Investimentos

WhatsApp

Análises Econômicas e Financeiras: conte com o Sicredi

Acompanhe aqui as principais análises dos nossos especialistas sobre o mercado financeiro.

Destaques do dia

Brasil

1. Segundo o IBGE, o volume de serviços prestados subiu 0,3% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal.

O resultado veio em linha com a expectativa do mercado.
 

 

 

 

 

 

 

 

Mundo
 

1. Na Alemanha, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) permaneceu em 2,3% em novembro, repetindo a leitura de outubro, segundo o Destatis.

Em relação a outubro, o CPI alemão caiu 0,2% em novembro.
 

 

 

 

 

 

2. No Reino Unido, a produção industrial subiu 1,1% em outubro ante setembro, segundo o ONS.

O resultado superou a expectativa do mercado, que previa avanço de 0,8% no período. 

 

 

 

 

 

3. Nesta manhã, as bolsas asiáticas fecharam em alta, com avanço de mais de 1% em Tóquio, em meio à expectativa sobre novos cortes de juros nos EUA em 2026.

As bolsas europeias avançam e os futuros de NY operam estáveis.

Petróleo sobe.

 

 

 

 

 

 

Confira nosso material na íntegra:

Resenha Financeira

Última atualização: 12/12/2025, referente a 11/12/2025.

 

Mundo
Nos Estados Unidos, as bolsas encerraram a sessão desta quinta-feira sem direção única. O balanço da Oracle frustrou expectativas e reacendeu preocupações com o setor de tecnologia, o que pesou sobre o Nasdaq, que recuou 0,25%. Em sentido oposto, o bom desempenho das ações de bancos apoiou novas máximas históricas para os demais índices de Wall Street. O Dow Jones avançou 1,34%, renovando recorde de fechamento, enquanto o S&P 500 também marcou novo pico ao subir 0,21%.





 
Brasil
O Ibovespa fechou próximo à estabilidade, mas ainda defendendo o nível dos 159 mil pontos, aos 159.189,10 pontos, em leve alta de 0,07%. O desempenho positivo de bancos e de Vale ajudou a compensar as perdas de quase 2% das ações da Petrobras, pressionadas pela queda do petróleo. Ainda assim, a piora do setor financeiro na reta final do pregão limitou a alta do índice. No mercado de câmbio, o tom duro do comunicado do Copom contribuiu para a valorização do real. A perspectiva de manutenção da Selic em patamar elevado por mais tempo sustenta o apetite por operações de carry trade, o que favorece a moeda brasileira. Em um dia de enfraquecimento global da divisa americana, o dólar recuou 1,21%, para R$ 5,41/US$, com o real sendo destaque entre os emergentes. Já a curva de juros passou por ajuste após a decisão e o comunicado do Copom, considerados “hawkish”, e acabou perdendo inclinação. As taxas dos vértices longos recuaram em torno de 10 pontos-base, enquanto os prazos curtos ficaram praticamente de lado, em linha com a ausência de sinalização clara sobre o início de um ciclo de cortes da Selic. Nesse contexto, o mercado reduziu apostas para afrouxamento monetário em janeiro e puxou um pouco para cima a precificação para o nível da taxa no fim de 2026.
 

Relatórios Econômicos e de Investimentos

Outros relatórios

63ª Edição - Novembro/2025

Confira as principais informações que impactaram o mercado financeiro no último mês, com as análises detalhadas da nossa equipe especializada em investimentos e análise macroeconômica, além das sugestões de alocações de carteiras, com foco em RPPS.