Quem não gosta de uma promoção? Descontos são sempre bem-vindos, e a Black Friday sempre está cheia de oportunidades incríveis em vários segmentos do comércio brasileiro.

Mas é preciso estar atentos: são em momentos como este que golpistas agem para roubar seu dinheiro e seus dados.

Você pretende aproveitar a Black Friday este ano? Então, veja algumas dicas para fazer suas compras com segurança:

1 Desconfie de preços muito baixos

Um dos golpes mais comuns é o do falso desconto. Aquele produto que está com o preço tão baixo que parece mentira. Dica: normalmente, é mentira mesmo.

Para não cair nessa fraude, é sempre válido pesquisar o preço antes da chegada da Black Friday. Veja o histórico daquele produto em vários sites. Se ele estiver muito abaixo que o comum, desconfie.

2 Aposte em lojas confiáveis

Hackers e pessoas mal-intencionadas se aproveitam da Black Friday para tentar roubar dados pessoais, como número de documentos, senhas e códigos de segurança dos cartões de crédito. Então, é indicado comprar apenas em lojas que você já conhece ou a recomendação de algum familiar ou amigo que já tenha comprado e recebido o produto.

Existem sites desconhecidos e outros que até imitam os originais de grandes marcas. Desconfie sempre de preços muito baixos em relação à concorrência e sempre verifique no seu navegador se o site tem certificados de segurança, indicados com um ícone de cadeado ao lado do “www”.

Se encontrar alguma promoção muito atrativa em outra loja não tão famosa, é indicado pesquisar em redes sociais e até em sites de reclamações. Assim, você poderá descobrir se a marca é confiável. Vale também desconfiar daquelas ligações que pedem para digitar seu nome, CPF ou informações de seu cartão.

3 Use seu cartão virtual

Os cartões virtuais surgiram como um jeito bem mais simples, rápido e seguro de comprar na internet, porém atenção nunca é demais. Pelo nosso aplicativo, você gera, virtualmente, um cartão com numeração, validade e código de segurança diferentes daqueles do seu cartão físico, oferecendo, inclusive, um CVV temporário. O lançamento do valor é feito na fatura do seu cartão físico e o limite usado para a compra é vinculado a ele também. Se houver qualquer problema, você não precisa se desfazer do seu cartão plástico – é só entrar em contato conosco para gerar um novo cartão virtual.

Se for fazer alguma compra na Black Friday, não esqueça as dicas acima e lembre-se: se precisar de alguma ajuda, é só entrar em contato pela central de atendimento ou redes sociais. Boas compras!

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!