Cooperativismo de Crédito

O que é Cooperativismo?

O cooperativismo é um instrumento de organização econômica da sociedade. Criado na Europa no século XIX, caracteriza-se como uma forma de ajuda mútua por meio da cooperação e da parceria.

Hoje, quase 200 anos depois, este modelo está cada vez mais forte. Tendo como base a associação voluntária de pessoas em torno de um objetivo comum, as cooperativas reúnem milhões de pessoas ao redor do mundo em projetos que geram renda, e oportunidade de trabalho e promovem o desenvolvimento regional.

Assista o vídeo produzido em homenaggem ao Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito.

Princípios do Cooperativismo

  •   Adesão voluntária e livre
  •   Autonomia e independência
  •   Interesse pela comunidade
  •   Gestão democrática
  •   Educação, formação e informação
  •   Participação econômica
  •   Intercooperação
Cooperar significa atuar, juntamente com outros, para um mesmo fim; contribuir com trabalho, auxílio; colaborar.
Cooperar significa atuar, juntamente com outros, para um mesmo fim; contribuir com trabalho, auxílio; colaborar.
Associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente para satisfazer suas necessidades econômicas, sociais ou culturais em comum, por meio de uma empresa de propriedade conjunta e de gestão democrática.
Associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente para satisfazer suas necessidades econômicas, sociais ou culturais em comum, por meio de uma empresa de propriedade conjunta e de gestão democrática.

Cooperativismo de crédito

Entre os diversos tipos de associação cooperativa estão as cooperativas de crédito. Criadas para oferecer soluções financeiras de acordo com as necessidades dos associados. Elas são um importante instrumento de incentivo para o desenvolvimento econômico e social. Isto porque utilizam seus ativos para financiar os próprios associados, mantendo os recursos nas comunidades onde eles foram gerados.

Na América Latina, o cooperativismo de crédito teve início em 1902, na localidade de Linha Imperial, município de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, pelas mãos do padre suíço Theodor Amstad.  Hoje, essa cooperativa faz parte do Sicredi com o nome de Sicredi Pioneira RS.

Sicredi
Bancos
O que é O que é Sociedade de pessoas O que é Sociedade de capital
Quem é o dono Quem é o dono Você Quem é o dono Investidores
Como são tomadas as decisões Como são tomadas as decisões Democraticamente pelos associados 1 associado = 1 voto Como são tomadas as decisões Pelos sócios investidores de acordo com sua participação no capital (volume de ações)
O que é feito com o resultado financeiro O que é feito com o resultado financeiro A assembleia dos associados tem o poder de decidir se as sobras (resultado financeiro) serão distribuídas entre os associados ou reinvestidas na própria cooperativa O que é feito com o resultado financeiro É distribuído entre os investidores de acordo com sua participação no capital (volume de ações)
Como é feita a distribuição de resultados Como é feita a distribuição de resultados Proporcionalmente ao volume de operações realizadas pelo associado Como é feita a distribuição de resultados Proporcionalmente à participação no capital (volume de ações adquiridas), independente do uso dos serviços do banco
Que serviços oferece Que serviços oferece Serviços bancários desenvolvidos de acordo com as necessidades dos associados Que serviços oferece Serviços bancários desenvolvidos de acordo com os interesses da instituição

Fale conosco
  • Serviços por telefone

    Capitais e regiões metropolitanas - Cartões, Conta-corrente, Internet Banking e Demais. *(Custo de uma ligação local)

    3003 4770

    Demais regiões. Cartões, Conta-corrente, Internet Banking e demais produtos e serviços.

    0800 724 4770
  • SAC

    Informações, elogios e reclamações

    0800 724 7220

    Deficientes auditivos ou de fala

    0800 724 0525

    Chamada Internacional (Ligação a cobrar)

    0513 378 4472
  • Ouvidoria/Denúncia

    0800 646 2519
  • Localizar agência
Baixe nosso app
Sicredi nas redes
Baixe o aplicativo oficial
do Sicredi.