessidades. 

Além disso, a vida financeira poderá ser centralizada em uma única plataforma, com concentração de saldos e extratos, por exemplo. Nos próximos meses devem surgir mais produtos, serviços e negócios inovadores a partir de todas as necessidades específicas mapeadas. Tudo isso de forma cada vez mais digital, simplificando e reduzindo custos dos serviços.

 

Sicredi: o futuro começa aqui!

 

No Sicredi, estamos comprometidos com o sucesso dos nossos associados. Quem compartilhou os dados com a gente já está recebendo ofertas exclusivas pelo aplicativo. E os resultados falam por si: foram concedidos mais de R$ 3,5 milhões de aumento de limite de crédito em cartões e mais de R$ 7,3 milhões em crédito aos associados que compartilharam seus dados via Open Finance.

E você não precisa ficar preocupado com a segurança das suas informações. O Open Finance é um ecossistema seguro, uma vez que apenas você pode dar o consentimento para o compartilhamento de seus dados. Além disso, funciona de acordo com a autenticação e confirmação seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados

Porém, os cuidados que você deve ter ao realizar suas movimentações financeiras devem permanecer os mesmos. É sempre importante estar alerta para evitar cair em golpes.

Para te ajudar, aqui você encontra algumas dicas para conseguir identificar fraudes em potencial! 

Chegou a sua vez de fazer parte dessa revolução! Torne-se um associado do Sicredi e dê um passo rumo ao futuro e sucesso financeiro. Aproveite todas as vantagens que o Open Finance tem a oferecer e conte com o Sicredi para proporcionar a melhor experiência financeira da sua vida.

Venha para o Sicredi e faça parte dessa transformação! Se você ainda não é um associado, junte-se a nós aqui abra sua conta.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!