O Brasil registrou, nos últimos 10 anos, um crescimento de 27% do empreendedorismo feminino, segundo um estudo realizado pelo Sebrae a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua), divulgados em abril. Em 2015, havia 8,2 milhões de donas de negócio no país, número que subiu para 10,4 milhões, em dezembro de 2025. 

Entre as milhões de mulheres que contribuem para o fortalecimento do empreendedorismo feminino no Brasil está a empreendedora Samira Chahade, associada à Sicredi Progresso PR/SP, em Suzano/SP. Desde que fundou sua fábrica de pão de queijo, em 2011, a empresária vem ampliando o negócio, que hoje produz cerca de 35 toneladas mensais e se prepara para operar em uma estrutura de 1.000 m².

A história
Em contato com o segmento desde 1995 e, percebendo a oportunidade de mercado, cursou Nutrição e especializou-se em indústria e controle de qualidade.

Anos mais tarde, passou a trabalhar em uma fecularia no Paraná, onde conheceu novos processos que estavam sendo desenvolvidos na produção de pão de queijo e ela pode participar do projeto, sendo pioneira junto da empresa. O projeto era o desenvolvimento da fécula de mandioca modificada para dar mais maciez e liga na massa. A partir de então, começou a atuar com a venda técnica, ou seja, vendia o produto e também ajudava o cliente a desenvolver uma receita.

Foi aí então que, impulsionada pela irmã - a qual já havia provado dos pães de queijo, Samira resolveu abrir a sua própria fábrica. “Não tinha o capital para abrir o negócio. Minha irmã foi minha sócia-investidora, me apoiando para encontrar um espaço e dando suporte financeiro para começar. Tudo foi acontecendo e ali nasceu a Mistura Boa”, conta.

Entre a maternidade e a gestão
Com o pão de queijo tradicional como principal produto da Mistura Boa, a associada relembra o início e seus desafios ao descobrir uma doença na filha recém-nascida. “Ela precisava de um transplante no fígado e até a cirurgia acontecer eu a carregava ‘para cima e para baixo’ em todos os lugares, não havia possibilidade de deixá-la na creche. Mas eu fui compatível para a doação e com 6 meses foi realizada a cirurgia. Ao mesmo tempo, precisava dar o direcionamento para a empresa, equilibrar o fluxo de caixa, dentre outras coisas. Foi um período difícil para conciliar.”

Aos poucos, a empresa tomou forma, foi possível contratar mais funcionários e, com a experiência, ganhar novos mercados fora de Suzano. 

Consolidação
Hoje, Samira pode comemorar a evolução do negócio de forma exponencial. Somente de 2025 para este ano, a produção dos pães de queijo saltou de 12 toneladas mensais para cerca de 35 toneladas e isso em apenas 250m².

“O lugar aqui está pequeno, resolvi fechar o atendimento de varejo para usar o espaço como área de armazenamento. Mas vamos ampliar: estamos nos planejando para, em janeiro, mudarmos para um galpão já estruturado e que possui 1000m²”, revela. 

Além do pão de queijo tradicional, a Mistura Boa fabrica a linha de pão de queijo gourmet, multigrãos, recheados, vegano, e também possui certificação para produzir o pão de queijo orgânico. 

“Fornecemos os produtos embalados e congelados atendendo padarias, lanchonetes, cafeterias, hotéis, mas também produzimos e embalamos para outras empresas como marca própria para elas.”

Recurso que possibilitou esse avanço 
Para atender a demanda que aumentou no último ano, a empresária necessitava de recursos para adquirir um novo maquinário. “Eu tinha que investir e busquei minha gerente de conta. A rapidez em todo o processo me deu a agilidade que eu precisava para não perder os novos negócios. O Sicredi me ajudou bastante nessa compra. Já estou com uma lista de novos maquinários e contarei com o Sicredi novamente”, detalha Samira.

Associada ao Sicredi desde 2024, Samira revela que o atendimento próximo da Cooperativa, focado em ser resolutivo e em entender as necessidades do associado são os diferenciais. 

“A questão do atendimento faz uma diferença muito grande. Hoje, eu sei que vou ter esse apoio do Sicredi e que a Cooperativa vai caminhar comigo. Desde quando começamos essa parceria, senti a diferença não só do atendimento, mas do respeito, a cordialidade, a disponibilidade. Vejo que não é só comigo, é uma filosofia e uma cultura do Sicredi e isso conecta com os nossos propósitos porque aqui temos esse conceito de ser como uma família. Tem que ser bom para todo mundo, é uma via de mão dupla e isso tem dentro do Sicredi”, compartilha a associada.

Ela destaca que aos poucos foi concentrado todos os serviços e produtos com o Sicredi, tendo além do capital de giro mencionado, folha de pagamento, emissão de boletos, depósito em fundos, maquininha, cartão de crédito e outros produtos. 

“Meu pão de queijo pode ir muito mais longe e eu gosto de desafios, alguns deles são o objetivo de dobrar novamente a produção e até exportar. Para esses planos futuros contarei com o Sicredi, por muitos e muitos anos”, revela.

Para o gerente da agência de Suzano, Mateus Aniceto, participar do crescimento da empresa e da associada é gratificante. “Ficamos muito felizes de vê-la com uma paixão pelo negócio, o brilho no olho e a empresa crescendo, aumentando de estrutura. Ter contribuído com os recursos e facilitar esse caminho para a expansão é gratificante, isso é cooperar para a prosperidade”, conclui o gerente.

Com planos de dobrar novamente a produção e alcançar novos mercados, Samira vê o futuro da Mistura Boa com otimismo. Sua trajetória acompanha o crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil e demonstra como o acesso ao crédito, planejamento e o relacionamento próximo podem impulsionar empresas e gerar desenvolvimento para as comunidades onde estão inseridas.
 

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Progresso PR/SP

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
É ter com quem contar