Artigo: Cooperativismo para desenvolver os associados e suas comunidades
*Marco Túlio Duarte Soares
Cooperar, conforme o dicionário, significa atuar juntamente com outros, para um mesmo fim; contribuir com trabalho, esforços, auxílio; colaborar.
Esse significado pode ser facilmente olhado para dentro das cooperativas e seus associados. Mas para uma instituição ser referência no cooperativismo, as atividades de cooperação transcendem as paredes das agências e atingem a sociedade na qual ela está inserida.
Afinal, é nos municípios que o Brasil acontece. Cooperar para o crescimento interno, visando mais associados e pessoas beneficiadas, mas também cooperar com o desenvolvimento social, visando incorporar essa expertise e tornar a sociedade cada vez mais desenvolvida, com prosperidade constante.
Parece complexo, mas não é! Vou exemplificar com dados e ações. A cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará obteve R$ 43,4 milhões de resultado referente ao exercício de 2022.
E isso é reflexo da confiança depositada pelos associados na cooperativa. Fator base dessa confiança são as ações que fazem com que estes recursos fiquem nas comunidades. Isso é usar do cooperativismo para tornar o nosso entorno melhor para se viver.
A transparência com a gestão do empreendimento é fator decisivo para o equilíbrio dos pilares econômicos, sociais e ambientais. Nas cooperativas, por exemplo, isso é evidenciado com o processo de realização das Assembleias.
Trata-se de um momento em que os associados são convidados a exercer o seu direito a voto em temas de importância para a vida da cooperativa e os rumos estratégicos que iremos adotar para os próximos anos.
Em 2023 a Cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá, Pará realizará assembleia no formato digital. Visando transparência, os conteúdos estarão disponíveis na íntegra para consulta dos associados de 21 de março até 10 de abril. Os associados poderão registrar os votos de 31 de março até 10 de abril. Tudo por meio do site sicredi.com.br/assembleias. Mais detalhes os associados podem buscar nossas agências ou acessar o chat do próprio site da assembleia.
Diante deste cenário está cada vez mais comprovado a eficácia do sistema cooperativo para o desenvolvimento social. Isso acontece justamente pela participação dos associados e a transparência da gestão. Ganha o meio ambiente, ganha os moradores em postos de emprego, ganha o comércio com mais dinheiro circulando, enfim, ganha o país.
* Marco Túlio Duarte Soares é presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Sicredi Integração MT/PA/AP