Agora que você já sabe o que é ser um MEI chegou a hora de entender o passo a passo para regularizar a sua atividade como profissional autônomo.

Para poder se cadastrar como MEI, é necessário ter os seguintes documentos à mão:

  • RG, Título de eleitor ou Declaração do Imposto de Renda;
  • Dados do seu endereço residencial e contato;
  • Dados do seu negócio (tipo de atividade realizada, forma de atuação, local e se ele consta na lista de ocupações do MEI);
  • Cadastro no Portal de Serviços do governo federal.

Após reunir os documentos listados acima, você estará pronto para se inscrever no MEI. Primeiro, é necessário acessar este site do governo federal (será preciso utilizar CPF e senha cadastrados, citados aqui anteriormente). Caso você ainda não seja cadastrado no site, basta clicar no botão “Crie sua conta gov.br” e realizar o cadastramento.

O próximo passo é fornecer as informações conforme solicitadas, como Título de eleitor ou Declaração do Imposto de Renda, entre outros. É importante preencher todos os campos com atenção, o sistema só permite três tentativas de validação, antes de bloquear o cadastro por 24h.

Após preencher as colunas solicitadas, confira os dados e confirme a sua inscrição. Pronto, agora você já é um Microempreendedor Individual. Lembre-se sempre de manter suas parcelas do DAS em dia. Lembrando que o DAS é o boleto mensal a ser pago pelo MEI e garante os benefícios de seguridade social. A data de pagamento é sempre no dia 20.

Confira nossos conteúdos sempre que tiver alguma dúvida.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!