5 dicas para usar bem o décimo terceiro
Com organização, é possível iniciar o ano sem dívidas
A chegada do fim do ano significa presentes, férias, impostos e gastos com matrículas, mensalidades e materiais escolares. Em alguns casos, o décimo terceiro salário ajuda muito. Em outros, a renda extra já chega toda comprometida na conta. Se não houver organização financeira, há a possibilidade de começar o ano no negativo. Por isso, listamos cinco sugestões para fazer o 13º render mais.
1. Se você não possui dívidas a quitar ou se você quitou e ainda sobrou algum valor, faça as compras de fim de ano à vista, evitando parcelamentos que alongam as dívidas e comprometem parte do orçamento futuro. Esse é um bom momento para planejar a viagem de férias e ainda conseguir um desconto que pode fazer a diferença e garantir sua tranquilidade.
2. Aproveite a concorrência no comércio para pesquisar preços e tentar negociar melhores valores pelos produtos que planeja comprar.
3. Se possível, antecipe as suas compras de fim de ano. Quanto menor for o seu prazo para pesquisar, maior a sua chance de ter que comprar por um valor mais alto.
4. Está com dívidas? Aproveite o ‘dinheiro extra’ em mãos para tentar renegociar dívidas sem parcelar, evitando assim a cobrança de mais juros e ainda possibilitando um desconto significativo no valor total da dívida.
5. Se as dívidas não existem, ou são poucas, aproveite para juntar o valor do 13º para pagar sem parcelamento tributos como IPTU e IPVA, usufruindo dos descontos do pagamento antecipado.