Conheça atitudes que te ajudam a evitar golpes financeiros
Ficando alerta você pode aumentar a proteção dos seus dados e da sua segurança financeira.
Você já sofreu ou conhece alguém que tenha sido vítima de algum tipo de fraude ou golpe financeiro? De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, mais de 12 milhões de brasileiros já se declararam vítimas de algum tipo de golpe, o que coloca o país como um do que mais sofre com este tipo de situação.
Para se proteger e fugir desta estatística é importante ficar atento e desconfiar de promessas de dinheiro fácil e de contatos que solicitam dinheiro ou cobranças urgentes. “A forma como a gente se comporta quando recebe um contato suspeito é tão importante quanto a segurança dos aplicativos. Em tudo existe uma camada de segurança, quando a gente acessa nosso aplicativo bancário ou faz uma transferência existem muitas camadas de segurança protegendo esta transação. No entanto ações mal-intencionadas buscam burlar estas camadas por meio do contato direto com as pessoas, então o comportamento alerta é essencial”, explica o assessor de segurança da Sicredi Altos da Serra RS/SC, Franciano Antunes
Outra dica é tomar cuidado com a proteção dos seus dados e prestar atenção em alguns detalhes durante uma compra on-line ou o pagamento de uma conta pelo celular. Por exemplo, links seguros contêm a sigla https - a letra S significa que o site possui Certificado de Segurança SSL– e apresentam o ícone de cadeado no navegador.
“Ao navegar na internet é importante olhar se os canais são seguros. Hoje as ofertas vêm por muitos canais, então é necessário prestar atenção na validação e na conferência de segurança, já que a partir do momento que você clicou em um link suspeito e permitiu o acesso, um golpe pode acontecer”, destaca Antunes.
Como se proteger
Para evitar cair em golpes é preciso colocar em prática medidas preventivas como criar senhas longas e fortes e nunca as compartilhar com ninguém, o mesmo vale para número de cartões e tokens de segurança. Outra medida recomendada é não anotar estes dados no bloco de notas do celular. Além disso, é importante usar a autenticação de dois fatores em todos os aplicativos, esta medida reforça a segurança e dificulta ações golpistas.
Se ainda assim você receber uma mensagem ou ligação que gere dúvidas, desconsidere e desligue imediatamente. Lembre-se que o Sicredi, assim como as demais instituições financeiras, não entra em contato para solicitar informações pessoais, atualizar cadastro ou solicitar senhas e documentos. Caso fique inseguro com algum contato, você pode confiar no seu gerente de conta do Sicredi, entre em contato por meio do WhatsApp no número (51) 3358-4770, ou vá até a sua agência.