Investimentos

WhatsApp

Análises Econômicas e Financeiras: conte com o Sicredi

Acompanhe aqui as principais análises dos nossos especialistas sobre o mercado financeiro.

Destaques do dia

Brasil

1. Segundo o IBGE, a taxa de desocupação ficou em 5,1% no trimestre encerrado em dezembro, resultado em linha com a mediana das estimativas do mercado. 

 

 

 

 

2. Segundo o BC, o setor público consolidado teve déficit primário de R$ 55,021 bilhões em 2025, ficando em linha com a expectativa do mercado (R$ 56,200 bilhões).

O montante equivale a 0,43% do PIB. . 

 

 

 

 

 

Mundo
 

1. Na Zona do Euro, o PIB cresceu 0,3% no 4º tri. ante os três meses anteriores, segundo a Eurostat.

A variação ficou acima da previsão do mercado (0,2%).

Na comparação anual, o PIB do bloco teve expansão de 1,3% entre julho e setembro. 
 

 

 

 

 

2. Na Zona do Euro, a taxa de desemprego caiu para 6,2% em dezembro, segundo a Eurostat.

A variação ficou abaixo da previsão do mercado (6,3%).

Em novembro, a taxa de desemprego no bloco era de 6,3%.

 

 

 

 

3. Nesta manhã, as bolsas asiáticas fecharam mistas, com cautela global diante da expectativa pela indicação do próximo presidente do Fed e da queda das commodities.

As bolsas europeias sobem e os futuros de NY cedem.

Petróleo recua.

 

 

 

 

 

 

Confira nosso material na íntegra:

Resenha Financeira

Última atualização: 30/01/2026, referente a 29/01/2026.

 

Mundo
Nos Estados Unidos, os mercados acionários encerraram o dia de forma mista. O aumento da aversão ao risco, motivado pela escalada das tensões entre EUA e Irã, elevou a demanda por ações de petroleiras e empresas do setor de defesa — o que acabou sustentando o desempenho do Dow Jones. Na temporada de resultados, Meta e Microsoft foram os grandes destaques ao apresentarem novas sinalizações sobre seus projetos de inteligência artificial (IA), com reações divergentes pelo mercado. Ao final do pregão, o Dow Jones avançou 0,11%, enquanto o S&P 500 recuou 0,13% e o Nasdaq teve baixa de 0,72%.





 
Brasil
Nesta quinta-feira, o avanço do ouro pelo oitavo pregão consecutivo e a queda observada no Nasdaq e no S&P 500 evidenciaram a piora no apetite por risco em Wall Street. O movimento reflete a combinação de tensões geopolíticas entre EUA e Irã, o risco crescente de um shutdown no governo Donald Trump e resultados corporativos divergentes entre as grandes empresas de tecnologia. O Ibovespa acompanhou o clima externo e aproveitou o momento para realizar lucros, devolvendo cerca de 3 mil pontos após ter atingido uma nova máxima histórica pela manhã. Mesmo assim, o índice contou com o suporte de Petrobras e Vale. A força das commodities também contribuiu para a apreciação do real, em meio a um enfraquecimento do dólar e a um movimento de rotação de fluxos para fora dos EUA. No mercado de juros, as taxas voltaram a recuar cerca de 10 pontos-base no trecho intermediário da curva, após o Caged apontar criação líquida de empregos formais abaixo do esperado em 2025 — o pior resultado anual desde o início da série em 2020. Esse cenário se somou à leitura mais dovish do Copom na véspera.
 

Relatórios Econômicos e de Investimentos

Outros relatórios

65ª Edição - Janeiro/2026

Confira as principais informações que impactaram o mercado financeiro no último mês, com as análises detalhadas da nossa equipe especializada em investimentos e análise macroeconômica, além das sugestões de alocações de carteiras, com foco em RPPS.