A gestão democrática na cooperativa significa que ela será gerida de modo democrático e participativo, ou seja, cada associado é considerado "dono do negócio" e pode participar das assembleias para decidir os rumos da cooperativa de crédito, os lucros, os líderes e mais por meio do seu voto. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo.

 

O que é cooperativismo?

 

O cooperativismo surgiu na Europa, no século XIX, visando unir pessoas com o mesmo objetivo que colaboram entre si para o crescimento de todos. Atualmente, essa finalidade permanece, as cooperativas de crédito visam o desenvolvimento social e econômico da comunidade e administram de modo que seja transparente e solidário.

Existem 7 princípios que norteiam as cooperativas, como adesão voluntária e livre, gestão democrática, participação econômica dos membros e mais. Além disso, o cooperativismo de crédito conta com diversos benefícios, como o atendimento próximo e humanizado para buscar soluções personalizadas para você.

 

O que é uma gestão democrática na cooperativa?

 

As cooperativas são formadas por indivíduos e administradas por seus associados, que foram escolhidos de forma democrática nas assembleias. Quando você abre uma conta corrente em uma cooperativa de crédito, você se torna um associado, ou seja, é também dono do negócio e não apenas um cliente como em outras instituições financeiras. Assim, você tem direitos e pode fazer parte da tomada de decisões importantes da instituição.
 

Por que participar das assembleias da sua cooperativa?

 

As cooperativas de crédito geralmente escolhem alguns direcionamentos no início do ano, por isso, convocam assembleias para decidir algumas pautas, como eleger as lideranças, saber os ativos e os passivos, o que fazer com as sobras financeiras, dentre outros.

A assembleia é um procedimento previsto na Lei das Cooperativas nº 5.764/71. É na assembleia que os associados exercem seu papel de dono, participando, votando e decidindo os rumos com os outros associados.

Cada associado tem direito a um voto para decidir os próximos passos da cooperativa nas assembleias, ou seja, igualdade de condições para todos os associados. Cada voto é importante e ajuda a definir as metas e os objetivos, além disso, algumas definições são decididas, como regimentos e estatutos.

Além de poderem votar, os associados também podem ser votados. Uma das pautas das assembleias é a eleição para cargos administrativos e fiscais. Todos os associados podem se candidatar aos cargos que estiverem disponíveis, sendo todos eles preenchidos pelos associados da cooperativa.

 

Resultados distribuídos entre todos

 

As cooperativas de crédito não visam gerar lucros como outras instituições financeiras, por isso, quando há sobra financeira resultante de excedentes financeiros positivos, há uma votação na assembleia para decidir o que será feito com esse montante. Se será investido novamente ou se será distribuído proporcionalmente entre os associados.

Saiba como funcionam as assembleias no Sicredi

 

Gestão democrática promove transparência

 

A gestão democrática de uma cooperativa de crédito garante a transparência de todas as atividades administrativas e fiscais. Também há a possibilidade de eleger um Conselho Fiscal para acompanhar e fiscalizar os atos do conselho administrativo e dos gestores executivos da cooperativa.

Além disso, é assegurado o direito de examinar os livros e os documentos da cooperativa a todos as pessoas associadas. Ainda, podem solicitar esclarecimentos da administração, caso encontre alguma irregularidade. Se necessário, pode convocar uma assembleia-geral.

 

A gestão democrática e o investimento em educação e informação

 

Um dos princípios do cooperativismo é a educação, a formação e a informação. Por isso, a gestão democrática das cooperativas investe na educação tanto dos associados quanto da comunidade. O Sicredi, por exemplo, possui alguns programas de educação que abordam assuntos financeiros, sustentabilidade, cooperativismo e mais.

As cooperativas, além de tudo, possuem conteúdos nas plataformas digitais ensinando educação financeira, dicas de organização do orçamento, investimentos, como funcionam as linhas de crédito e mais. E mais, também organizam workshops e eventos para apresentar novos assuntos e novidades do mundo financeiro para que os associados e a comunidade tenham o preparo necessário para desenvolver seus próprios negócios e o local onde estão inseridos.

 

Benefícios de uma gestão democrática nas cooperativas

 

Uma gestão democrática nas cooperativas traz resultados positivos e possui diversas vantagens, como:

  • Escolha de membros para cargos administrativos e fiscais;
  • Geram confiança de todos os associados pela forma de gestão;
  • Rumos e estratégias são decididos de forma democrática;
  • Transparência e possibilidade de fiscalização;
  • Direito de voto igualitário;
  • Sobras financeiras podem ser distribuídas proporcionalmente para cada membro;
  • Investimentos em educação para os membros e para a comunidade.

Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também como ser mais cooperativo hoje. Conheça o círculo virtuoso do cooperativismo e como ele pode contribuir com a sociedade. Até a próxima!

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!